II Seminário economia destruidora & energia no litoral do Sudeste do Brasil

II Seminário economia destruidora & energia no litoral do Sudeste do Brasil

presencial Auditório do IC 2 - Vitória - Espírito Santo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O II Seminário Economia Destruidora & Energia no Litoral Sudeste do Brasil, organizado pelo Laburp – Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios, tem um duplo propósito.

O primeiro é marcar o término da pesquisa intitulada Geopolítica, geoeconomia e paisagens da infraestrutura do petróleo na região costeira do Sudeste do Brasil. O Seminário anterior realizado no âmbito da referida pesquisa, além do material a ela pertinente, pode ser encontrado no Blog, no Instagram e no YouTube do Laburp.

O segundo propósito é adensar elaborações e discussões de outro projeto de pesquisa, recém iniciado, denominado Terra, natureza, meio, espaço e sociedade em um contexto de economia destruidora, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com realização entre junho de 2024 e junho de 2028. Esse projeto estabelece duas linhas de trabalho. Resumidamente, uma é sobre uma análise crítica da produção social do espaço e a segunda sobre economia destruidora, mineração, energia, enclaves portuários/industriais, ambas atravessadas pelas questões da natureza e do meio. Além de retomar, aprofundar e reforçar a abordagem de temáticas que já constavam ou emanaram de análises e debates feitos por ocasião da efetivação da pesquisa anterior, o projeto de pesquisa atual pretende estabelecer uma interação entre as referidas linhas e projetos de teses, de dissertações, de trabalhos de conclusão de curso de integrantes do Laburp.

Dessa forma, essa interação, linhas – projetos de discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, orientou a estruturação deste Segundo Seminário, estando configurada nas “mesas”, que cobrem o referencial teórico das linhas de pesquisas, e espaços de diálogos, possibilitando também conexões das temáticas com representantes da sociedade.

Certificados

Faça o download o quanto antes!

A Comissão Organizadora do II Seminário economia destruidora & energia no litoral do Sudeste do Brasil agradece sua presença no evento e informa que os certificados foram encaminhados para o e-mail de inscrição e estão disponíveis para download na Área do Participante do Even3.

Caso encontre alguma dificuldade para acessar seus certificados, siga as etapas disponíveis em: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/360024002051-Acessar-meus-certificados

Os certificados foram emitidos com base na presença dos participantes nos dias das atividades e no tipo de participação no evento.

Ressaltamos a importância de realizar o download dos seus certificados e declarações no site do evento até dia 01 de fevereiro de 2025.

Atente-se: o certificado ficará disponível para download por até 90 (noventa) dias a contar da data final do evento. Após esse prazo, caso a pessoa não realize o download, ela pagará uma taxa de R$ 12,90 para obter o certificado por meio da Even3. Entenda melhor, clique aqui. Faça o download o quanto antes!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Grade da programação

 

QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO

LOCAL

Manhã

08-09h: Abertura

09-11h: Mesa 1 – A produção do espaço social, a entropia dos sistemas técnicos no capitalismo de ruínas e zonas de sacrifício

Auditório do IC-II

Tarde

14-17h: Espaço de diálogos – A perspectiva das comunidades que se encontram fora da racionalidade econômica dominante e efeitos destrutivos sobre territórios tradicionais

Auditório do IC-II

Noite

18-21h: Mesa 2 – A falácia da transição energética e a economia destruidora

Auditório do IC-II

 

 

SEXTA-FEIRA, 01 DE NOVEMBRO

LOCAL

Ao longo do Dia
08-21h: Exposição Fotográfica "Olhares sobre racismo ambiental", em colaboração com a Agência de Desenvolvimento Social Jovem  (Adesjovem) e CRJ Feu Rosa.
Corredor do IC-II

Manhã

08-11h: Mesa 3 – Mudança climática e capitalismo de catástrofe

Auditório do IC-II

Tarde

14-17h: Espaço de diálogos – O urbano, as cidades e os riscos e perigos provocados pela produção do espaço e as r-existências

Auditório do IC-II

Noite

18-21h: Mesa 4 – Norte fluminense e Sul capixaba: o “Progresso” e o “crescimento” por meio do controle técnico da natureza, dos territórios, da região e das paisagens

Auditório do IC-II


21-22h: Encerramento – Sarau cultural: poesia, território e vivências
Jardim do IC-II

 

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Comissão organizadora

Cláudio Luiz Zanotelli

Roberto Garcia Simões

Ana Paula Félix de Carvalho Silva

Idelvon Poubel

Akylla Cozer Chiabai Silva 

Wagner Gomes Martins

Gabriel Roccon

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}