O II Seminário Economia Destruidora & Energia no Litoral Sudeste do Brasil, organizado pelo Laburp – Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios, tem um duplo propósito.
O primeiro é marcar o término da pesquisa intitulada Geopolítica, geoeconomia e paisagens da infraestrutura do petróleo na região costeira do Sudeste do Brasil. O Seminário anterior realizado no âmbito da referida pesquisa, além do material a ela pertinente, pode ser encontrado no Blog, no Instagram e no YouTube do Laburp.
O segundo propósito é adensar elaborações e discussões de outro projeto de pesquisa, recém iniciado, denominado Terra, natureza, meio, espaço e sociedade em um contexto de economia destruidora, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com realização entre junho de 2024 e junho de 2028. Esse projeto estabelece duas linhas de trabalho. Resumidamente, uma é sobre uma análise crítica da produção social do espaço e a segunda sobre economia destruidora, mineração, energia, enclaves portuários/industriais, ambas atravessadas pelas questões da natureza e do meio. Além de retomar, aprofundar e reforçar a abordagem de temáticas que já constavam ou emanaram de análises e debates feitos por ocasião da efetivação da pesquisa anterior, o projeto de pesquisa atual pretende estabelecer uma interação entre as referidas linhas e projetos de teses, de dissertações, de trabalhos de conclusão de curso de integrantes do Laburp.
Dessa forma, essa interação, linhas – projetos de discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, orientou a estruturação deste Segundo Seminário, estando configurada nas “mesas”, que cobrem o referencial teórico das linhas de pesquisas, e espaços de diálogos, possibilitando também conexões das temáticas com representantes da sociedade.