II SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE, RELIGIÃO E MEMÓRIA

II SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE, RELIGIÃO E MEMÓRIA

presencial Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação - Belém - Pará - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

57th Congress of The International Society for Applied Ethology

Segunda-Feira, 22 de Julho

Curitiba, PR

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O II Seminário de Pesquisa propõe a constituição de um espaço de socialização da produção de conhecimento e troca de informações entre pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao campo das ciências da religião e áreas afins.

A produção de conhecimento tem sido evidenciada na dinâmica do ARTEMI através de suas ações de estudos internos e estudos abertos; encontro temáticos; projetos de extensão (Elos e Saberes da Inter religiosidade em Espaços Educativos); Projetos de Iniciação Cientifica FAPESPA/UEPA, Projetos institucionalizados UEPA, além dos projetos de ensino em Trabalho de Conclusão de Curso. Constituem-se ações que:

1 – Permite o intercâmbio entre pesquisadores das ciências da religião e também de áreas afins, solidificando relações institucionais locais, de outras regiões, apoiadores e contribuintes à institucionalização do projeto.

2 – Atividades de referência para pesquisadores, docentes, discentes e parceiros institucionais permitindo a ampliação participativa às questões teóricas e metodológicas das ciências da religião e artes.

3 – Ações contínuas, no interstício dos encontros anuais observadas em seminários, disciplinas, intercâmbios, direcionando a socialização das produções e fortalecimento das parcerias.

 Sob o tema ARTE, MÍSTICA E ESPIRITUALIDADES em tempos de pandemia, o II Seminário do Grupo de Pesquisa, justifica-se no reconhecimento dos investimentos e esforços de docentes e estudantes pesquisadores à construção teórica e metodológica no campo da Ciências da Religião  pela Universidade do Estado do Pará no âmbito local e nacional.

Consideramos que os estudos investigativos na Amazônia constituem resposta as necessidades do cenário social e cultural que elucida as múltiplas formas de expressão do povo, de suas experiencias religiosas, místicas e espirituais num composto amalgamado de brasilidade. A nós pesquisadores amazônidas tem se disposto a tarefa de avançar na descentralização do conhecimento e assim ocuparmos os espaços que nos permitam visibilidades.

O II Seminário nos proporcionará conhecer as diversas produções da experiência religiosa com a ampliação do espaço de diálogo, debate e reflexão sistemática sobre a produção e o desenvolvimento das pesquisas produzidas a considerar “tempos pandêmicos e pós pandêmicos” que nos fez repensar nossos estudos e práticas e compreender novos modos investigativos.

 

4 OBJETIVOS

 

- O II Seminário pretende repensar o lugar das práticas místicas e de espiritualidades, através da mediação artística, na relação com situações limites de saúde e doença, curas, senso de finitude e demais perspectivas colocadas pelo advento da pandemia da Covid-19;

- dispor as produções acadêmicas de referências nas Ciências da Religião e áreas afins com relação a experiência religiosa – arte, mística, espiritualidades em tempos pandêmicos e pós pandêmicos; sua construção teórica e metodológica na Amazônia, no Brasil e no mundo;

- Ampliar o espaço de discussão e reflexão sistemática sobre a produção e o desenvolvimento de pesquisas que promovam possibilidades de interfaces com as diversas áreas de conhecimento correlatas ao campo das Ciências da Religião;

- Estimular a divulgação de pesquisas em Ciências da Religião e áreas afins;

- Fomentar o intercâmbio entre pesquisadores, instituições afins ao tema, comunidades religiosas no âmbito local/ regional;

- Colaborar com as novas abordagens teóricas e metodologias derivadas da produção do campo das Ciências da Religião e áreas afins.

 

ÁREAS TEMÁTICAS:

1 – Sessão Temática: Arte, Corpo, Memória e Imaginário Religioso

Coord.: Profª Drª Mª Roseli S. Santos

 

Esta área temática acolhe pesquisas que estudam as manifestações artísticas que se alinham às espiritualidades da floresta, da sacralidade do corpo, da memória e cultura religiosa popular e paganismo contemporâneo com abordagem históricos, estéticos, antropológicos e saberes culturais numa perspectiva interdisciplinar diante as transformações que os tornam discursos e práticas contemporâneas; do imaginário religioso no território amazônico e para além dele.

Palavras-chave: Espiritualidades; Saberes Culturais; Imaginário religioso; Arte; Paganismo contemporâneo.

 

2- Sessão Temática: Religião e Cultura Pop

Coord. Prof. Dr. Gustavo Soldati


De acordo com Sá Martino e Salgueiro Marques (2022) “(...) a cultura pop é um tipo de produção simbólica criada pela indústria da comunicação, distribuída em grande escala e dirigida a um público consumidor global, que se apropria e se envolve com esse conteúdo, criando seus próprios significados”. Nesse sentido, o objetivo principal dessa Seção Temática (ST) é acolher propostas de pesquisas, na modalidade de comunicação acadêmica, que reflitam a presença das linguagens da religião – sistemas de crenças, ritualidades, narrativas míticas, campos simbólicos – nas produções da chamada cultura pop. Conforme a citação de Martino e Marques, analisar como essas produções e seu consumo ressignificam os múltiplos sentidos do religioso e seus derivativos, tais como práticas de espiritualidades e teologias, expressos nas multimodalidades dessa cultura: filmes, séries, animações, games, HQs, internet, dentre outras. A abordagem da ST é transdisciplinar, ou seja, acolhe o diálogo entre saberes, de preferência as ciências humanas, a fim de abordar esse vasto campo temático. A ênfase na produção simbólica da religião através dessas multimodalidades, as (i)lógicas de distribuição e consumo de conteúdos religiosos, a ressignificação das linguagens da religião quando mediatizadas por esses processos culturais, são alguns dos temas de interesse a serem sugeridos para a construção de propostas.

Palavras-Chave: Religião; Cultura Pop; Ciências Humanas; Produção simbólica; Arte.



 [GR1]Ok

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}