II Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação

II Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação

presencial Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 será realizado o II Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação: Pluralidade do campo da História da Educação. O evento acadêmico é uma iniciativa e organização dos discentes vinculados à Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A segunda edição do seminário ocorrerá de forma presencial, buscando promover a troca de experiências científicas e discussões teóricas em âmbito acadêmico sobre a pluralidade de pesquisas no campo da História da Educação.

O Seminário tem como objetivo principal contribuir para o campo da História da Educação de forma a promover diálogos teóricos entre docentes, egressos e discentes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), professores da rede de ensino da cidade de Uberlândia e região, discentes de graduação e comunidade em geral. Portanto, contribuir com a reflexão e publicização teórica e metodológica e historiográfica acerca dos estudos no campo.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

Resumo expandido: relatos de experiência, resultados parciais e final de pesquisas ou ensaios acadêmicos.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Template e outros arquivos

Clique aqui e acesse template do resumo expandido, normas para submissão de trabalhos, modelo de apresentação em powerpoint, entre outros arquivos com informações do evento. 



Grupos temáticos / áreas temáticas

GT1 - História das Políticas Educacionais e Planos de Educação; Estado, Educação e Igreja e as concepções para a educação de poderes instituídos historicamente.

O grupo de trabalho tem como objetivo explorar as facetas da história das políticas educacionais e planos de educação com diferentes perspectivas, com destaque para a relação entre Estado, Educação e Igreja ao longo do tempo; as concepções educacionais defendidas por poderes instituídos historicamente e como tais influências moldaram o sistema educacional em diferentes épocas. Assim, oportunizamos o debate sobre desdobramentos das políticas educacionais e planos de educação que marcaram períodos da História da Educação brasileira e ainda apresentam seus resquícios em dias atuais.

 

GT2 - A historiografia da educação na perspectiva da História Cultural e contracultura; análises educacionais a partir dos estudos de gênero e raça; história da educação dos povos originários e quilombolas. 

O escopo do grupo abrange discussões sobre a produção da historiografia da educação amparada no campo teórico metodológico da História Cultural e contracultura. Nesse âmbito, destacamos análises educacionais que abarcam as categorias gênero e raça, a fim de discutir como tais questões se apresentam em espaços educativos e suas consequências nas práticas pedagógicas e nas experiências de estudantes. Também abordamos a história da educação dos povos originários e quilombolas a partir de estudos que revelam as práticas educativas desses grupos como estratégias de preservação cultural e demais formas de resistência organizada frente a processos de sujeição e apagamento histórico.

 

GT3 - Ensino de História na educação básica; História da Infância; História da alfabetização e suas metodologias ao longo do tempo.

Esse grupo de trabalho visa discutir o Ensino de História na educação básica como componente curricular no Ensino Fundamental I e II, bem como o Ensino Médio; as transformações na concepção de infância enquanto uma produção historicamente constituída nas sociedades e as implicações para processos formativos; e a História da alfabetização e suas metodologias ao longo do tempo. Nesse âmbito, apresentam-se discussões relacionadas ao espaço escolar como: currículo, práticas pedagógicas, tecnologias educacionais e a formação docente.

 

GT4- História das instituições escolares; História do Ensino Profissional e Superior; transformações da pesquisa historiográfica a partir do desenvolvimento de tecnologias; fontes e metodologias para a História da Educação.

O grupo de trabalho versa sobre a história das instituições escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior. Assim, tratamos das propostas para a educação que marcaram época e refletem nas modalidades de formação; bem como discutimos a renovação do conceito de fontes - escritas, iconográficas, pictóricas, audiovisuais ou arquitetônicas – como subsídios para a investigação do passado, pois a ampliação do conceito do que se pode utilizar como fonte contempla múltiplas possibilidades do estudo e aspectos relevantes para a escrita da História da Educação.

 

GT5- História do Pensamento Pedagógico no Brasil; Intelectuais da Educação; História e Filosofia da Educação.

A finalidade do grupo de trabalho é refletir sobre as abordagens e tendências educativas, bem como a própria construção do pensamento pedagógico. Nesse contexto, reconhecemos que o pensamento pedagógico atual é fruto de um processo histórico, atrelado a uma visão de ser humano e de mundo, sendo que, o marco divisor entre o pensamento de intelectuais da educação e suas implicações demonstra que não existe a neutralidade pedagógica. A partir das diferentes concepções e propostas para a educação que caracterizam a produção do pensamento pedagógico brasileiro ao longo do tempo, dialogamos com intelectuais diretamente ligados à grande área da Educação e com campos do saber colaborativos, promovendo a divulgação de trabalhos que discorrem sobre a História e Filosofia da Educação.

Trabalhos aprovados

Clique aqui e acesse a lista de trabalhos aprovados para apresentações no evento. 

Os trabalhos aprovados com ressalvas deverão ser encaminhados com devidas alterações no arquivo final para publicação nos anais do evento até o dia 20 de dezembro de 2023.

Apresentação de trabalhos

As apresentações dos trabalhos aprovados ocorrerão em GTs em três dias, sendo: 22 no período da tarde; 23 no período da noite e 24 de novembro no período da manhã.

Clique aqui e acesse o cronograma com as salas de apresentações de trabalhos. 

Cronograma

Inscrições sem submissão de trabalho: 28 de agosto a 13 de novembro 21 de novembro

Inscrição com submissão de trabalhos PRORROGADO:  28 de agosto até 13 de outubro 22 de outubro  

Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de novembro - Clique aqui e confira. 

Data de realização do evento: 21, 22, 23 e 24/11/2023

Comissão Organizadora

Acadêmicos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU)

Alessandra Martins Mota

André Luís Oliveira

Ariane Márcia Motoki Ilha

Bárbara Portilho Teixeira

Douglas Souza Pego

Élida Cristina Silva Ferreira

Gislaine Marli da Rosa Kalinowski

Irani Silva Carvalho

Ilze Arduini de Araújo

Jefferson Albernaz Resende

Juliana Nastalli Pimentel

Leila  Fernandes dos Santos

Márcia Cicci Romero

Marielly Mateus Obo

Naasson Barbosa Cruz

Palloma Victoria Nunes e Silva

Priscila Muniz Coutinho

Colaboração

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação -PROPP/UFU

Pró-reitor prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho 

 

Faculdade de Educação - FACED/UFU 

Diretora da Faculdade de Educação

Profa. Dra. Maria Simone Ferraz Pereira

 

Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/FACED/UFU

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

 

Coordenadora da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

Profa. Dra. Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

Professores da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

Prof. Dr.  Armindo Quillici Neto 

Prof. Dr.  Carlos Henrique de Carvalho

Prof. Dr.  Décio Gatti Júnior

Prof. Dr.  Humberto Aparecido de Oliveira Guido

Prof. Dr.  José Carlos Souza Araújo

Prof. Dr.  Márcio Danelon

Profa. Dra. Raquel Discini de Campos

Profa. Dra. Romana Isabel Brázio Valente Pinho

Prof. Dr.  Sauloéber Tarsio de Souza

Prof. Dr.  Selmo Haroldo de Resende

Profa. Dra. Sônia Maria dos Santos

Prof. Dr.  Wenceslau Gonçalves Neto

 

Técnicos administrativos do Programa de Pós-graduação em Educação/FACED/UFU

Ali Ahmad Smidi

James Madson Mendonça

 

Estagiário do Programa de Pós-graduação em Educação/FACED/UFU

Cláudio Chagas 


Local do Evento

Redes sociais

Nos siga nas redes sociais do evento e acompanhe com a gente: 

Instagram @seminarioppged ou clique aqui.

Facebook Seminário De Pós-Graduandos PPGED UFU ou clique aqui

Apoio

UFU | Dados Abertos - Universidade Federal de Uberlândia      Faced      Programa de Pós-graduação em Educação |         Logotipo da ProPP | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação     Siex

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}