Apresentação
A Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) constitui-se como um coletivo acadêmico democrático que se propõe a integrar pesquisadoras(es), profissionais e estudantes de Pedagogia no desenvolvimento de agendas interinstitucionais de pesquisas, práticas de divulgação científica e experiências formativas que promovam a concepção da Pedagogia como Ciência da Educação. Assim, a RePPed organiza periodicamente, dentre suas ações, a promoção de eventos científicos de caráter nacional e regional.
Em 2024, a Rede promoveu o I Seminário de Pedagogia da Região Nordeste, sediado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Recife, consolidando-se como um evento de referência na área da Pedagogia, tendo a participação de 450 inscritos. Neste ano o II Seminário de Pedagogia - RePPed Nordeste, com a temática Pedagogia, Política e Democracia: desafios e horizontes para o cenário educacional brasileiro será um espaço de formação continuada que confere destaque ao legado da Pedagogia, seu rigor metodológico, suas categorias analíticas e sua dimensão humanizante e transformadora, lançando luz sobre questões candentes que desafiam pesquisadores e profissionais da educação a repensarem suas práticas educativas, as políticas públicas e os projetos formativos em um contexto social marcado por tensões e retrocessos sociais, políticos e educacionais. Em 2026, Salvador – Bahia, será o cenário do II Seminário Regional de Pedagogia - RePPed Nordeste, tendo como locus a Universidade do Estado da Bahia, instituição que sediará o evento nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2026.
Objetivo
Promover espaços de interlocução entre docentes, discentes, gestores(as) e especialistas da Educação básica e Superior, bem como agentes educativos que atuam em outros espaços não escolares, em torno dos desafios da construção da escola democrática com base no repertório de saberes da Pedagogia.
Cronograma


