II Seminário de Pedagogia - Região Nordeste

II Seminário de Pedagogia - Região Nordeste

presencial Universidade do Estado da Bahia - Salvador - Bahia - Brasil

Sobre o evento

Apresentação 


A Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) constitui-se como um coletivo acadêmico democrático que se propõe a integrar pesquisadoras(es), profissionais e estudantes de Pedagogia no desenvolvimento de agendas interinstitucionais de pesquisas, práticas de divulgação científica e experiências formativas que promovam a concepção da Pedagogia como Ciência da Educação. Assim, a RePPed organiza periodicamente, dentre suas ações, a promoção de eventos científicos de caráter nacional e regional.

Em 2024, a Rede promoveu o I Seminário de Pedagogia da Região Nordeste, sediado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Recife, consolidando-se como um evento de referência na área da Pedagogia, tendo a participação de 450 inscritos. Neste ano o II Seminário de Pedagogia - RePPed Nordeste, com a temática Pedagogia, Política e Democracia:  desafios e horizontes para o cenário educacional brasileiro será um espaço de formação continuada que confere destaque ao legado da Pedagogia, seu rigor metodológico, suas categorias analíticas e sua dimensão humanizante e transformadora, lançando luz sobre questões candentes que desafiam pesquisadores e profissionais da educação a repensarem suas práticas educativas, as políticas públicas e os projetos formativos em um contexto social marcado por tensões e retrocessos sociais, políticos e educacionais. Em 2026, Salvador – Bahia, será o cenário do II Seminário Regional de Pedagogia - RePPed Nordeste, tendo como locus a Universidade do Estado da Bahia, instituição que sediará o evento nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2026.


Objetivo

Promover espaços de interlocução entre docentes, discentes, gestores(as) e especialistas da Educação básica e Superior, bem como agentes educativos que atuam em outros espaços não escolares, em torno dos desafios da construção da escola democrática com base no repertório de saberes da Pedagogia.

Garanta sua camiseta oficial do evento

As camisetas oficiais do II Seminário de Pedagogia – Região Nordeste já estão disponíveis para compra!

Garanta a sua e participe do evento utilizando a identidade visual do Seminário. Além de representar esse importante momento acadêmico, a camiseta também é uma lembrança especial desta edição.

Informações

  • Modelos: disponíveis em diferentes opções de cores e modelos;
  • Tamanhos: consulte a tabela de medidas antes de finalizar seu pedido;
  • Compra: realizada exclusivamente por meio do formulário disponível abaixo;
  • Prazo: as vendas estarão abertas até o dia 15 de julho de 2026.

⚠️ Atenção: Os pedidos serão aceitos somente dentro do prazo estabelecido, para viabilizar a produção e entrega das camisetas antes do evento.

➡️ Acesse o formulário de compra: https://forms.gle/bHAJgUFik6FBdCTx7

Confira também, abaixo, os modelos disponíveis, as opções de cores e a tabela de medidas.







Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora do evento.

Orientações das apresentações

O arquivo da apresentação, DEVERÁ SER ENVIADO EM FORMATO PDF POR E-MAIL, ATÉ O DIA 26/07/2026, domingo, para o e-mail do/a mediador/a  da sua sala, conforme indicado na lista presente no documento de orientações. ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PRESENCIAL E ONLINE


Clique aqui para acessar o Template das apresentações para o evento



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atrações culturais



Coral Emcantos

Departamento Multidisciplinar em Ciências e Educação- DMCE- CAMPUS XXV, Lauro de Freitas.


Orquestra de Berimbau de Mulheres



UNEM JAM

Inscrições


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}