Este evento tem o objetivo de discutir a relação entre racismo e violência de estado, bem como as práticas clínicas que se dedicam a intervir no mal-estar e no sofrimento psíquico que advém da incidência subjetiva e social da necropolítica.
Trata-se de uma proposta organizada pelo Grupo de Pesquisa Psicanálise: Clínica e Laço Social, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, da Universidade de Vila Velha e o Conselho Regional de Psicologia da 16ª região – CRP16.
Pretendemos que este evento se constitua como um espaço de encontro entre as demandas da população negra apresentadas por movimentos sociais e representantes do poder público. Também deverá contribuir com o avanço nas pesquisas e intervenções articuladas com a temática, além de um espaço de constituição de parcerias e de formação para operar dispositivos de escuta e acolhimento da população negra, aprimorando o olhar sobre suas necessidades específicas em termos de saúde mental.