A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio das diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.
A ideia é que todos participem: Governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias são mobilizadas para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.
De modo a tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros, os quais devem assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, garantindo, assim, a sobrevivência e o seu pleno desenvolvimento, a iniciativa também demonstra que, assumir o compromisso de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e à adolescência, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade.