II Semana de Letras - IFCE - Baturité

online IFCE CAMPUS BATURITÉ; Av. Ouvidor Vitóriano Soares Barbosa, 160 - Sanharão, Baturité - CE, 62760-000 - Baturité - Ceará - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

1ª Circular

1ª Circular

A coordenação geral do evento anuncia a realização da II SEMANA DE LETRAS – IFCE/CAMPUS BATURITÉ, que acontecerá no período de 24 a 26 de outubro de 2022.  

 

Trata-se de um evento de cunho científico, cultural e social que tem como tema “Texto, Ensino e Aprendizagens”, com o objetivo de abordar pesquisas nestas três áreas. Público-alvo: universitários, professores e pesquisadores da área de Linguagens e de Educação. Na programação (em breve), estão previstas palestras, mesas-redondas, grupos temáticos (GTs) e oficinas. O evento será realizado de forma predominantemente presencial. Para transmissão de palestras e de mesas-redondas, utilizaremos o formato híbrido, através da plataforma de acesso do canal oficial do IFCE campus Baturité no YouTube.

O evento contempla os seguintes Eixos Temáticos:

EIXO I – Literatura e Intertextualidade

Este eixo temático tem como objetivo estabelecer discussões e reflexões acerca das diversas nuances da literatura brasileira, literatura portuguesa e da literatura em língua inglesa, incluindo as práticas de ensino de literatura. Assim como também, alcança os diálogos que se estabelecem considerando as perspectivas sociocultural, de intertextualidade e de prática docente. Dessa  forma, acolhem-se, neste eixo, propostas de submissão de grupos temáticos (GTs), de trabalhos (comunicação oral) e de oficinas que tratem das questões literárias, conforme exposto anteriormente.


EIXO II – Estudos Linguísticos

 

Este eixo temático discute e problematiza questões relacionadas às mais diversas manifestações da linguagem. Assim sendo, acolhem-se, neste eixo, propostas de submissão de grupos temáticos (GTs), de trabalhos (comunicação oral) e de oficinas que tratem das linguagens humanas (verbais, não verbais e multimodais) em seu uso ou em perspectivas mais abstratas, enquanto descrições, aplicações e análises assentadas em aportes teórico-metodológicos da Linguística ou da Linguística Aplicada ou dos Estudos da Tradução, ou de uma destas áreas em interface com outras ciências/disciplinas. Listam-se, abaixo, algumas possibilidades de temas/áreas/interfaces que podem ser contempladas neste eixo: Tradução; Aquisição/Aprendizagem de língua materna ou estrangeira; Ensino de língua materna; Processamento psicolinguístico de palavras, frases e textos; Descrição da linguagem; Análise do discurso; Dialetologia e Sociolinguística; Linguística textual; Linguística aplicada; Fonética e fonologia; Fonética e filologia; Linguística e História Social; Linguística e Geografia Humana; Filosofia da linguagem.

EIXO III - Práticas Docentes: Estágio Supervisionado, PRP e PIBID

Discutir práticas docentes relacionadas à formação inicial. Contempla trabalhos acerca do Estágio Supervisionado, do Programa Residência Pedagógica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, dentre produções que abordam experiências ligadas às práticas docentes nas licenciaturas, por meio da integração entre Escolas de Educação Básica e a Instituição de Ensino Superior (IES) na contemporaneidade. O eixo acolhe propostas de submissão de grupos temáticos (GTs), de trabalhos (comunicação oral) e de oficinas

EIXO IV - Práticas discursivas pós-coloniais 

O Eixo tem como objetivo reunir pesquisas e ações que desenvolvam estudos relacionados às práticas discursivas pós-coloniais. O pensamento pós-colonial envolve a análise dos fenômenos de resistência que marcaram a história colonial, as diversas experiências de emancipação dos povos oprimidos e os seus limites. Nesse sentido, localizam-se na perspectiva pós-colonial: estudos sobre gênero, sexualidade, raça, que questionam valores coloniais e suas formas de subjetivação que subjugaram grupos marginalizados. Assim sendo, acolhem-se, neste eixo, propostas de submissão de grupos temáticos (GTs), de trabalhos (comunicação oral) e de oficinas que tratem de: discutir a implementação das leis 10639 e 11645 nas escolas no ensino de língua inglesa e portuguesa; analisar obras de autorias negras e indígenas a partir de um debate interseccional; refletir sobre o ensino de literatura africana, afrobrasileira e indígena na escola;  compreender os multiletramentos vivenciados dentro e fora da escola que envolvem as relações étnico-raciais; estudar o impacto das obras de intelectuais africanos, afrobrasileiros e indígenas para uma educação antirracista.

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE GRUPOS TEMÁTICOS (GTs)

A submissão de Grupos de Temáticos (GTs) poderá ser feita no período de 21 a 28 de setembro de 2022. As propostas aprovadas receberão uma carta de aceite até o dia 06 de outubro, e suas atividades serão incluídas na programação geral do evento (nos turnos da manhã e da tarde).

Seguem os critérios para submissão de propostas:

1. Os/as participantes poderão submeter propostas de Grupos Temáticos (GTs) que recebam trabalhos que se enquadrem no tema geral da II Semana de Letras, a saber: Texto, Ensino e Aprendizagens. Destaca-se que, para a constituição de um GT, essa tríade pode ser concebida no isolamento dos seus elementos, os quais podem ser compreendidos em seus sentidos mais amplos. Ou seja, acolhem-se GTs que discutam o texto, os processos de ensino e as múltiplas aprendizagens;

2. Cada GT poderá ter, no máximo, três (03) pessoas na coordenação. Podem coordenar os GTs pesquisadores com produção científica na área proposta. Após o recebimento da carta de aceite, o(s) coordenador(es) deverão, individualmente, fazer o cadastro no site Even3 e a inscrição no evento até o dia 19 de outubro.

3. A proposta deverá conter um breve resumo de apresentação do GT, de 200 a 300 palavras. O texto deve conter as seguintes informações: nome do GT, tema do GT, objetivo(s) do GT, temáticas acolhidas pelo GT, três a cinco palavras-chave;

4. A submissão do GT deverá ser acompanhada de uma fotografia de cada uma das pessoas que compõem a coordenação em formato .jpg (essa fotografia se destina exclusivamente à publicação nas páginas eletrônicas do evento), com a identificação do GT;

5. As pessoas que comporão a coordenação poderão apresentar trabalhos no próprio GT, caso o número de submissões de trabalho para o GT seja inferior a seis;

6. Cada GT contará com um total de 2 horas, podendo acolher até seis submissões de trabalho, com exposições orais de 15 minutos para cada trabalho, reservando-se 30 a 40 minutos para debate;

7. As coordenações dos GTs deverão estabelecer critérios de aceitação e de recusa para as submissões de comunicações orais, devendo, dessa forma, responsabilizar-se pelo processo de seleção desses trabalhos;

8. Os GTs poderão acolher trabalhos em outros idiomas, sendo de inteira responsabilidade de sua coordenação a interpretação das comunicações em língua estrangeira;

9. A gestão do funcionamento do GT (no que tange a tempo, ordem de apresentação, momentos de debate etc.) será de responsabilidade da coordenação do GT, observadas as regras gerais de funcionamento do evento (item 6 da presente circular);

10. A Comissão Organizadora deste evento será a entidade responsável por proceder à apreciação das propostas de GTs;

11. Destaca-se que a aceitação de um Grupo Temático na II Semana de Letras baseia-se, precipuamente, no alinhamento dos trabalhos submetidos em forma de comunicação oral à proposta de GT, observado o cumprimento dos critérios previstos no item 3 desta circular. Assim, para fins de esclarecimento, o principal critério de seleção de um GT está vinculado às temáticas das submissões de comunicações orais, as quais serão feitas com base nos temas previstos em cada um dos quatro eixos temáticos;

12. Será aceito apenas um (01) GT por eixo temático (totalizando-se quatro, portanto), observando-se os itens 3 e 11 desta circular e a ordem de submissão.

13. Caso aceito, o GT será publicado na programação da II Semana de Letras – IFCE/Campus Baturité;

14. Este é um evento gratuito, portanto não serão cobradas quaisquer taxas dos participantes;

15. As submissões serão feitas através do correio eletrônico iisemanadeletras.ifce.bat@gmail.com. No campo “Assunto” do e-mail, é necessário escrever “SUBMISSÃO GT_NOME DO EIXO”;

16. O modelo (template) de resumo de apresentação do GT consta no Anexo I desta circular.

                   

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL NOS EIXOS TEMÁTICOS

A submissão de comunicações orais poderá ser feita no período de 21 de setembro a 04 de outubro de 2022. As propostas aprovadas receberão uma carta de aceite até o dia 17 de outubro, e suas atividades serão incluídas na programação geral do evento (nos turnos da manhã e da tarde).

1. Podem submeter resumos de trabalhos para apresentação alunos(as) de graduação e de pós-graduação de quaisquer instituições de ensino superior (IES); graduados e pós-graduados; professores de IES e da educação básica;

2. Após receber a carta de aceite, todos os autores deverão fazer, individualmente, o cadastro no site Even3 e a inscrição no evento até o dia 19 de outubro;

3. Os(as) participantes com trabalhos aceitos terão até quinze (15) minutos para a apresentação das suas pesquisas nos Grupos de Temáticos (GTs); 

4. Cada trabalho poderá ter até três autores e cada participante poderá figurar como autor em até dois trabalhos inscritos;

5. A apresentação oral do trabalho poderá ser executada por apenas um dos autores, sem prejuízo para a certificação dos demais autores, desde que todos estejam inscritos no evento até o dia 19 de outubro;

6. Antes de fazer a submissão, é necessário que o(a) participante leia atentamente o resumo de apresentação do Eixo Temático de seu interesse;

7. O resumo do trabalho para submissão deve conter de 150 a 500 palavras, ser digitado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. O título do trabalho deve estar em negrito, em caixa alta, centralizado, em fonte Times New Roman tamanho 12. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir seguido(s) da sigla da instituição de origem do participante entre parênteses e de seu endereço de e-mail, alinhado(s) à direita;

8. O texto do resumo deve conter uma breve contextualização da pesquisa, uma apresentação dos objetivos do trabalho, uma rápida descrição da metodologia adotada e do corpus a ser analisado, bem como, por fim, uma síntese dos resultados/conclusões (que podem ser parciais/esperados). O resumo deve vir acompanhado de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula; 

9. O modelo (template) de resumo de comunicação oral consta no Anexo II desta circular;

10. As submissões serão feitas através do correio eletrônico iisemanadeletras.ifce.bat@gmail.com. No campo “Assunto” do e-mail, é necessário escrever “SUBMISSÃO COMUNICAÇÃO ORAL_NOME DO EIXO”;

11. Os trabalhos apresentados nos GTs poderão ser integralmente publicados, na forma de artigo científico, em livro digital.


SUBMISSÃO DE OFICINAS

A submissão de oficinas poderá ser feita no período de 21 de setembro a 04 de outubro de 2022. As propostas aprovadas receberão uma carta de aceite até o dia 10 de outubro, e suas atividades serão incluídas na programação geral do evento (nos turnos da manhã e da tarde).

1. As oficinas deverão constituir-se como espaços/momentos de diálogo e de aprendizagens coletivas relacionadas a experiências teóricas e práticas na área do evento ou área afim;

2. Serão selecionadas oito (08) oficinas, as quais poderão ser propostas por estudantes, professores e demais servidores; 

3. A seleção das oficinas será realizada a partir dos seguintes critérios: adequação ao tema do evento e eixos temáticos; contribuição à pesquisa, à extensão e ao ensino; relação teórico-prática com a formação inicial e a educação básica; concepção inclusiva e integração social; dialogável com práticas pedagógicas interculturais; práticas interdisciplinares colaborativas de desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental; relevância educacional, social, cultural, e política;

4. Cada oficina poderá ter, no máximo, três (03) pessoas na regência;

5. Após receber a carta de aceite, todos os proponentes deverão fazer, individualmente, o cadastro no site Even3 e a inscrição no evento até o dia 19 de outubro;

6. O modelo (template) para submissão de oficinas consta no Anexo III desta circular;

7. Cada oficina contará com um total de 2 horas;

8. As submissões serão feitas através do correio eletrônico iisemanadeletras.ifce.bat@gmail.com. No campo “Assunto” do e-mail, é necessário escrever “SUBMISSÃO OFICINA”.



CERTIFICADOS

1. Os certificados serão emitidos pelo conjunto de atividades assistidas pelo participante, mediante comprovação de presença em 75% delas. As listas de presença serão disponibilizadas, durante o evento, por meio do Google Formulários.

2. Os certificados referentes à apresentação de trabalhos (comunicação oral) serão emitidos apenas para os participantes que realizarem apresentação em GT.

 

Baturité, 21 de setembro de 2022.

Comissão Organizadora da II Semana de Letras - IFCE/Campus Baturité 

CONTATO pelo e-mail: iisemanadeletras.ifce.bat@gmail.com

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}