Profa.
Dra.
Sandra Miria Figueiredo Sousa (Docente da SEDUC-MT), Prof.
Dr.
Edvaldo Correa Sotana (UFMT) e Prof.
Me. Alex Filipe Gomes dos Santos (PPGHis/UFMT)
Profa.
Ma.
Suellen Cerqueira da Anunciação de Souza (PPGHis/UFMT), Prof.
Me.
John Erick Augusto da Silva (PPGHis/UFMT) e Prof.
Me. Pedro Henrique Marques Cardoso (PPGHis/UFMT, SEDUC-MT, SEDUC-GO)
A Semana de História da UFMT é um projeto de articulação anual do curso com seus programas de pós-graduação acadêmico e profissional com o objetivo de garantir uma projeção da universidade para fora de seus muros e promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A finalidade primordial do evento é garantir um espaço qualificado para as discussões acadêmicas de âmbito nacional e internacional na região Centro-Oeste e no Estado de Mato Grosso, em particular, abordando a cada edição do evento temas que sejam relevantes, desde uma perspectiva histórica, para a comunidade acadêmica e para a sociedade.
A Semana de História prevê e incentiva a comunicação de resultados de projetos de pesquisa e extensão em seus mais variados níveis de desenvolvimento e formação, bem como a promoção de oficinas visando qualificar o público-alvo. Assim, graduandas(os), graduadas(os), mestrandas(os), doutorandas(os) e pesquisadoras(es) poderão compartilhar o conhecimento que estão produzindo e garantir que a universidade seja um local de convergências de pessoas e de intercâmbio de ideias em diálogo com as necessidades da sociedade brasileira e da mato-grossense em particular.
Além disso, o evento pretende promover a integração das instituições de ensino superior do Estado de Mato Grosso, bem como ampliar os espaços de interlocução com as(os) docentes da Educação Básica e com instituições de pesquisa.
Nesta edição: as fronteiras digitais da história e do seu ensino
O tema escolhido para esta edição pretende ampliar a discussão sobre as relações, desafios, possibilidades e limites do "mundo digital" nas práticas de historiadoras(es), tanto da perspectiva da investigação histórica como do ensino de história e de sua divulgação. Serão abordados temas que vão da ampliação dos acervos no mundo digital, passando pelos usos de inteligência artificial na pesquisa, ensino e divulgação da história, até os debates sobre os desafios do uso de ferramentas digitais e redes sociais nas salas de aula.