II OBSERVATÓRIO DO TEATRO PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES -  Diversidade como Caminho

II OBSERVATÓRIO DO TEATRO PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES - Diversidade como Caminho

online Salvador - Salvador - Bahia - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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II Observatório do Teatro para as Infâncias e Juventudes

Diversidade como Caminho




CONVOCATÓRIA PARA COMUNICAÇÕES E MOSTRA ARTÍSTICA - EDITAL 2025

 

Apresentação


O Observatório Nacional do Teatro para as Infâncias e Juventudes é um evento realizado a cada dois anos, em formato híbrido, e que ocorrerá presencialmente em Salvador- Bahia, entre os dias 19 a 23 de março de 2025. Trata-se de uma realização do Grupo Teca Teatro, eem parceria com a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA, o Centro Brasileiro do Teatro para as Infâncias e Juventudes - CBTIJ/ASSITEJ-Brasil e o Grupo de Pesquisa CRICA - Criar para Crianças associado à Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB, com apoio do SESC-Bahia.

A proposta central do evento é identificar e conectar artistas, educadores, grupos e coletivos, fortalecendo o debate a respeito de políticas públicas associadas às diferentes infâncias e juventudes no país, promovendo a aproximação dos fazedores, pesquisadores, grupos de pesquisa e artísticos, festivais e todo universo associado ao recorte em todo território nacional.

As discussões estarão estruturadas em quatro Grupos de Trabalho (GTs), com os seguintes temas:

GT1 - Ética, Poética e Estética

  1. Primeira Infância;
  2. Atuação, Performance e Contação de Histórias;
  3. Encenação e dramaturgias;
  4. Tecnologia e Ludicidade para a Cena.


GT2 – Trânsitos e Dissidências

  1. A Cena Decolonial das Infâncias (Afrorreferenciadades na cultura, a contribuição contribuição dos Povos Originários e outras do eixo Sul-Sul aos modos de fazer e pensar);
  2. Gêneros, Corpos, Trânsitos e Tabus;
  3. Arte, Artivismo e a Cultura Popular.


GT3 - Pedagogias

  1. Mediação Cultural;
  2. Curadorias;
  3. Neurodivergência e Artes;
  4. Pedagogia, Produção e Arte a partir de PcD;
  5. Percursos do Teatro das Infâncias e Juventudes.


GT4 - Economia da Cultura

  1. Gestão de Grupos e Coletivos Artísticos;
  2. Financiamento e Autofinanciamento;
  3. Associações e Redes de Apoio;
  4. Festivais e eventos.


A programação contará com conferências, rodas de conversa, debates e apresentações de trabalhos, incluindo artigos, relatos de experiências e painéis. Nesta segunda edição a mostra artística será presencial e homenageará o diretor e dramaturgo baiano Deolindo Checcucci e que contará com espetáculos locais e nacionais.

Buscaremos, ao fim e ao cabo, reunir criadores, acadêmicos, arte-educadores e líderes de grupos artísticos envolvidos com o teatro e outras artes voltadas para públicos de diferentes idades, com ênfase na infância, adolescência e juventude, de todas as regiões do Brasil.

A inscrição deve ser realizada de 20 de janeiro a 14 de fevereiro, sendo que a entrega do artigo, ensaio, relato de experiência ou catálogo de grupos, coletivos e espetáculos independentes devem ocorrer em até 30 dias após o evento, com o objetivo de organizar a publicação que deve ocorrer posteriormente em periódicos acadêmicos de grupos de pesquisa parceiros.

 

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


O Observatório do Teatro para as Infâncias e Juventudes – Diversidade como Caminho contará com a curadoria de uma Comissão Científica composta pelos seguintes ator e atrizes: Sérgio Farias, Luciana Comin (CRICA-UFRB) e Sara Jobard (CRICA-UFRB), responsáveis pela definição da programação do evento e cujos mini currículos podem ser acessados ao final desta convocatória.

As comunicações podem ter até dois autores e seus resumos devem ser enviados no prazo estabelecido através do Formulário de Submissão.  Os trabalhos serão avaliados quanto à relevância do tema, adequação à proposta do Observatório, clareza e coerência na escrita. Os trabalhos desenvolvidos em grupos são bem-vindos e devem ser apresentados por um único representante.

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS DE COMUNICAÇÕES

20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025


O Formulário de Submissão de Resumo de Comunicações deve ser completamente preenchido. O resumo deve ser anexado, contendo: nome(s) do(s) autor(es), vínculo institucional ou grupo a qual pertence, título do trabalho, resumo, três a cinco palavras-chave, currículo resumido do autor em até 5 linhas. O resumo deve ter entre 200 e 500 palavras, escrito em Times New Roman, tamanho 12, justificado, em formato docx. O formulário de inscrição pode ser acessado no link https://www.even3.com.br/ii-observatorio-do-teatro/

 

 

 

CRONOGRAMA

 

Inscrições de comunicações e envio do formulário de submissão

20 de janeiro a

14 de fevereiro

Divulgação da lista completa de comunicações aceitas

até 26 de fevereiro

Divulgação da programação do evento

03 de março

Prazo final para envio textos completos das comunicações por e-mail.

20 de abril

Realização do evento

19, 20, 21, 22 e 23

de março de 2025

 

 

 Minicurriculos:


Sérgio Coelho Borges Farias possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1981) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990). Especializou-se em Política e Administração Cultural, em curso promovido pela OEA, no Brasil e no Equador (1982). Realizou estágio Pós-Doutoral na área de Performance, Teatro e Oralidade, na Universidade de Paris Ouest - Nanterre/La Défense (2001). É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia - UFBA. É ator e diretor teatral. Possui experiência também de atuação em filmes publicitários e em apresentação de programas de TV. Foi Assessor da Reitoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2013-2018) para as áreas de arte e cultura, sendo responsável pela implantação do primeiro curso de Especialização da instituição, em Artes e Ação Cultural, bem como do Programa de Formação Teatral, em várias cidades da região oeste da Bahia. Foi Coordenador Central de Pós-Graduação (1992-1995), foi Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2001-2003), coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2003-2007), e foi Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA (2010-2013). Integra Conselhos Editoriais de vários periódicos das áreas de artes cênicas e de educação. Atua principalmente nos seguintes campos: artes cênicas (teatro e dança-teatro); arte-educação; pedagogia das artes cênicas; teatro na educação; formação do artista para a cena; inter trans disciplinaridade nas artes; ação artística e mediação cultural; formação de produtores e gestores de cultura; didática e metodologia do ensino; técnicas pedagógicas participativas e metodologia da pesquisa em artes e em educação. Integra desde 1994 o GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar em Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. É Diretor da Companhia de Teatro Mucugê, atuante na cidade de Mucugê, Chapada Diamantina, Bahia e representa desde 2022 o segmento Teatro no Conselho Municipal de Política Cultural dessa cidade.

 

Luciana Reis Comin é dramaturga, roteirista, professora e atriz. Formada em interpretação teatral pela Escola de Teatro da UFBA, participou de mais de vinte espetáculos como atriz, com prêmios e indicações concedidas pelo Prêmio Braskem de Teatro.  Autora de diversas peças teatrais encenadas na cidade de Salvador, tendo sido reconhecida pelo Selo João Ubaldo Ribeiro na peça: Céu de Maracangalha. Mestre em Artes Cênicas, com pesquisa na área de audiovisual e transmídia. Doutora em Artes Cênicas na área de dramaturgias voltadas para o público infanto-juvenil. Participante do Grupo de Pesquisa Dramatis (UFBA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude (UNIRIO) e do CRICA – Criar para Crianças (UFRB). Dirige e é professora do Grupo TECA Teatro, no qual, há 21 anos, desenvolve sua pesquisa em arte com crianças, para crianças e a partir da infância e juventude. Está presidente do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ/ASSITEJ-Brasil.

 

Sara Jobard é atriz, professora e pesquisadora. Doutora em Estudos Teatrais e Performativos e Especialista em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Artes Cênicas e Bacharel em Interpretação Teatral pela UFBA, com intercâmbio na Université de Paris VIII. Trabalha como atriz em teatro, publicidade, locução e cinema. Estreou profissionalmente em 2005, tendo atuado em diversos espetáculos, com apresentações dos seus trabalhos no Brasil, França, Inglaterra e Portugal. Ensina teatro desde 2008. Em 2013-2014, foi professora substituta de Expressão Corporal e Vocal na Escola de Teatro da UFBA. É co-autora de dois livros de teatro, publicados em Portugal.  Atualmente, é coordenadora da FOCO Usina de Artes, que desenvolve cursos, projetos e espetáculos, majoritariamente para crianças e adolescentes.  

Inscrições

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