O que é: Os Jogos Indígenas da UFT Miracema
são um evento esportivo, cultural e social de valorização da cultura indígena,
integração entre povos, socialização, conhecimento e reconhecimento de práticas
e relações entre indígenas e não-indígenas.
Sobre o público-alvo
dos Jogos: Os Jogos
Indígenas da UFT Miracema tem como público-alvo acadêmicos da UFT,
preferencialmente. Porém, sabendo das necessidades de ampliação das
oportunidades de acesso ao esporte, cultura e eventos sociais na região, a
Comissão Organizadora deliberou pela preferência não exclusiva para acadêmicos,
entendendo que é necessário incorporar aos jogos a lógica de comunidade dos
povos indígenas, ou seja, todos, dentro da medida do possível, podem
participar, de alguma forma do evento.
Data de realização: 15, 16 e 17 de abril de 2025
Local: Campus Miracema (Unidades Warã e
Cerrado)
Histórico do evento: Nos dias 15 e 16 de abril de 2024 foi
realizada a primeira Edição dos Jogos Indígenas da UFT Miracema que contou com
87 participantes, na sua maioria estudantes universitários, além de lideranças
indígenas, professores da Educação Básica e da Educação Superior.
O evento foi
“impulsionado” pelos estudantes indígenas ligados ao Grupo de Trabalho Indígena
Warã (GTI Warã) da UFT, Campus Miracema.
Com incentivo da Direção
do Campus e de diversos professores, o evento foi sendo organizado pelas
demandas mais urgentes. A Prefeitura Municipal de Miracema forneceu café da
manhã para todos os participantes e a premiação, além de fornecer uma tenda
para a organização dos jogos na pista de atletismo.
A Superintendência
Regional da Educação forneceu transporte para uma parcela dos participantes e
fez os empréstimos de panelas e outros materiais de cozinha para produção dos
almoços e jantares.
Para os custos de
alimentação (almoço e jantar) foi organizado uma arrecadação de fundos entre os
professores. O grupo de organizadores indígenas também arrecadaram recursos na
sua comunidade e com lideranças locais e regionais.
O princípio de
organização foi a solidariedade e trabalho coletivo. Diversos voluntários
indígenas e não-indígenas cuidaram da organização dos jogos (corte de tora para
as corridas, produção de arco e flecha, inscrições, certificados, entre outras
demandas), da alimentação, da organização dos alojamentos e dos cuidados com os
participantes.
A decisão de realizar a
segunda edição dos Jogos Indígenas de Miracema com mais que o dobro de
participantes exige da organização do evento a superação de uma fase
voluntarista para uma atividade organizada, com financiamento, porém, também
com a solidariedade e o trabalho coletivo que marcou a primeira edição.
Categoria de
participantes:
1) Atletas, expositores culturais e
artistas organizados por equipe – Total: 200 participantes;
2) Comissão Organizadora;
3) Voluntários (que receberão
certificação);
4) Artistas locais (exposição cultural,
artesanato e outros);
5) Comunidade em geral.
1. Atletas, expositores e artistas organizados
por equipe;
A lógica central de
organização dos II Jogos Indígenas da UFT Miracema é por equipes.
Cada equipe deverá ter
até 20 pessoas, respeitando-se os seguintes critérios:
· Paridade de gênero. Todas as equipes
devem respeitar a distribuição de 50% (cinquenta por cento) das vagas para
homens e 50% (cinquenta por cento) das vagas para mulheres;
· Cada equipe deve ter, no mínimo, 06
(seis) indígenas como componentes, respeitada a paridade de gênero (50% homens,
50% mulheres). Sendo assim é permitida a participação de quilombolas,
ribeirinhos, brancos e outros povos nas equipes, respeitada a cota mínima de
indígenas por equipe;
· É obrigatório que todas as equipes
participem de todas as modalidades dos jogos;
· Se a equipe tiver entre seus membros
pessoas menores de 18 anos é obrigatória a autorização dos pais para
participação nos jogos (produzir modelo de autorização), sendo também
necessária a indicação de dois membros adultos da equipe (um homem e uma
mulher), responsáveis pelo cuidado dos menores;
· A meta de divisão de equipes
deliberadas pela Comissão Organizadora leva a territorialização dos Campus da
UFT e UFNT (Miracema - sede do evento– 04 equipes; Gurupi – 01 equipe; Arraias
– 01 equipe; Porto Nacional – 01 equipe; Araguaína – 01 equipe; Tocantinópolis
– 01 equipe; Palmas – 01 equipe). Ao todo serão, no máximo, 10 (dez) equipes
participantes;
2. Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora
será dividida entre Coordenação Executiva (planejamento, operacionalização e
execução) e Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e
convidados).
A lógica geral da
Comissão Organizadora é a presença paritária entre indígenas e não-indígenas,
sendo vedada qualquer formação de Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho
(GT) ou subdivisão com minoria indígena.
Entende-se que a valorização real dos povos indígenas e de sua cultura se
materializa na criação espaços de deliberação com representação indígena
quali-quantitativa.
Sendo assim, deliberou-se
pela paridade étnica da representação, tendo como prioridade a participação
indígena. Cada Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho (GT) ou subdivisão da
Comissão Organizadora deverá, em toda formação, contar com, no mínimo, 50% de
indígenas visando cumprir a determinação quantitativa.
Quanto à determinação qualitativa
cria-se uma Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e
convidados) para quem será apresentadas todas as deliberações sobre o jogos e
ouvidas as considerações destes indivíduos que se considera como referência
para a organização dos jogos.
Composição da Coordenação Executiva
a)
Representantes
Indígenas: 15 membros (proposta);
b)
Representantes da
Gestão do Campus: (verificar)
c)
Representantes
Docentes: (verificar critério – proposta: no mínimo, um representante de cada
curso de graduação e pós-graduação)
d)
Representantes
dos técnicos-administrativos: (verificar)
e)
Mensageiros;
f)
Representantes discentes
não-indígenas (verificar critério – proposta: no mínimo, um representante de
cada curso de graduação e pós-graduação)
Composição da
Comissão Consultiva
a)
Anciãos e Anciãs
Indígenas (verificar indicações);
b)
Direção do
Campus;
c)
Lideranças locais
ou Regionais;
d)
Conselho Estadual
dos Povos Indígenas;
e)
FUNAI/SESAI;
f)
Prefeitura de
Miracema;
g)
Prefeitura de
Tocantínia;
h)
Prefeitura de
Miranorte;
i)
Prefeitura de
Lajeado;
j)
Governo do Estado
do Tocantins;
k)
SRE Miracema;
l)
Outras
representações
1. Voluntários
Os voluntários serão uma
equipe de apoio da Coordenação Executiva selecionada e capacitada para atuar
durante os II Jogos Indígenas de Miracema.
Será aberto um Edital
para participação como voluntário(a). Cada voluntário(a) receberá certificação
da capacitação e de sua atuação como atividades complementares.
Proposta de área de atuação dos
Voluntários(as)
1)
Recepção/Credenciamento/Acolhimento;
2)
Alimentação;
3)
Suporte
as atividades esportivas;
4)
Suporte
aos alojamentos;
5)
Suporte
a informação interna (mensagens, listas, placas indicativas e outros);
6)
Suporte
as atividades culturais;
7)
Transporte;
8)
Comunicação
colaborativa (registro com fotos e imagens);
9)
Outros
(verificar)
2. Artistas locais regionais
Será necessário organizar
nos locais onde serão realizados os jogos, um espaço para exposição de
produções artísticas e comércio de artesanato, alimentação e outros itens que
possam agregar a organização do evento.
3. Comunidade em geral
A comunidade será
convidada para participar do evento. Para melhor receber e acolher a comunidade, será necessário
organizar nos locais de realização do evento, espaços para que a comunidade
possa participar (tendas, cadeiras e outros);
Modalidades para premiação nos II Jogos Indígenas da UFT
Miracema
1) Corrida de tora – Masculino e feminino
- Equipe de 10 pessoas;
2) Cabo de Força - Masculino e feminino - Equipe
de 10 pessoas (07 titulares e 03 reservas);
3) Arco e Flecha - Masculino e feminino
– Individual – Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois
homens e duas mulheres);
4) Arremesso de lança – Masculino e
feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro)
participantes (dois homens e duas mulheres);
5) Corrida de Taquara (100 metros livre)
- Masculino e feminino – Individual – Cada equipe de indicar no máximo 02
(dois) participantes (um homem e uma mulher);
6) Luta Corporal - Masculino e feminino
– Individual – Cada equipe de indicar no máximo 02 (dois) participantes (um
homem e uma mulher);
7) Pintura Corporal – Masculino e
feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro)
participantes (dois homens e duas mulheres);
8) Cocar – Masculino e feminino –
Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois
homens e duas mulheres);
9) Colar – Masculino e feminino –
Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois
homens e duas mulheres);
10) Artesanato – Masculino e feminino –
Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois
homens e duas mulheres);