II Fórum Catarinense das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O II Fórum Catarinense das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática tem por objetivo debater e produzir sínteses sobre demandas atuais relacionadas a Formação de Professores que Ensinam Matemática no âmbito das licenciaturas do estado de Santa Catarina. 

Tem como público alvo: professores e demais profissionais que atuam na gestão e em programas ligados às Licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, presencial e/ou a distância; professores que ensinam matemática na educação básica; professores que atuam na formação de professores que ensinam matemática (coordenadores de curso, membros de NDE, coordenadores de PIBID e RP, etc); pesquisadores e alunos de programas de pós-graduação que pesquisam sobre a formação dos professores que ensinam matemática; alunos de graduação indicados pela coordenação do curso ou pela representação estudantil das licenciaturas desenvolvidas e demais estudantes da graduação.

O tema proposto para esta segunda edição é "Reflexões, desafios e proposições acerca da formação de professores que ensinam matemática em tempos de (re)existência e reconstrução". Com esse tema buscamos fomentar discussões sobre a formação de professores que ensinam matemática no estado de Santa Catarina, nas diferentes modalidades (presencial e à distância), considerando as atuais prescrições da BNC formação (2019) e de outras políticas públicas nacionais e estaduais que impactam essa formação. Para tanto, propõe-se pensar em formas de (re)existência às políticas que priorizam um aligeiramento na formação de professores, bem como tecer proposições para pensarmos na reconstrução dos processos formativos.   

Esta edição será realizada de forma virtual e contará com a formação de cinco Grupos de Discussão, quais sejam:

GD1: Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência

Este GD tem como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais.

GD2 - Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores

O GD2 propõe reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas, dentre outros, que podem vir a se somar.

GD3: Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática

Pesquisas que discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Educação no Campo.

GD4: Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

Os trabalhos deste grupo objetivam discutir potencialidades e limites relativos à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas. Dentre os múltiplos aspectos envolvidos, é importante problematizar como a formação pretendida articula-se às orientações curriculares de matemática e às necessidades formativas para os alunos aos quais se destina.

GD5: O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade

Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}