As submissões deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do evento: (https://www.even3.com.br/ii-forleite-ii-simposio-nacional-de-forragicultura-e-bovinocultura-de-leite/). Os trabalhos devem possuir conteúdo original não tendo sido aceito para publicação em nenhum outro meio de comunicação. Cada submissão deverá estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS), acordados pela ONU em 2015, e será integrada a uma das grandes áreas de conhecimento.
Tipos de resumos aceitos:
Resumo simples (Formato Word)
Relato de caso (Formato Word)
Resumos por autor:
Serão aceitos até dois (02) trabalhos por inscrição como primeiro autor. Caso ocorra a submissão de mais de dois resumos por uma mesma inscrição, serão considerados apenas os dois últimos envios.
Atenção:
Tabelas (formato editável), figuras e imagens são itens opcionais, mas o resumo não deve ultrapassar 1 página, mesmo que não tenha atingido 600 palavras.
Parecer da Comissão Científica:
Serão conclusivos em Aprovado ou Reprovado. Não serão aceitos pedidos de revisão de parecer, nem haverá possibilidade de correção e reenvio de resumos.
Apresentação dos pôsteres:
Os trabalhos aprovados na categoria pôster deverão ser expostos no corredor central da FAMEZ, no dia 30 de maio de 2025, das 07h30min até às 17h00min, quando terão início as apresentações. Nesse momento (17h00min), os autores devem estar presentes junto ao seu pôster para realizarem a apresentação.
Normas e orientações para redação do resumo simples
ATENÇÃO: OS RESUMOS SUBMETIDOS DEVEM SEGUIR O MODELO DISPONÍVEL NA ÁREA “SUBMISSÕES” DO SITE (https://www.even3.com.br/ii-forleite-ii-simposio-nacional-de-forragicultura-e-bovinocultura-de-leite/)
Os resumos devem ser redigidos em português, em apenas uma página, com no máximo 600 palavras (considerar na contagem “Título, Nomes dos autores, Filiações, Autor correspondente, Agradecimentos e Referências).
Folha A4 (21 x 29,7 cm);
Margens: superior de 4,7 cm, inferior de 3,25 cm, esquerda e direita de 2,4 cm;
Fonte Times New Roman 10;
Espaçamento simples (1,0) entre linhas e parágrafos;
Um parágrafo em branco deverá separar cada título principal.
TÍTULO: Apenas o título deve ser redigido em negrito em fonte Times New Roman 12.
AUTORES: Serão permitidos no máximo oito (08) autores por resumo. Os nomes dos autores e coautores devem ser escritos por extenso, e com apenas a primeira letra de cada nome em letra maiúscula. Os autores devem ser separados por vírgula e sequencialmente numerados utilizando algarismos arábicos sobrescritos. O autor apresentador deve ser identificado com asterisco (*).
INSTITUIÇÃO/FILIAÇÃO: Incluir as instituições, separadas por “ponto e vírgula” mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos sobrescritos, após o último sobrenome de cada autor para indicar o endereço institucional. Somente o e-mail do primeiro autor deverá ser incluído.
CORPO DO TEXTO: Os tópicos “Introdução”, “Material e métodos”, “Resultados e discussão”, “Conclusão” e “Referências” são itens obrigatórios e devem ser separados por um parágrafo em branco.
Tabelas (item opcional): devem ser inseridas no corpo do resumo, no tópico “Resultados e discussão”. O título deve ser conciso e autoexplicativo e ficar acima da tabela. Deve ser digitada no Microsoft Word e todo seu conteúdo, bem como seu título, deve ser contabilizado na contagem das palavras-limite do resumo.
Gráficos/imagens/figuras (item opcional): devem apresentar boa qualidade e serem inseridos no resumo, no tópico “Resultados e discussão”. As legendas devem ser inseridas abaixo deste item.
Importante: O autor que optar pela inserção de gráficos, imagens, figuras ou tabelas deve estar atento também ao limite de uma página do resumo. Não é permitido reduzir o tamanho das letras e espaçamento.
AGRADECIMENTOS: Item opcional, mas obrigatório para projetos financiados e bolsistas.
ATENÇÃO: Após identificar o modelo que irá utilizar, apagar as demais páginas (o arquivo deverá ser submetido com apenas 1 página). RESUMOS FORA DAS NORMAS SERÃO REPROVADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA.
Será concedido o Prêmio “II
FORLEITE” nas categorias GRADUAÇÃO (acadêmicos matriculados na graduação) e
PROFISSIONAL (acadêmicos que finalizaram a graduação, mestrandos, doutorandos,
pós-doutorandos e residentes), de acordo com as informações do primeiro autor
para apresentações de pôsteres e orais.
Apresentações de pôsteres
O apresentador será avaliado por
dois profissionais com titulação mínima de mestrado durante a sessão de
pôsteres.
- Os pôsteres deverão ser afixados às 07h30min do dia 30
de maio e o apresentador deverá permanecer junto ao seu pôster entre 17h00min e
18h00min, para avaliação.
- O apresentador que não estiver presente junto ao seu
pôster será DESCLASSIFICADO.
- Ao final do evento, será premiado o primeiro lugar
para Categoria Graduação e o primeiro lugar para a Categoria Profissional.
Apresentações orais
A partir da pontuação emitida
pela Comissão Científica durante a avaliação, os resumos dentro de cada
categoria (Graduação e Profissionais) serão classificados, sendo os quatro
melhores trabalhos selecionados para apresentação oral, no dia 31 de maio,
durante a realização do evento. Durante a apresentação, o acadêmico será
avaliado por uma banca avaliadora com três profissionais com, pelo menos,
título de mestrado.
- Categoria Graduação: apresentações às 09h30min
- Categoria Profissional: apresentações às 14h00min.
- O apresentador que não estiver presente no momento da apresentação será DESCLASSIFICADO.
- Ao final do evento, será premiado o primeiro lugar
para Categoria Graduação e o primeiro lugar para a Categoria Profissional.