Prezado Participante, Estamos vivendo um período de grande profusão de eventos regionais e nacionais no mesmo período planejado para a realização do nosso Encontro. Devido à "Primavera da Ciência Brasileira" que é muito positiva, a Comissão Organizadora decidiu pela realização do II Encontro da Rede Latino -Americana de Pesquisa em Educação Química, II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales / I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI) no período de 24 a 26/04/2024. Queremos ressaltar que estamos preparando tudo com muita dedicaçao e carinho para que você tenha um evento de qualidade e com valores acessíveis. Estendemos o prazo de submissão das apresentações orais e resumos para o dia 28/02/2024 e manteremos os mesmos valores de inscrição da segunda chamada para que você possua tempo hábil para submeter os trabalhos. As apresentações orais e resumos serão publicados em livro editado pela Editora Pedro & João que é reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas publicações. A publicação não gerará custos adicionais aos autores. Aproveitamos para agradecer todo o apoio e compreensão a respeito da mudança da data. Cordialmente, Mari Inez Tavares Presidente da Comissão Organizadora |
Sobre o II Encontro RELAPEQ
O Encontro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPeQ) e o Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales são eventos recentes organizados por jovens pesquisadores da área de ensino de ciências e matemática que pesquisam o ensino de ciências naturais e de química em diferentes níveis e modalidades de ensino na América Latina.
A primeira edição dos eventos ocorreu em 2019 nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba -MG e teve como principal objetivo fortalecer as interações e as discussões de pesquisadores da área de Ciências Naturais e Matemática através do diálogo sobre trabalhos de pesquisa e relatos de experiência com temáticas atuais. A programação contou com palestras, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos.
Para o campo educacional a pandemia por Sars-Cov-2 contribuiu para precarização da educação das camadas populares que já se encontravam em exclusão digital. Por outro lado, na tentativa de atenuar essa situação e de tornar acessível a educação de crianças, jovens e adultos foram desenvolvidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, diversos aparatos educacionais, sobretudo aqueles que faziam uso de tecnologias digitais.
É a partir desse contexto que a equipe organizadora propõe neste projeto que o II Encontro da RELAPeQ, o II Colóquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales esteja atrelado à I Mostra Latino Americana de Tecnologias aplicadas ao Ensino de Química (MOLATEQUI), eventos internacionais da área de ensino de ciências que serão realizados pela primeira vez em solo espírito-santense. O tema central a ser tratado nesses eventos integrados é Interculturalismo, Tecnologia, inovação, na construção da escola democrática: impactos na educação em Ciências Naturais e suas Tecnologias.
Os eventos mencionados serão uma excelente oportunidade de congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciaturas em ciências, Residentes Pedagógicos e Pibidianos, professores da educação básica com a comunidade científica latino-americana de ensino de Ciências, favorecendo a troca de experiência e o estabelecimento de redes de pesquisa que ampliem o horizonte epistemológico de todos os envolvidos que estão distribuídos em grupos e linhas de pesquisa que contemplam a área 46 da Capes.
A temática proposta: Interculturalismo, Tecnologia, inovação, na construção da escola democrática: impactos na Ciências Naturais e suas Tecnologias. O tema percorrerá as linhas de pesquisa que são delimitadas a seguir:
Currículo na Educação em Ciências: nesta linha temática serão aceitos trabalhos que versem sobre aspectos políticos, históricos, culturais e científicos envolvidos na organização de currículos escolares, além de estudos relacionados às diferentes concepções de currículo e suas manifestações na prática educativa na América Latina. Também é escopo os resultados de pesquisas sobre análise de currículos e programas de Ciências Naturais e suas Tecnologias em escolas de Educação Básica, ou seja, investigações relativas ao currículo de Ciências Naturais para o planejamento e o acompanhamento de ações educativas. Essas temáticas têm por objetivo discussões acerca das políticas curriculares da Educação Básica latino-americanas a partir de temas imprescindi´veis para conhecimentos e´ticos, estáticos, poli´ticos, culturais, tecnológicos e cienti´ficos, que envolvem a capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo, considerando e valorizando conhecimentos e saberes de povos e comunidades tradicionais e povos originários.
Educação ambiental e do Campo: Abrange questões socioambientais e educação para a sustentabilidade, agroecologia e educação do campo. Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que incorporam os conhecimentos científicos, especialmente dos campos da química e biologia à educação ambiental, em uma perspectiva crítica, ou seja, de que forma a Educação Ambiental, dentro do ensino/educação em Ciências, pode formar cidadãos críticos em relação aos problemas ambientais.
Educação Inclusiva no ensino de Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que contemplem modelos didáticos e ferramentas de linguagem que facilite a compreensão e o acesso do aluno com deficiência a conceitos e abstrações próprios da Química, Física e Biologia.
História, Filosofia e Sociologia das Ciências na Educação Química: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam a apropriação da História, Filosofia e Sociologia das Ciência e da tecnologia no ensino/educação química; estudos historiográficos e de história do pensamento químico; epistemologia e natureza da ciência e da tecnologia; ensaios e estudos sociohistóricos no ensino/educação educação química nas diversas modalidades de ensino. Aspectos da sociologia da química integrados à pesquisa e ao ensino.
Formação de professores de Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que versem sobre contextos históricos, sociais, culturais, políticos, econômicos e científicos relacionados à formação e atuação docente. Também é escopo a pesquisa e a prática na formação do profissional docente crítico-reflexivo sobre o ensino-aprendizagem; A relação educação-trabalho docente e os segmentos de ensino na Educação Básica no Brasil, articulando as atividades teóricas e as práticas pedagógicas; A importância dos Programas de Formação Inicial Docente, PIBID e Residência Pedagógica; Relevância dos Estágios em Ensino de Ciências para a formação inicial docente e os embates encontrados nas escolas-campo de atuação; Enfrentamentos docentes para elaboração e desenvolvimento de práticas escolares de caráter interdisciplinar e contextualizado utilizando recursos digitais e tecnológicos variados.
Além das linhas temáticas que são clássicas nos eventos de educação em ciências, apresentamos novas linhas que denotam novos conhecimentos e estratégias que têm sidos pesquisadas e desenvolvidas no âmbito educacional tais como:
Etnociência: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que apresentem a forma como as diversas etnias constroem a sua etnociência para exercerem a leitura do mundo . O objetivo principal dessa linha é apresentar o olhar decolonial sobre o ensino de química e a contribuição para a preservação da identidade dessas variadas etnias.
Fundamentos da Química: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam saberes fundamentais, conceituais, filosóficos, estéticos, éticos, pedagógicos e sociológicos acerca da produção e reprodução do conhecimento químico. Serão fomentados e problematizados novas formas de abordagem e organização teórica do saber químico e suas influências na pesquisa e no ensino.
Geopolítica, internacionalização e Ciência: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam as influências de processo de internacionalização da ciência; dos sistemas da reprodução do capital transnacional; da relação centro periferia e da relação geopolítica do conhecimento no mundo contemporâneo e os fatores que caracterizam a governança na ciência e suas influências na pesquisa e no ensino das ciências e da química.
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências: Nesta linha de pesquisa serão aceitos trabalhos que apresentam relações interdisciplinares em quaisquer modalidades e níveis do ensino de Ciências
Metodologias de pesquisa e ensino na educação Química: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam o emprego de metodologias de pesquisa para coleta de dados e análise. Outro desdobramento dessa linha temática consiste na reflexão sobre o emprego de metodologias de ensino clássicas ou inovadoras no ensino de Química nas diversas modalidades de ensino.
Tecnologias Digitais na Educação em Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que apresentem reflexões sobre os usos das tecnologias digitais, causas e consequências sobre o ensino das ciências e nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Os trabalhos dessas linhas de pesquisa serão apresentados em formato de trabalho completo e com comunicação oral.
Em paralelo aos eventos II Encontro ReLAPeQ e II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales, acontecerá a I Mostra Latinoamericana de Tecnologias aplicadas à Educação Química (MOLATEQUI). Espera-se que na Mostra sejam apresentados os seguintes produtos oriundos de produtos de mestrado e doutorados profissionais, tais como:
Plataformas de educação Química à distância que ainda não foram lançadas ao mercado mas que estão com registro de patente;
Aplicativos para smartphones destinadas à educação química que ainda não foram lançadas ao mercado mas que possuem patente;
Softwares de educação química que ainda não foram lançados ao mercado mas que já possuem patente;
Aparelhos para laboratório que podem ser utilizados em laboratório didático de Química que ainda não foram lançados ao mercado, mas que já possuem patente;
Outros materiais didáticos destinados à Educação Química que não envolvam tecnologia digital.
As plataformas, aplicativos, softwares, aparelhos e materiais didáticos a serem apresentados no MOLATEQUI deverão vir acompanhados de um resumo explicativo em banner. Os inscritos deverão trazer o equipamento que garanta o funcionamento da tecnologia durante a Mostra.
Todos os trabalhos serão aceitos em Língua Portuguesa ou Língua Espanhola.
Os resumos do MOLATEQUI e trabalhos completos da apresentação oral poderão ser organizados com até 6 participantes (1 autor + 5 coautores). Todos deverão estar inscritos no evento para receberem certificação.
Período de submissão
De 01/08/2023 a 28/02/2024
Não haverá extensão de prazo
Critérios para avaliação dos trabalhos
A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão científica e seus avaliadores sendo analisados os seguintes critérios:
- Atualidade e relevância do tema/pesquisa;
- Objetivos bem delimitados;
- Apresentação do objeto de pesquisa e da problematização;
- Articulação adequada entre objetivos, problematização e resultados;
- Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa;
- Coesão e coerência na escrita;
- Adequação das normas ABNT conforme orientado no template;
- Propriedade no uso das normas gramaticais da Lingua Portuguesa ou da Língua Espanhola.
- Adequação ao template do evento.
Siga-nos no Instagram!
https://www.instagram.com/2relapeq/