II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química,II  Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI)

II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química,II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI)

online Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (campus de Goiabeiras) - Vitória - Espírito Santo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

II Encontro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química

II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales / I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI)


Prezado Participante, 

Estamos vivendo um período de grande profusão de eventos regionais e nacionais no mesmo período planejado para a realização do nosso Encontro. 
Devido à  "Primavera da Ciência Brasileira" que é muito positiva, a Comissão Organizadora decidiu pela realização do II Encontro da Rede Latino -Americana de Pesquisa em Educação Química, II  Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales / I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química  ( MOLATEQUI) no período de 24 a 26/04/2024. 
Queremos ressaltar que estamos preparando tudo com muita dedicaçao e carinho para que você tenha um evento de qualidade e com valores acessíveis. 
Estendemos o prazo de submissão das apresentações orais e resumos  para o dia 28/02/2024 e manteremos os mesmos valores de inscrição da segunda chamada para que você possua tempo hábil para submeter os trabalhos. 
As apresentações orais e resumos serão publicados em livro editado pela Editora Pedro & João que é reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas publicações. A publicação não gerará custos adicionais aos autores. 
Aproveitamos para agradecer todo o apoio e compreensão a respeito da mudança da data. 

Cordialmente, 

Mari Inez Tavares 
Presidente da Comissão Organizadora 




Sobre o II Encontro RELAPEQ

O Encontro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPeQ) e o Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales  são eventos recentes organizados por jovens pesquisadores da área de ensino de ciências e matemática que pesquisam o ensino de ciências naturais e de química em diferentes níveis e modalidades de ensino na América Latina. 

A primeira edição dos eventos ocorreu em 2019 nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba -MG e teve como principal objetivo fortalecer as interações e as discussões de pesquisadores da área de Ciências Naturais e Matemática através do diálogo sobre trabalhos de pesquisa e relatos de experiência  com temáticas atuais. A programação contou com palestras, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos. 

Para  o campo educacional a pandemia por Sars-Cov-2 contribuiu para precarização da educação das camadas populares que já se encontravam em exclusão digital. Por outro lado, na tentativa de atenuar essa situação e de tornar acessível a educação de crianças, jovens e adultos foram desenvolvidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, diversos aparatos educacionais, sobretudo aqueles que faziam uso de tecnologias digitais.  

É a partir desse contexto que a equipe organizadora propõe neste projeto que o II Encontro da RELAPeQ, o II Colóquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales esteja atrelado à  I Mostra  Latino Americana de Tecnologias aplicadas ao Ensino de Química (MOLATEQUI), eventos internacionais da área de ensino de ciências que serão realizados pela primeira vez em solo espírito-santense.  O tema central a ser tratado nesses eventos integrados é  Interculturalismo, Tecnologia, inovação, na construção da escola democrática: impactos na educação em Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Os eventos mencionados serão uma excelente oportunidade de congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciaturas em ciências, Residentes Pedagógicos e Pibidianos, professores da educação básica  com a comunidade científica latino-americana de ensino de Ciências, favorecendo a troca de experiência e o  estabelecimento de redes de pesquisa que ampliem o horizonte epistemológico de todos os envolvidos que estão distribuídos em grupos e linhas de pesquisa que contemplam a área 46 da Capes.

A temática proposta: Interculturalismo, Tecnologia, inovação, na construção da escola democrática: impactos na Ciências Naturais e suas Tecnologias. O tema percorrerá as linhas de pesquisa que são delimitadas a seguir:  

  • Currículo na Educação em Ciências:  nesta linha temática serão aceitos trabalhos que versem sobre aspectos políticos, históricos, culturais e científicos envolvidos na organização de currículos escolares, além de estudos relacionados às diferentes concepções de currículo e suas manifestações na prática educativa na América Latina. Também é escopo os resultados de pesquisas sobre análise de currículos e programas de Ciências Naturais e suas Tecnologias  em escolas de Educação Básica, ou seja, investigações relativas ao currículo de Ciências Naturais  para o planejamento e o acompanhamento de ações educativas. Essas temáticas têm por objetivo discussões acerca das políticas curriculares da Educação Básica latino-americanas a partir de temas imprescindi´veis para conhecimentos e´ticos, estáticos, poli´ticos, culturais, tecnológicos e cienti´ficos, que envolvem a capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo, considerando e valorizando conhecimentos e saberes de povos e comunidades tradicionais e povos originários.


  • Educação ambiental e do Campo: Abrange questões socioambientais e educação para a sustentabilidade, agroecologia e educação do campo. Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que incorporam os conhecimentos científicos, especialmente dos campos da química e biologia à educação ambiental, em uma perspectiva crítica, ou seja, de que forma a Educação Ambiental, dentro do ensino/educação em Ciências, pode formar cidadãos críticos em relação aos problemas ambientais. 


  • Educação Inclusiva no ensino de Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que contemplem modelos didáticos e ferramentas de linguagem que facilite a compreensão e o acesso do aluno com deficiência a conceitos e abstrações próprios da Química, Física e Biologia. 


  • História, Filosofia e Sociologia das Ciências na Educação Química:  Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam a apropriação da História, Filosofia e Sociologia das Ciência e da tecnologia no ensino/educação química; estudos historiográficos e de história do pensamento químico; epistemologia e natureza da ciência e da tecnologia; ensaios e estudos sociohistóricos no ensino/educação educação química nas diversas modalidades de ensino.  Aspectos da sociologia da química integrados à pesquisa e ao ensino.


  • Formação de professores de Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que versem sobre contextos históricos, sociais, culturais, políticos, econômicos e científicos relacionados à formação e atuação docente. Também é escopo a pesquisa e a prática na formação do profissional docente crítico-reflexivo sobre o ensino-aprendizagem;  A relação educação-trabalho docente e os segmentos de ensino na Educação Básica no Brasil, articulando as atividades teóricas e as práticas pedagógicas; A importância dos Programas de Formação Inicial Docente, PIBID e Residência Pedagógica; Relevância dos Estágios em Ensino de Ciências para a formação inicial docente e os embates encontrados nas escolas-campo de atuação; Enfrentamentos docentes para elaboração e desenvolvimento de práticas escolares de caráter interdisciplinar e contextualizado utilizando recursos digitais e tecnológicos variados.


Além das linhas temáticas que são clássicas nos eventos de educação em ciências, apresentamos novas linhas que denotam novos conhecimentos e estratégias que têm sidos pesquisadas e desenvolvidas no âmbito educacional tais como:


  • Etnociência: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que apresentem a forma como as diversas etnias constroem a sua etnociência para exercerem a leitura do mundo . O objetivo principal dessa linha é apresentar o olhar decolonial sobre o ensino de química e a contribuição para a preservação da identidade dessas variadas etnias. 

  • Fundamentos da Química: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam  saberes fundamentais, conceituais, filosóficos, estéticos, éticos, pedagógicos e sociológicos acerca da produção e reprodução do conhecimento químico. Serão fomentados e problematizados novas formas de abordagem e organização teórica do saber químico e suas influências na pesquisa e no ensino.

  • Geopolítica, internacionalização e Ciência: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam as influências de processo de internacionalização da ciência; dos sistemas da reprodução do capital transnacional; da relação centro periferia e da relação geopolítica do conhecimento no mundo contemporâneo e os fatores que caracterizam a governança  na ciência e suas influências na pesquisa e no ensino das ciências e da química.

  • Interdisciplinaridade no ensino de Ciências: Nesta linha de pesquisa serão aceitos trabalhos que apresentam relações interdisciplinares em quaisquer modalidades e níveis do ensino de Ciências 

  • Metodologias de pesquisa e ensino na educação Química: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que discutam o emprego de metodologias de pesquisa para coleta de dados e análise. Outro desdobramento dessa linha temática consiste na reflexão sobre o emprego de metodologias de ensino clássicas ou inovadoras no ensino de Química nas diversas modalidades de ensino. 

  • Tecnologias Digitais na Educação em Ciências: Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que apresentem reflexões sobre os usos das tecnologias digitais, causas e consequências sobre o ensino das ciências  e nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Os trabalhos dessas linhas de pesquisa serão apresentados em formato de trabalho completo e com comunicação oral. 

Em paralelo aos eventos II Encontro ReLAPeQ e  II  Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales, acontecerá  a I Mostra Latinoamericana de Tecnologias aplicadas à Educação Química (MOLATEQUI). Espera-se que na Mostra sejam apresentados os seguintes produtos oriundos de produtos de mestrado e doutorados profissionais, tais como:

  • Plataformas de educação Química à distância que ainda não foram lançadas ao mercado mas que estão com registro de patente;

  • Aplicativos para smartphones destinadas à educação química que ainda não foram lançadas ao mercado mas que possuem patente;

  • Softwares de educação química que ainda não foram lançados ao mercado mas que já possuem patente;

  • Aparelhos para laboratório que podem ser utilizados em laboratório didático de Química  que ainda não foram lançados ao mercado, mas que já possuem patente;

  • Outros materiais didáticos destinados à Educação Química que não envolvam tecnologia digital.


As plataformas, aplicativos, softwares, aparelhos e materiais didáticos a serem apresentados no MOLATEQUI deverão vir acompanhados de um resumo explicativo em banner. Os inscritos deverão trazer o equipamento que garanta o funcionamento  da tecnologia durante a Mostra.

Todos os trabalhos serão aceitos em Língua Portuguesa ou Língua Espanhola.


Os resumos do MOLATEQUI e trabalhos completos da apresentação oral poderão ser organizados com até 6 participantes (1 autor + 5 coautores). Todos deverão estar inscritos no evento para receberem certificação.


Período de submissão


De 01/08/2023 a 28/02/2024

Não haverá extensão de prazo


Critérios para avaliação dos trabalhos



A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão científica e seus avaliadores sendo analisados os seguintes critérios: 


  • Atualidade e relevância do tema/pesquisa;
  • Objetivos bem delimitados;
  • Apresentação do objeto de pesquisa e da problematização;
  • Articulação adequada entre objetivos, problematização e resultados;
  • Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa;
  • Coesão e coerência na escrita;
  • Adequação das normas ABNT conforme orientado no template;
  • Propriedade no uso das normas gramaticais da Lingua Portuguesa ou da Língua Espanhola. 
  • Adequação ao template do evento.
Veja o template da submissão do trabalho completo para  apresentação oral, clique aqui 
Veja o template  da submissão do  resumo MOLATEQUI , clique aqui
Os trabalhos serão avaliados às cegas por dois avaliadores e, caso haja discordância de parecer, o trabalho será encaminhado para um terceiro árbitro para emissão do parecer final. 

Os trabalhos serão classificados em :

 APROVADO: aceito em sua forma original; sem necessidade de alterações
APROVADO COM RESSALVAS: aceito com ressalvas; deverá ser encaminhada nova versão do trabalho através da plataforma EVEN no prazo  máximo de 7 (sete) dias, contados a partir do recebimento da avaliação enviada pelos organizadores do evento
REPROVADO (recusado; não caberá recurso). 


Orientações para Apresentação dos Trabalhos 

Apresentação Oral (Trabalho completo online ou presencial) 

Os trabalhos na forma de comunicação oral poderão ser apresentados com ou sem auxílio de slides . A duração de cada apresentação é de 10 minutos. 
Clique aqui para ver o modelo de apresentação  

Apresentação dos pôsteres  (MOLATEQUI)- Presencial

Os pôsteres deverão ser confecionados prioritariamente em papel e conter preferencialmente uma alça para serem fixados. A dimensão máxima será de 90cm X 120 cm. A disposição dos pôsteres obedecerá a numeração definida pela Comissão Científica, cujo critério será a área correspondente à categoria indicada pelos autores. O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). 
O pôster deverá ser colocado no local indicado no dia da apresentação com 30 minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação.
As presenças serão controladas pela monitoria do evento para posterior emissão dos certificados. O horário de apresentação será divulgado em breve. 
 Clique aqui para ver o modelo do pôster 

Apresentação MOLATEQUI -Online

Na apresentação online o participante deverá elaborar  uma apresentação oral do seu produto com duração máxima de 10  minutos.  
As presenças serão controladas por monitores online para posterior emissão do certificado. O horário de apresentação será divulgado em breve. 
Clique aqui para visualizar o slide de apresentação

Siga-nos no Instagram!


https://www.instagram.com/2relapeq/




Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

AS SUBMISSÕES DE TRABALHO FORAM PRORROGADAS PARA O DIA 28/02/2024

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Goiabeiras

Lappetro

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}