O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores, lideranças comunitárias, atores governamentais e organizações não governamentais, entre outros, para oportunizar a apresentação e discussão de ações dos diferentes atores no âmbito do Instituto Amazônico do Mercúrio (IAMER), que compõe uma rede integrada por instituições públicas amazônicas comprometidas para o desenvolvimento e apoio de soluções realistas e eficazes perante a presença do mercúrio na Amazônia. Na ocasião, está previsto atingir metas adicionais como a assinatura do Termo de Compromisso IAMER 2026-2030, entre outras.