O II Encontro Nacional para a Década Internacional das Línguas Indígenas será realizado entre os dias de 26 a 30 de agosto de 2025, na Terra Indígena Buriti, município de Dois Irmão/MS, conforme deliberado no I Encontro realizado em 2023 em Manaus/AM.
O evento é uma ação do Plano Nacional para da Década das Línguas Indígenas DILI (2022-2032), elaborado pelo GT Nacional para a DILI em 2021, tendo como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de políticas das línguas no âmbito linguístico, cultural, educacional e social visando a garantia do direito linguísticos dos Povos Indígenas. O tema escolhido, No chão do território a língua espírito refloresta mentes, reflete a importância da conexão com o território por meio do cordão umbilical, o espírito da língua, pelo qual os nossos ancestrais estão presentes com todos os seus saberes, conectados com os territórios e que fazem povos indígenas respeitarem o chão do território.
Essa conexão permite, nesse território, falar na sua própria língua indígena, fazendo a mensagem chegar ao coração e ao entendimento, e assim chegar ao seu verdadeiro propósito: reflorestar mentes, seja ela nas línguas indígenas de sinais, nas línguas indígenas orais ou no português falado pelos povos indígenas (Braslind).
As atividades propostas para o evento são: mesa-redonda de debate sobre o tema; oficinas que proporcionarão a troca de experiências sobre projetos de revitalização e retomadas de línguas indígenas; grupos de trabalho que discutirão e apresentarão propostas a respeito do tema; e plenárias de discussão e de deliberação sobre as propostas elaboradas nos grupos de trabalho.
Contato: decadalinguasindigenas2@gmail.com.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O EVENTO
Aeroporto mais próximo: Campo Grande/MS;
Haverá traslado do aeroporto até a aldeia, que fica no município de Dois Irmãos/MS. A Comissão Organizadora precisa ser avisada dos horários de chegada: decadalinguasindigenas2@gmail.com;
O evento será em formato de acampamento. Portanto é necessário levar barracas e colchonetes;
A alimentação será por conta da organização do evento;
O município de Dois Irmãos fica a cerca de 30 minutos da aldeia. Há hospedagens no município para quem preferir ficar instalado na cidade: Pousada Aconchego, Acácia Hotel e Hotel Por do Sol. A hospedagem na cidade será por conta de quem desejar ficar lá, assim como o deslocamento da cidade até a aldeia Buriti nos dias do evento.
Arte elaborada especialmente para o evento pela artista plástica do povo marajuara CarlaYyapoti.
Em breve, abriremos as inscrições e mais informações!
Nada para nós, sem nós!