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É por meio do pagamento da filiação que se mantém a sua associação. É importante estar com a filiação paga, uma vez que a partir dela, você Fortalece a SBEM como uma sociedade científica e tem direito a desconto na inscrição de eventos promovido pela SBEM.
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
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Eixo 1 - Recursos Didáticos para Educação Matemática e Formação e divulgação científica - Feiras de Matemática e Espaços não formais de ensino e de aprendizagem.
Ementa: Este eixo contempla estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Este eixo contempla ainda, trabalhos sobre as vivências, experiências, história e processos de gestão, de orientação e de avaliação de Feiras de Matemática. Feiras como processos educativos, científicos e culturais, que envolvam estudantes da Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professoras e professores das instituições de todas as redes de ensino. Feiras de Matemática como espaço de formação docente e discente, diante do processo civilizatório contemporâneo
Eixo 2 - Práticas inclusivas em Educação Matemática.
Ementa: Os estudos apresentados neste eixo levam em consideração: os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática daquelas e daqueles historicamente marginalizadas e marginalizados no contexto escolar; implicações de práticas e teorias que envolvam a inclusão para o currículo, planejamento e avaliação, desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como deficiência, diferença, igualdade, equidade e justiça social, além de discussões sobre políticas públicas na e para a Educação Matemática Inclusiva. O eixo trata de pesquisas e relatos de experiências concluídas ou em andamento, de pesquisadoras e pesquisadores e/ou professoras e professores da Educação Básica, que abordem questões relacionadas aos conceitos de diferença e inclusão associados à Educação Matemática, assim como aos modelos de normalidade historicamente construídos (deficiências, estudantes hospitalizados, população negra, indígena, LGBTQIA+, entre outros), práticas escolares inclusivas, formação inicial e continuada de professores e professoras na perspectiva inclusiva.
Eixo 3 – Etnomatemática e Cultura
Ementa: Este eixo tem como foco a Educação Matemática que se realiza em espaços escolares e não escolares, examinada em suas articulações com questões relativas à etnomatemática e à diversidade cultural. Problematiza a Educação Matemática em seus mais amplos aspectos: filosóficos, sociológicos, antropológicos, psicológicos e históricos, entre outros, cabendo, pois, estudos ligados à etnomatemática, suas dimensões, aprendizagem significativa e à educação crítica. Compreende aprender e ensinar matemáticas, produzir e compartilhar matemáticas, na escola ou em outros espaços, implicados em múltiplos processos de subjetivação.
Eixo 4 - Tecnologias digitais em Educação Matemática
Ementa: Este eixo tem como foco estudos e experiências que abordem o papel e o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática, nos diferentes níveis de ensino e modalidades educacionais. Trabalhos que analisem o papel e o uso de softwares, applets, aplicativos, tecnologias móveis, jogos digitais, redes e mídias sociais e outros recursos tecnológicos em contextos educacionais.
Eixo 5 - Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.
No tocante à formação inicial, este eixo aborda pesquisas e relatos de experiências acerca da formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática e contempla Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. As temáticas envolvem, entre outros aspectos, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica, vinculação entre formação específica e formação didático-pedagógica e entre práticas formativas e práticas profissionais.
Em relação à formação continuada, neste eixo, objetiva-se promover a interlocução sobre diferentes temáticas vinculadas à formação continuada de professores e professoras que ensinam matemática entre pesquisadoras, pesquisadores, professores e professoras do Ensino Superior e da Educação Básica e acadêmicos e acadêmicas dos cursos que formam professores e professoras que ensinam matemática. Essa interlocução, juntamente com o debate, a socialização e a divulgação de pesquisas e experiências fortalecem os processos de formação e da prática pedagógica e contribuem para a ampliação do campo de investigação na Educação Matemática. As temáticas que serão abordadas no eixo envolvem, entre outros aspectos, questões curriculares; políticas públicas; desenvolvimento e identidade profissional; profissionalidade e profissionalização docente; elaboração de materiais didáticos; programas e projetos colaborativos; parcerias entre instituições; saberes docentes para o exercício da profissão, entre outras.