II Encontro Amazonense de Educação Matemática: Saberes e práticas docentes para o ensino da Matemática

II Encontro Amazonense de Educação Matemática: Saberes e práticas docentes para o ensino da Matemática

presencial Instituto de Ciências Exatas - ICE - Manaus - Amazonas - Brasil

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Evento online

I COBPIT - Congresso Brasileiro de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Práticas e Pedagógicas

Quinta-Feira, 18 de Julho

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

7° Congresso Brasileiro de Etnomatemática - 7CBEm

Terça-Feira, 17 de Setembro

Macapá, AP

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Sobre o evento

O Encontro Amazonense de Educação Matemática (EAEM), promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Amazonas (SBEM-AM), destaca-se como o evento mais relevante do Amazonas na área. Ele congrega professores da Educação Básica, docentes e estudantes das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia, além de pesquisadores e pós-graduandos. O propósito do EAEM é promover debates, apresentar tendências inovadoras e divulgar pesquisas que enriqueçam o campo da Educação Matemática. O evento é estruturado em torno de temas de pesquisa de alguns dos 16 Grupos de Trabalho (GTs) da SBEM, que são formados por pesquisadores de várias regiões do Brasil. Estes GTs exploram tópicos e diretrizes de pesquisa pertinentes a área de Educação Matemática. O EAEM tem como meta reunir um vasto número de especialistas e pesquisadores para compartilhar saberes, discutir progressos e desafios no ensino matemático, por meio de comunicações científicas, relatos, pôsteres e grupos de discussão. O evento ainda apresenta palestras e mesas redondas que abordam temas importantes para a Educação Matemática, enfatizando a ligação entre teoria e prática. Busca-se uma maior aproximação das investigações ao ambiente escolar, para que os achados científicos possam impactar positivamente a Educação e as políticas públicas nacionais relacionadas à Educação Matemática.

Seja Sócio da SBEM

Professora, Professor, Estudante, Pesquisador e Pesquisadora que educam pela Matemática e, a partir dela, produzem conhecimento. Convidamos a associar-se ou a pagar sua anuidade 2024 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Para isso, preencha a Ficha de Filiação (https://www.sbem.com.br/ficha.html).
É por meio do pagamento da filiação que se mantém a sua associação. É importante estar com a filiação paga, uma vez que a partir dela, você Fortalece a SBEM como uma sociedade científica e tem direito a desconto na inscrição de eventos promovido pela SBEM. 

Sociedade Brasileira de Educação Matemática
https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/a-sociedade

Inscrições

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Eixos Temáticos

Eixo 1 - Recursos Didáticos para Educação Matemática e Formação e divulgação científica - Feiras de Matemática e Espaços não formais de ensino e de aprendizagem.

Ementa: Este eixo contempla estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Este eixo contempla ainda, trabalhos sobre as vivências, experiências, história e processos de gestão, de orientação e de avaliação de Feiras de Matemática. Feiras como processos educativos, científicos e culturais, que envolvam estudantes da Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professoras e professores das instituições de todas as redes de ensino. Feiras de Matemática como espaço de formação docente e discente, diante do processo civilizatório contemporâneo


Eixo 2 - Práticas inclusivas em Educação Matemática.

Ementa: Os estudos apresentados neste eixo levam em consideração: os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática daquelas e daqueles historicamente marginalizadas e marginalizados no contexto escolar; implicações de práticas e teorias que envolvam a inclusão para o currículo, planejamento e avaliação, desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como deficiência, diferença, igualdade, equidade e justiça social, além de discussões sobre políticas públicas na e para a Educação Matemática Inclusiva. O eixo trata de pesquisas e relatos de experiências concluídas ou em andamento, de pesquisadoras e pesquisadores e/ou professoras e professores da Educação Básica, que abordem questões relacionadas aos conceitos de diferença e inclusão associados à Educação Matemática, assim como aos modelos de normalidade historicamente construídos (deficiências, estudantes hospitalizados, população negra, indígena, LGBTQIA+, entre outros), práticas escolares inclusivas, formação inicial e continuada de professores e professoras na perspectiva inclusiva.


Eixo 3 – Etnomatemática e Cultura

Ementa: Este eixo tem como foco a Educação Matemática que se realiza em espaços escolares e não escolares, examinada em suas articulações com questões relativas à etnomatemática e à diversidade cultural. Problematiza a Educação Matemática em seus mais amplos aspectos: filosóficos, sociológicos, antropológicos, psicológicos e históricos, entre outros, cabendo, pois, estudos ligados à etnomatemática, suas dimensões, aprendizagem significativa e à educação crítica. Compreende aprender e ensinar matemáticas, produzir e compartilhar matemáticas, na escola ou em outros espaços, implicados em múltiplos processos de subjetivação.


Eixo 4 - Tecnologias digitais em Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem como foco estudos e experiências que abordem o papel e o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática, nos diferentes níveis de ensino e modalidades educacionais. Trabalhos que analisem o papel e o uso de softwares, applets, aplicativos, tecnologias móveis, jogos digitais, redes e mídias sociais e outros recursos tecnológicos em contextos educacionais.


Eixo 5 - Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

No tocante à formação inicial, este eixo aborda pesquisas e relatos de experiências acerca da formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática e contempla Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. As temáticas envolvem, entre outros aspectos, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica, vinculação entre formação específica e formação didático-pedagógica e entre práticas formativas e práticas profissionais.

Em relação à formação continuada, neste eixo, objetiva-se promover a interlocução sobre diferentes temáticas vinculadas à formação continuada de professores e professoras que ensinam matemática entre pesquisadoras, pesquisadores, professores e professoras do Ensino Superior e da Educação Básica e acadêmicos e acadêmicas dos cursos que formam professores e professoras que ensinam matemática. Essa interlocução, juntamente com o debate, a socialização e a divulgação de pesquisas e experiências fortalecem os processos de formação e da prática pedagógica e contribuem para a ampliação do campo de investigação na Educação Matemática. As temáticas que serão abordadas no eixo envolvem, entre outros aspectos, questões curriculares; políticas públicas; desenvolvimento e identidade profissional; profissionalidade e profissionalização docente; elaboração de materiais didáticos; programas e projetos colaborativos; parcerias entre instituições; saberes docentes para o exercício da profissão, entre outras.

Submissões

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Atividades

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Calendar

Calendário


AtividadePeríodo
Inscrições
1 de janeiro a 3 de junho de 2024
Submissões dos trabalhos
15 de janeiro a 30 de abril de 2024 
Avaliação das submissões
15 de março a 3 de maio de 2024
Divulgação dos trabalhos aceitos
4 de maio de 2024
Realização do evento
3 a 7 de junho de 2024

Palestrantes

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Local do Evento

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