II ENAC - ENCONTRO ACADÊMICO INTEGRADO

II ENAC - ENCONTRO ACADÊMICO INTEGRADO

online IFPA - Campus Altamira - Altamira - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O II Encontro Acadêmico Integrado - ENAC é um evento multidisciplinar que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no IFPA campus Altamira. Este evento contempla ações de Ensino, Pesquisa e Extensão promovidas pelo IFPA Campus Altamira e outras instituições, seja de ensino e/ou pesquisa

Neste ano, o evento terá abrangência nacional e abordará o tema "Racismo Ambiental: diálogos sobre educação, justiça ambiental e cultura". Será aberto à comunidade externa, que terá a oportunidade de apresentar trabalhos em formato de pôster, comunicação oral e vídeo além de publicá-los nos anais do evento em forma de e-book.

O encontro contará com a presença de pesquisadores e lideranças comunitárias, que contribuirão nas discussões por meio de conferências, rodas de conversa e palestras. Além disso, haverá oficinas e minicursos que abrangem diferentes temas, exposições artísticas e culturais (vídeos, pinturas, fotografias e outros) e opções de lazer, tornando o evento dinâmico e concedendo-lhe um elevado grau de impacto acadêmico, cultural e social.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

Orientação para os apresentadores

CHAMADA PARA SUBMISSÃO?

As submissões para o II ENAC devem ser feitas utilizando o Modelo de submissão no formato de resumo expandido, que devem ser submetidos exclusivamente em formato digital, em arquivos PDF, através do próprio site de submissão do evento. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quais quer informações que possam identificá-los no resumo expandido, bem como nomes e instituição de ensino as quais estejam vinculados. Resumos expandidos que não seguirem esta recomendação serão excluídos do processo de revisão.

Para submeter trabalhos na categoria de Resumo Expandido. O(a) autor(a) deverá utilizar o template:

Template Resumo expandido

Um mesmo autor poderá submeter até três resumos expandidos, com limite de quatro coautoria.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

As apresentações  serão nas modalidades "Comunicação Oral" , "Banner" e “Vídeos” 

Comunicação oral 

* Será determinado hora e data das apresentações conforme programação do evento. A organização se responsabilizará apenas pelo data show. Neste caso, o apresentador ficará responsável pelo computador e afins.

Banner

Os resumos expandidos que forem aprovados para serem apresentados na forma de banner, terão a confecção de inteira responsabilidade dos autores e deverão elaborá-lo de acordo com modelo abaixo:

Modelo Banner

Vídeos

A apresentação em vídeo deverá ter duração de no máximo 5 minutos.

O vídeo poderá ser somente com apresentação do slide, também poderá ser somente com o rosto do apresentador ou a inclusão do slide e rosto.

No inicio do vídeo deve constar o nome do evento "II ENAC - Encontro Acadêmico Integrado", Título do Trabalho e Nome dos Autores. 

O vídeo deverá ser upado no Youtube e enviar o link para o e-mail comitecientifico.alt@ifpa.edu.br com Assunto do e-mail: "Vídeo II ENAC" até o dia 08.12.2023. 

Corpo do e-mail: nome completo, título do trabalho, contato de telefone e anexar o resumo aprovado em pdf

Atenção: o Vídeo deve estar disponível para o público. 

CRONOGRAMA


ATENÇÃO

Os trabalhos aprovados com ressalvas deverão ser enviados a versão final para o email: pesquisa.altamira@ifpa.edu.br até o dia 04 de dezembro de 2023 para publicação. com o assunto "versão Final" 

APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

A Coordenação da Comissão Científica torna público o RESULTADO FINAL dos resumos expandidos para apresentação de trabalhos no II ENAC que ocorrerá de 13 a 15 de dezembro de 2023 no IFPA campus Altamira, distribuídos nas modalidades de vídeo, comunicação oral e banner.

Confira no link: https://drive.google.com/file/d/1QteFuCCc4s6KQdMnRaR8LqyAkCXkJXBJ/view?usp=sharing


I Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia

Do Campo à Mesa

Coordenadora: Karlyene S. da Rocha

Relevo em cotas altimétricas de perímetro urbano da Cidade de Altamira-PA.

Coordenador: Milton José de Paula

Confecção de experimentos de física com materiais alternativos

Coordenador: Adson Felipe M. R. da Silva

Concreto permeável para pavimentação

Coordenadores: Wendel M. P. de Araújo

Francisco de Souza Salgado Neto 

Filtro para reutilização de águas cinzas

Coordenadores: Wendel M. P. de Araújo

Francisco de Souza Salgado Neto

Comportamento de estruturas com kit mola

Coordenadores: Francisco de Souza Salgado Neto 

Wendel M. P. da Silva

Museu da diversidade

Coordenadora: Flávia Veras 

Crises Ambientais

Coordenadora: Rafaely Sabbá

 LaBoTec: juntos por um futuro sustentável

Coordenadores: Laísa Maria de R. Castro

Cultivo hidropônico de plantas 

Coordenadores: Valdeides M. Lima

Desafio Tecnológico - Batalha de Robôs

     CHAMADA PARA O DESAFIO TECNOLÓGICO - BATALHA DE ROBÔS

O desafio compreende a avaliação de um robô fabricado com poucos componentes eletrônicos e materiais recicláveis facilmente disponíveis. O robô não precisará dispor de uma tecnologia com elevado grau de sofisticação, mas deverá realizar movimentos direcionados por um controle remoto artesanal, com um circuito eletrônico básico para transmissão de movimento simples e de fácil implementação. O objetivo do concurso é estimular a comunidade interna do IFPA a desenvolverem robôs móveis, sendo um incentivo às trocas de experiências e preparação para competições futuras relativas à robótica

Para competir o desafio "Batalha de Robôs" clique na chamada abaixo:

          CHAMADA PARA O DESAFIO TECNOLÓGICO - BATALHA DE ROBÔS

Regulamento: https://drive.google.com/file/d/19rjVqW-HrNpVMP3vy95ASQBvFP3gsObW/view?usp=sharing

Ficha de Inscrição: https://docs.google.com/document/d/1Lr_u6yc8uqMh_Ow6WsEBRqxjqmwXUlM9/edit?usp=sharing&ouid=110640487539960523862&rtpof=true&sd=true

Submissões e Seleção

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissão Organizadora

Coordenação Geral 

Leandro Machado Ferreira

Coordenação da Comissão Científica

Silvia Cristina Pereira Baena. 

Lívia Oliveira Bezerra da Costa 

Ailton Lopes de Sousa 

Coordenação da Comissão de Acessibilidade 

Daniel de Oliveira Ferraz

Coordenação da Comissão de Marketing e Comunicação

Alanderson Ramos de Melo

Coordenação da Comissão de Cultura

Leandro Machado Ferreira

Coordenação da Comissão de Logística

Jorge Cleber Pereira da Silva 

Evandro Lopes dos Santos Junior.

Coordenação da Comissão de Produção

Francisco de Souza Salgado Neto

Coordenação da Comissão de Credenciamento

Lívia Oliveira Bezerra da Costa 

Silvia Cristina Pereira Baena.

Coordenação da Comissão de Apresentação de Trabalhos Científicos

Laísa Maria de Resende Castro 

Larici Keli Rocha Moreira

Coordenação da Comissão da I Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação.

Karlyene Sousa da Rocha

Coordenação da Comissão de Finanças

Roberto Oliveira da Silva

Coordenação da Comissão de Ofícios e Convites

Nelson de Lima Ribeiro Filho 

Antônio Eduardo Sena de Lucena

Coordenação da Comissão de Oficinas e Minicursos

Luiz Carlos dos Santos Leite

Coordenação da Comissão de Programação do Evento

Francisco Willame de Morais Filho 

Realização










{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}