II Congresso On-line de Reabilitação Multiprofissional - AUTISMO - @REABILITAMULTI

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Autismo - Horizontes Azuis: Crescer, viver e existir no espectro

🗓️ Data: 06 a 08 de novembro de 2025
🎓 Certificação: 60 horas + 10 horas de minicursos (Certificado Digital)
📊 Apresentação de Trabalhos: Exposição Virtual de Pôster Digital
📝 Publicação na Revista Práxis em Saúde: Resumos Expandido


O II Reabilitamulti Autismo surge com a missão de fortalecer o cuidado interdisciplinar voltado para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que um evento, é um movimento que promove a escuta sensível, o olhar humanizado e ações concretas, visando a inclusão, o desenvolvimento e a autonomia das pessoas com TEA em todas as fases da vida.

Com uma abordagem multiprofissional e um foco nas práticas clínicas, educacionais e sociais, o congresso reúne profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas da saúde, educação e assistência social. Seu objetivo é criar um espaço de diálogo entre teoria e prática, estimulando a construção coletiva de saberes e estratégias inovadoras para a reabilitação e inclusão de indivíduos com TEA.


📚 Certificação e Benefícios

🎓 Certificado Nacional de 60 horas + 10 horas de minicursos, válido para:
✔️ Atividades complementares em cursos da área da saúde, educação e humanas
✔️ Processos seletivos de residências, pós-graduações, concursos e bolsas
✔️ Atualização profissional para quem atua no cuidado de pessoas com autismo e suas famílias


📢 Submissão de Trabalhos Científicos

✔️ Resumos Expandidos sobre práticas, pesquisas e experiências em autismo
✔️ Publicação garantida 
🏅 Menção Honrosa aos melhores trabalhos avaliados pela comissão científica


🎯 Público-Alvo

🔹 Profissionais da saúde e da educação: psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos, psiquiatras, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, entre outros
🔹 Estudantes de graduação e pós-graduação
🔹 Residentes multiprofissionais e educacionais
🔹 Famílias, cuidadores, gestores públicos e pesquisadores


📌 Programação

🔹 Exposição Virtual de Pôster Digital – Trabalhos aprovados serão disponibilizados em uma galeria virtual acessível durante todo o evento. Não haverá apresentação oral, permitindo uma leitura dinâmica e inclusiva do conteúdo científico.

🔹 Palestras Temáticas – Especialistas de diversas áreas debatem desafios e estratégias no cuidado à pessoa com TEA: desenvolvimento, inclusão escolar, saúde mental, práticas familiares e políticas públicas.

🔹 Minicursos Práticos – Técnicas e ferramentas para atuação multiprofissional com foco em avaliação, intervenção, comunicação alternativa, escuta familiar e práticas baseadas em evidências.


💻 Acesso Exclusivo

✔️ Assista a todas as atividades por até 30 dias após o evento
✔️ 100% online, acessível e interativo
✔️ Participe de onde estiver e viva uma experiência formativa que une ciência, sensibilidade e transformação social


🚀 Garanta sua vaga no REABILITAMULTI AUTISMO 2025 e fortaleça sua atuação no cuidado à pessoa com TEA, com ética, afeto e compromisso social!

Convidados

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Atividades

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Calendar

Gratuidade no II REABILITAMULTI para Autistas, Pais e Cuidadores

Pais, mães, cuidadores e pessoas autistas têm direito à gratuidade no congresso, mediante comprovação.

Para solicitar, envie para o e-mail ergueravozprojeto@gmail.com uma cópia ou foto do laudo médico ou uma declaração da escola, ONG ou instituição que comprove o acompanhamento da criança ou pessoa com TEA.

📝 Observação: É necessário ter vínculo com escola pública, associação de pais ou instituições de apoio a autistas.

Após a análise da documentação, você receberá no e-mail o link para realizar sua inscrição gratuita.

💙 Aproveita e segue a gente no Instagram 👉 @reabilitamulti para acompanhar todas as novidades!

Submissões

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EDITAIS II REABILITAMULTI

MODELO OFICIAL E-PÔSTER - CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TRABALHOS CORRIGIDOS E E-PÔSTER - CLIQUE AQUI

LISTA FINAL DE TRABALHOS APROVADOS
Além da ABA: contribuições das abordagens humanistas no cuidado do transtorno do espectro autista.
AS CORES DO ESPECTRO: REFLEXÕES DE UMA MULHER COM DIAGNÓSTICO TARDIO
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADA A CRIANÇAS COM TEA
ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO INTEGRAL E PERSONALIZADO PARA O SUJEITO COM TEA
A Terapia Assistida por Animais no desenvolvimento de crianças com autismo: achados de uma revisão integrativa e experiências de campo
O CUIDADO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM SAICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA EM ACAMPAMENTO DE VERÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CONSOLIDAÇÃO DE UM MODELO AMAZÔNICO DE REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL DE PORTO TROMBETAS -PA
CUIDADO E INTERVENÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA AUDITIVA
CUIDADOS E INTERVENÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: A INTERVENÇÃO PRECOCE COMO PILAR NO TRATAMENTO DO AUTISMO
EFEITOS DA HIPOTERAPIA NA FUNÇÃO MOTORA GROSSA E ASPECTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTISMO: VIVÊNCIAS NA REDE PÚBLICA A PARTIR DO OLHAR DA PSICOLOGIA
EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL E JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO MOTOR E ENGAJAMENTO TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
ENTRE O FAZER E O APRENDER: O ATO DE COMPRAR COMO MEDIAÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL NA AMAZÔNIA
ENTRE O SAGRADO E O DESEJO: SEXUALIDADE, ESPIRITUALIDADE E AUTISMO EM COMUNIDADES INDÍGENAS
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS EM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
INTERVENÇÕES EM PRAGMÁTICA NO TEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
MULHERES AUTISTAS E O MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS DA INCLUSÃO, INVISIBILIDADE E DIAGNÓSTICO TARDIO
O PAPEL DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TEA
O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL NA REGULAÇÃO SENSORIAL DE CRIANÇAS COM TEA NA AMAZÔNIA
PARENTALIDADE ATÍPICA, MATERNIDADE E ESCRITA POÉTICA: ENTRE A RESISTÊNCIA E A ELABORAÇÃO SUBJETIVA
PARENTALIDADE ATÍPICA E DESIGUALDADE SOCIAL: OS DESAFIOS DE PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E ESTIMULAÇÃO NÃO INVASIVA NO AUTISMO: UMA REVISÃO SOBRE NEUROMODULAÇÃO E COGNIÇÃO SOCIAL
SAÚDE MENTAL MATERNA APÓS NASCIMENTO PREMATURO: RISCO DE DEPRESSÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
SERVIÇO ASSISTIDO POR ANIMAIS NA FONOAUDIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA REABILITAÇÃO COMUNICATIVA DE CRIANÇAS COM TEA: EXPERIÊNCIA COM O SISTEMA PODD
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E HABILIDADES SOCIAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA DA LITERATURA

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EDITAL DE MONITORIA 01/2025

EDITAL 2/2025 - SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS - REVISTA PRAXIS EM SAÚDE

Perguntas frequentes

🖥️ 1. Como funciona o II Reabilitamulti?

O Reabilitamulti é 100% online! Você pode participar de qualquer lugar com acesso à internet. No dia do evento, você receberá por e-mail um link exclusivo para a sala de transmissão. Tudo simples, direto e acessível.


📜 2. Vai ter certificado? Ele conta como horas complementares na graduação?

Sim! Todos os participantes recebem:

Certificado de Participação com 60 horas

Certificados dos Minicursos (10 horas adicionais)

Os certificados serão enviados por e-mail até 7 dias após o evento e são válidos como horas complementares. Incluem todas as informações importantes: nome do evento, carga horária e data.


⏯️ 3. Não posso assistir ao vivo. E agora?

Sem problemas! As palestras ficarão disponíveis por 30 dias após o evento, para você assistir quando quiser. Flexibilidade total para quem tem a agenda cheia!


📚 4. Posso enviar trabalhos para o congresso?

Sim! Aceitamos resumos expandidos conforme o edital de submissão. Os trabalhos aprovados serão publicados na revista Praxis em Saúde e apresentados como Pôsteres Digitais.


🖼️ 5. Como será a apresentação dos pôsteres digitais?

Não precisa se preocupar com apresentação oral! Os pôsteres aprovados ficarão disponíveis em uma galeria virtual exclusiva, acessível durante os três dias do congresso.


💰 6. Quanto custa participar?

Valores do 1º lote (válido até 30/09):

🎓 R$ 60,00 – Estudantes de graduação

👩‍⚕️ R$ 70,00 – Profissionais

💡 Descontos para Grupos (a partir de 6 pessoas):

👥 Grupo de Estudantes: R$ 45,00 por pessoa

👥 Grupo de Profissionais: R$ 49,00 por pessoa


🎁 7. O que está incluso na inscrição?

Ao se inscrever, você garante:

Acesso completo a todas as atividades online (palestras, mesas-redondas e mais)

Participação em minicursos

Possibilidade de submissão de trabalhos (com taxa adicional de R$ 67,00)

Certificados de participação + minicursos


Apoio

Resultado Oficial – Monitores Aprovados

É com grande alegria que anunciamos os(as) estudantes aprovados(as) para atuarem como monitores(as) em nossas atividades acadêmicas! 👏📚

Agradecemos a todos(as) os(as) inscritos(as) pelo interesse, dedicação e entusiasmo demonstrados ao longo do processo. Aos aprovados, desejamos uma jornada de muito aprendizado, crescimento e contribuição para a formação de seus colegas.

📝 Lista de Aprovados:

📘 Adquira o livro da Dra. Sônia Sellin - Fonoaudiologia, criança e família: cenas clínicas cotidianas

CLIQUE AQUI: https://editoraappris.com.br/produto/fonaudiologia-crianca-e-familia-cenas-clinicas-cotidianas/?srsltid=AfmBOopvOfDiyt2V1Gy-M_84kHThP3ia-urmBeHk14Ye95r-Ta4RpJoV

O livro Fonoaudiologia, criança e família: cenas clínicas cotidianas, de autoria da Dra. Sônia, é uma leitura essencial para fonoaudiólogos e demais profissionais que atuam com crianças. A obra propõe uma reflexão profunda sobre a participação da família na prática clínica cotidiana e sobre o raciocínio clínico necessário para compreender o que a criança manifesta em seu processo de desenvolvimento.

Com base em experiências reais e análises teóricas consistentes, a autora enfatiza que a primeira infância é o período mais crucial do neurodesenvolvimento — momento em que se constitui a criança ouvinte como sujeito criativo, psíquico e social. Essa perspectiva é fundamental para compreender questões relacionadas a:

  • Atenção (TDAH);

  • Consciência fonológica (processamento auditivo, leitura, escrita e Dislexia);

  • Cognição (dificuldades de aprendizagem funcional e deficiência intelectual);

  • Fala (Apraxia de Fala Infantil/AFI);

  • Linguagem (TDL, TEA, transtornos psiquiátricos, entre outros).

A obra ressalta que os diagnósticos infantis não surgem aleatoriamente nem são, necessariamente, definitivos. Muitas vezes, refletem trajetórias nas quais fatores importantes foram negligenciados ou não observados. Por isso, o livro convida famílias e profissionais a repensarem seus olhares, reconhecendo que cada criança traz uma história única de desenvolvimento e cuidado.

Ao privilegiar os eixos Pré-escola/Escola, Família e Saúde, a autora oferece uma abordagem interdisciplinar que atravessa interpretações possíveis sobre fala, linguagem, aprendizagem, leitura e escrita — aspectos essenciais na reabilitação e no acompanhamento infantil.

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