II Congresso de Alfabetização de Marituba

II Congresso de Alfabetização de Marituba

presencial Escola M. E. F. Cora Tereza S. Rocha - Marituba - Pará - Brasil

Congresso de Alfabetização de Marituba - COAMA


ATENÇÃO!

Prazo para submissão de trabalhos prorrogado até dia 15/07/2025.



O II Congresso de Alfabetização de Marituba (COAMA) é um espaço de diálogo e formação voltado a educadores e pesquisadores comprometidos com os processos de alfabetização. O evento destaca a alfabetização como eixo de inclusão social e propõe o fortalecimento de práticas pedagógicas que considerem as realidades amazônicas.

Com foco nas experiências do ciclo de alfabetização (Pré-II ao 3º ano do Ensino Fundamental) e da 1ª etapa da EJA, o congresso busca integrar práticas sustentáveis, saberes tradicionais e valorização cultural, promovendo uma educação contextualizada e transformadora.

Organizado pela SEMED Marituba, o COAMA pretende unir professores, gestores, acadêmicos e demais agentes educacionais em torno da construção de uma educação crítica, emancipadora e ambientalmente consciente.

  • Objetivo Geral:
Integrar práticas de alfabetização com saberes tradicionais amazônicos, promovendo uma educação culturalmente relevante e sustentável.

  • Público-Alvo:
Professores da rede municipal (Pré-II ao 3º ano e EJA), profissionais da educação, estudantes e pesquisadores interessados na alfabetização e na educação amazônica.

  • LINHAS DE TRABALHO

a) Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização

Este eixo propõe a reflexão sobre o uso de jogos e atividades lúdicas como estratégias pedagógicas no processo de alfabetização. São bem-vindos trabalhos que investiguem ou relatem práticas em que brincadeiras tradicionais e contemporâneas são adaptadas para desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma significativa e prazerosa. Exemplos incluem jogos voltados à consciência fonológica, atividades com rimas e aliterações, jogos de tabuleiro adaptados para o reconhecimento de letras, formação de palavras, entre outros recursos.

 

b) O Programa Alfabetiza Pará: Impactos e Desafios na Amazônia Paraense

Este eixo contempla análises e experiências relacionadas à implementação do Programa Alfabetiza Pará no contexto amazônico. Abrange estudos sobre adaptações metodológicas frente às especificidades regionais, desafios logísticos, formação continuada de professores alfabetizadores, estratégias de avaliação e impactos observados nas práticas pedagógicas. São incentivadas submissões que apresentem estudos comparativos, dados empíricos, relatos de experiência e propostas de aprimoramento do programa com base nas realidades socioculturais da Amazônia Paraense.

 

c) Interdisciplinaridade e Cultura na Região Norte

Este eixo discute propostas pedagógicas interdisciplinares que integrem elementos culturais da Região Norte ao processo de alfabetização. Enquadram-se aqui trabalhos que utilizem manifestações artísticas, saberes populares, literatura regional, culinária típica, festas tradicionais e outros aspectos do patrimônio cultural amazônico como instrumentos para o ensino da leitura e da escrita. Serão valorizadas propostas que demonstrem como a valorização da identidade cultural local contribui para o engajamento dos estudantes e a construção de saberes significativos.

 

d) Práticas de Alfabetização para a Diversidade e Inclusão

Este eixo tem como foco metodologias, estratégias e recursos pedagógicos voltados à promoção da equidade no processo de alfabetização, respeitando as especificidades de cada estudante. Abrange trabalhos sobre práticas inclusivas para estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem, altas habilidades/superdotação, bem como abordagens culturalmente sensíveis direcionadas a comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas. São aceitos relatos de experiência, estudos de caso e propostas metodológicas que promovam o direito à alfabetização para todos.

 

e) Alfabetização e Narrativas Orais Amazônicas

Este eixo aborda a utilização das narrativas orais da Amazônia — como lendas, mitos, contos populares e "causos" — como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Estão incluídos trabalhos que empregam o patrimônio imaterial da região como ponte entre a oralidade e a escrita, valorizando os saberes ancestrais enquanto se desenvolvem competências de letramento. São especialmente bem-vindas propostas que apresentem formas de registro, adaptação e uso didático dessas narrativas em sala de aula, contribuindo simultaneamente para a preservação cultural e a aprendizagem da leitura e escrita.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Escola Municipal de Ensino Fundamental Cora Tereza Silva Rocha

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}