ATENÇÃO!
Prazo para submissão de trabalhos prorrogado até dia 15/07/2025.
O II Congresso de Alfabetização de Marituba (COAMA) é um espaço de diálogo e formação voltado a educadores e pesquisadores comprometidos com os processos de alfabetização. O evento destaca a alfabetização como eixo de inclusão social e propõe o fortalecimento de práticas pedagógicas que considerem as realidades amazônicas.
Com foco nas experiências do ciclo de alfabetização (Pré-II ao 3º ano do Ensino Fundamental) e da 1ª etapa da EJA, o congresso busca integrar práticas sustentáveis, saberes tradicionais e valorização cultural, promovendo uma educação contextualizada e transformadora.
Organizado pela SEMED Marituba, o COAMA pretende unir professores, gestores, acadêmicos e demais agentes educacionais em torno da construção de uma educação crítica, emancipadora e ambientalmente consciente.
- Objetivo Geral:
- Público-Alvo:
- LINHAS DE TRABALHO
a) Jogos e Brincadeiras no
Processo de Alfabetização
Este eixo propõe a reflexão sobre o uso de
jogos e atividades lúdicas como estratégias pedagógicas no processo de
alfabetização. São bem-vindos trabalhos que investiguem ou relatem práticas em
que brincadeiras tradicionais e contemporâneas são adaptadas para desenvolver
habilidades de leitura e escrita de forma significativa e prazerosa. Exemplos
incluem jogos voltados à consciência fonológica, atividades com rimas e
aliterações, jogos de tabuleiro adaptados para o reconhecimento de letras,
formação de palavras, entre outros recursos.
b) O Programa Alfabetiza
Pará: Impactos e Desafios na Amazônia Paraense
Este eixo contempla análises e experiências
relacionadas à implementação do Programa Alfabetiza Pará no contexto amazônico.
Abrange estudos sobre adaptações metodológicas frente às especificidades
regionais, desafios logísticos, formação continuada de professores
alfabetizadores, estratégias de avaliação e impactos observados nas práticas
pedagógicas. São incentivadas submissões que apresentem estudos comparativos,
dados empíricos, relatos de experiência e propostas de aprimoramento do
programa com base nas realidades socioculturais da Amazônia Paraense.
c) Interdisciplinaridade e
Cultura na Região Norte
Este eixo discute propostas pedagógicas
interdisciplinares que integrem elementos culturais da Região Norte ao processo
de alfabetização. Enquadram-se aqui trabalhos que utilizem manifestações
artísticas, saberes populares, literatura regional, culinária típica, festas
tradicionais e outros aspectos do patrimônio cultural amazônico como
instrumentos para o ensino da leitura e da escrita. Serão valorizadas propostas
que demonstrem como a valorização da identidade cultural local contribui para o
engajamento dos estudantes e a construção de saberes significativos.
d) Práticas de Alfabetização
para a Diversidade e Inclusão
Este eixo tem como foco metodologias,
estratégias e recursos pedagógicos voltados à promoção da equidade no processo
de alfabetização, respeitando as especificidades de cada estudante. Abrange
trabalhos sobre práticas inclusivas para estudantes com deficiência,
transtornos de aprendizagem, altas habilidades/superdotação, bem como
abordagens culturalmente sensíveis direcionadas a comunidades tradicionais,
indígenas, quilombolas e ribeirinhas. São aceitos relatos de experiência,
estudos de caso e propostas metodológicas que promovam o direito à
alfabetização para todos.
e) Alfabetização e
Narrativas Orais Amazônicas
Este eixo aborda a utilização das narrativas
orais da Amazônia — como lendas, mitos, contos populares e "causos" —
como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Estão incluídos
trabalhos que empregam o patrimônio imaterial da região como ponte entre a
oralidade e a escrita, valorizando os saberes ancestrais enquanto se
desenvolvem competências de letramento. São especialmente bem-vindas propostas
que apresentem formas de registro, adaptação e uso didático dessas narrativas
em sala de aula, contribuindo simultaneamente para a preservação cultural e a
aprendizagem da leitura e escrita.