Evento que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de Setembro
Em comemoração aos 120 anos da presença de Viktor Frankl entre nós
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
18 de setembro (Online) - Apresentação de trabalhos online
Edital:
https://docs.google.com/document/d/1o3iffuHEurxP-VGwLWLb4coDOM3k6L45IsWU-itWmBQ/edit?usp=sharing
Modelo de apresentação:
PALESTRANTES
Professor catedrático de Pedagogia geral e social da Universidad Católica del Sagrado Corazón de Milán;. Coordenador do mestrado em pedagogia da infância e adolescência; Presidente do Centro de Pesquisa CARE; Diretor da revista internacional de fenomenologia e educação Encyclopaideia; Membro da Junta Diretiva do Instituto “Viktor Frankl” de Viena; Autor de mais de 150 publicações, seus livros em espanhol são “Pedagogía de las alturas” (2008), “Afinar la conciencia” (2011), “Hacerse persona” (2015), “Sentir el sentido: fenomenología de la vida emocional” (2025).
Graduada em Psicologia pela UEPB, com formação em Psicologia Clínica e ênfase em Logoterapia.Mestra em Ciências das Religiões pela UFPB e Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE, com mobilidade acadêmica na Universidade Bicocca em Milao- Itália. Atuou como secretária e vice presidente da ABLAE. Líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Sentido (GPCS). Professora, escritora, palestrante e supervisora clínica.
Psicóloga clínica e psicoterapeuta, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 1980), especializações em Logoterapia e Análise Existencial (SOBRAL, Brasil, 1997; Abile-Istitut, Wels-Áustria, 2008, ligado ao Instituto Viktor Frankl de Viena) ; Latu Sensu em Análise Existencial e Logoterapia com ênfase Clinica, Brasil, 2022-2023); EMDR Europe, pelo Centro di Ricerche e Studi in Psicotraumatologia (Itália, 2017/2018; Áustria, 2021); Abordagem Direta do Inconsciente (ADI) e Terapia de Integração Pessoal (TIP), Belo Horizonte, 1996 e Lato Sensu no Método ADI/TIP- Fundamentação Antropológico-Filosófica e Prática Clinica,2022. Possui diploma em Ciências Sociais e Religiosas Internacionais (Itália, 1981/1982; Suíça, 1982/1983), Mestranda em Relações Interculturais na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Atua no atendimento clínico de questões relacionadas à crise de sentido, transtornos depressivos, traumas de guerra, perdas, tomada de decisões, aspectos existenciais, éticos e espirituais/noológicos. Possui artigos e capítulos de livros publicados. É professora do curso de pós-graduação Lato Sensu da Fundação de Saúde Integral Humanística (FUNDASINUM) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Brasil) e membro do Comitê Científico da Lectio Magistralis Internationalis na Universidade da Silésia, Polônia. Suas áreas de atuação incluem Análise Existencial, história de vida, intervenção psicoterapêutica, psicotraumatologia e espiritualidade. Também atuou como curadora na revisão e atualização da edição italiana de “Le Chiavi dell’Inconscio” e da 32ª edição em português de “As Chaves do Inconsciente”. Idiomas: português, italiano e alemão. Curriculum Lattes
Psicóloga (UFPB), Doutora em Psicologia (UFBA), Mestra em Psicologia Clínica (UNICAP) e Professora Associada no curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisadora, docente e supervisora de estágios em diferentes modalidades clínicas, com a Abordagem Centrada na Pessoa como uma de suas principais referências. Sua atuação é pautada numa perspectiva interseccional.
Graduada em Direito (UNIFACISA). Graduada em Psicologia (UEPB). Mestre em Saúde Pública (UEPB). Especialista em Logoterapia e Saúde da família (UEPB). Formação em Logoterapia infantojuvenil e em avaliação neuropsicológica. Docente da UNIFACISA e coordenadora dos grupos de estudos GEPI - Grupo de Estudos em Psicologia e Infância, e GELAE - Grupo de estudos em Logoterapia e Análise Existencial. Psicoterapeuta infantil e sócia-fundadora do espaço de psicologia Acordes de Sentido. Escritora e colunista da Revista Propósito.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação (Departamento de Ciências das Religiões; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); Professor do PPGCR-UFPB; Desenvolve pesquisas na interface da Logoterapia e Análise Existencial Frankliana voltado para as temáticas da espiritualidade, da religiosidade, da busca de sentido e da Cultura de Paz.
Formada em terapia artística no Centro Paulus de estudos gotheanisticos 1989- 1991. Associart um logotheeaphy em 1998. Diplomat in Logoteraphy 1999 pelo Instituto Viktor Frankl in Dallas Tx EUA. Trabalhando com terapia artistica desde 1991. Criei LogoArt em 1999 e trabalhocomisso desde então. Formou terapeutas na Finlândia desde 1992. Apresentou em congressos pelo mundo a LogoArt: Argentina, Brasil, Peru, Colômbia México, EUA, Canada, Rússia, Finlândia. Workshops na Alemanha, Rússia, Turquia, Finlândia e Brasil. Sócia fundadora da ABLAE. Escreveu 2 livros sobre LogoArte o primeiro em 2006 e o Segundo em 2021.
Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Campina Grande, com especialização em Logoterapia e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como Psicólogo Clínico.
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Campina Grande, com formação clínica em Logoterapia e Especialização em Psicologia Educacional. Atua como Psicóloga Escolar no Município de Campina Grande.
Psicólogo, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Foi membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) por duas gestões. Como pesquisador da obra do psiquiatra e filósofo austríaco Viktor Emil Frankl, publicou os livros "A Ética do Sentido da Vida - fundamentos filosóficos da logoterapia" (Ed. Ideias e Letras, 2012) e "Tratado de Logoterapia e Análise Existencial - filosofia e sentido da vida na obra de Viktor Frankl" (Ed. Sinodal, 2021). É coautor do volume "O Homem e a Busca de Sentido - um guia para entender Viktor Frankl" (Ed. Auster, 2024). Traduziu e comentou, ainda, duas obras fundamentais do criador da Logoterapia: "A Vontade de Sentido - fundamentos e aplicações da logoterapia" (Ed. Paulus, 2011) e "Psicoterapia e Existencialismo - Textos selecionados em logoterapia" (Ed. É Realizações, 2020), além de assinar o posfácio e a revisão técnica da obra "A Vontade de Sentido - conferências escolhidas sobre logoterapia" (Ed. Auster, 2024). Autor de diversos artigos na área, atua como psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e leciona em cursos de formação e especialização em Logoterapia pelo país.
Mônica Saemi Okabe - psicóloga, formada em psicologia e psicoterapia fenomenológico-existencial/Gestalt-Terapia. Especialização em Arteterapia. Mestre em Psicologia da Saúde - UEPB.
Psicólogo clínico e educacional; Logoterapeuta, semeador de esperanças com atividades junto ao espaço de acolhimento humanitário Thayná Tavares - instituição localizada na cidade de Campina Grande que tem como propósito a valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Especialista em Psiquiatria. Professor de Logoterapia. Professor da Unidade Acadêmica de Medicina (UFCG). Doutor em Sociologia.
Professor de Filosofia da UFMA e referência nos estudos sobre Heidegger, em nossa programação do II Congresso Brasileiro de Humanismo e Logoterapia "Existência e Sentido: o Humanismo de Viktor Frankl como Contracultura.
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutoranda em Psicologia Clínica: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, pelas Universidades de Coimbra e de Lisboa - Portugal. Mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA.Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; formação em Logoterapia e Análise Existencial pelo Núcleo de Logoterapia /UEPB; especialista em Logoterapia Clínica (IPSapiens). É docente do Curso de Psicologia da UFMA, onde também é supervisora docente de estágio obrigatório específico em psicologia clínica com referencial teórico da Logoterapia e Análise Existencial. Atua, ainda, em cursos pós-graduação em Logoterapia, como professora convidada, em vários estados brasileiros. Foi membro do Conselho Científico da ABLAE na gestão 2023-2024, e atualmente é vice-presidente da ABLAE, gestão 2025-2026.
PROGRAMAÇÃO
18 de setembro (Online) - Apresentação de trabalhos online
Regras para a apresentação enviadas no e-mail dos inscritos.
19 de setembro (Presencial)
08h – 09h: Credenciamento.
08h30: Apresentação cultural.
09h: Abertura oficial.
9h15 Conferência Magna: Prof. Dr. Danielle Bruzzone, da Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália. Tema - Existência e sentido: O humanismo de Viktor Frankl como contracultura.
10h15: Coffee break.
10h30: Sorteio de livros.
11h: Mesa redonda: Psicoterapias e Humanismo. Palestrantes: Prof. Dr. Thiago de Aquino, da Universidade Federal da Paraíba, e a Profa. Dra. Virgínia Telles da Universidade Federal de Campina Grande.
12h: Almoço.
14h - Palestra: O outro humanismo em Martin Heidegger. Prof. Marcelo Antunes, filósofo do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão.
15h - Coffee break.
15h15 Mini-Curso: A LogoArte enquanto ferramenta Logoterapêutica. Profa. Marianne Prado, docente e terapeuta artística, criadora da LogoArte.
17h15 – Mesa redonda: Lançamentos de livros.
20 de setembro (Presencial)
08h – 09h: Credenciamento.
09h: Palestra: O que nos é especificamente humano? Capacidade de transcendência e autodistanciamento como ajuda para ir além das feridas da guerra. Valquiria Gonçalves de Oliveira. Psicóloga Clínica com especialização em Logoterapia e Análise Existencial pela SOBRAL, Brasil, 1997 e pelo Abile-Istitut, Wels-Áustria, 2008, ligado ao Instituto Viktor Frankl de Viena).
10h15: Coffee break.
10h30: Mesa redonda: Desafios de profissionais logoterapeutas em diversos contextos. Palestrantes: Bruno Gama, Psicólogo clínico, Ebson Barbosa, Psicólogo clínico, Prof. Francisca Pereira da Cruz Zubicueta, da Universidade Federal do Maranhão.
11h30: Sorteios
12h: Almoço.
14h – 15h: Palestra: A questão do sentido em psicoterapia. Palestrantes: Edmundo Gaudêncio, da Universidade Federal de Campina Grande, Ivo Studart Pereira, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Gutenberg Germano, presidente da ABLAE.
15h: Coffee break.
15h15 - Mesa redonda: Autotranscendência e Autodistanciamento: Aplicações Práticas. Palestrantes: Profa. Dra. Lorena Bandeira de Sá, da Faculdade Maurício de Nassau, Prof. Me. Raisa Fernandes Mariz Simões, da UNIFACISA e Janaína , mestra e docente do Instituto Geist.
16h15 Homenagem a Izar Aparecida de Moraes Xausa, com Prof. Dr. Thiago Aquino, da Universidade Federal da Paraíba.
16h40 Encerramento com a fala da coordenadora geral do evento, Profa. Elaine Gusmão (realização de premiações dos trabalhos, agradecimentos)
17h30 Apresentação cultural e sorteios.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Graduada em Licenciatura Plena e Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui formação clínica em Logoterapia e Análise Existencial, bem como Formação em Logoterapia e Educação (Logoeducação) por meio do curso de extensão ofertado pela Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFES). Além disso, possui pós-graduação em Neuropsicologia pelo UNIPÊ e especialização em Acupuntura. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa na linha de Avaliação Psicológica com pessoas com deficiência, e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem ampla experiência em Psicologia Clínica, com enfoque em Logoterapia e Análise Existencial, além de atuar nas áreas de neuropsicologia e educação especial. Foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP/13) e coordenadora do escritório de representação de Campina Grande-PB. Atualmente, é Professora Associada e Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande-PB, onde também lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Logoterapia e Análise Existencial (NEPLAE). Uma de suas atividades acadêmicas, é orientar estágios com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), hospitais e o Serviço Escola de Psicologia da UFCG. Além das atividades acadêmicas é membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).
Professor
Doutor C - na UEPB - Campus II (Lagoa Seca -PB). Atual Coordenador dos Cursos
de Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Agroecologia. Membro da Comissão
de Heteroidentificação -UEPB. Formação: Área das Ciências Agrárias: Graduação
em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
(UFRRJ), intercalando período de bolsa de graduação-sanduíche, CAPES/
FULLBRIGHT, em Agricultural Engineering - Clemson University (CU); Mestrado em
Engenharia Agrícola, área de Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG); Doutorado em Engenharia Agrícola, Área de Irrigação e
Drenagem (UFCG). Área das Ciências da Saúde: Graduação em Psicologia, com
experiência acadêmica em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG). Formação em Logoterapia e Clínica, por Lorena
Bandeira. Especialização em Logoterapia: o Sentido da Vida pela Faculdade de
Educação e Tecnologia do Espírito Santo (FETES). Formação Logoeducador, curso
de extensão pela Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFES). Área das
Ciências Humanas: Mestrado em Ciências das Religiões - Em andamento (UFPB).
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS: Áreas de Ecologia, Extensão e Pesquisa em
Agroecologia, Paisagismo, Educação Libertadora, Logoterapia Aplicada à Clínica,
Filosofia, Psicologia das Relações Humanas, Logoterapia e Análise Existencial Frankliana, Psicologia das Religiões e Logoterapia Aplicada às Religiões.
Bacharel em
Psicologia pela Universidade Celso Lisbôa – RJ. Especialista em Comunicação
Educacional pela UEPB e em Filosofia da História (Hermenêutica) pela UFPB.
Logoterapeuta há mais de 30 anos e pioneiro no ensino e desenvolvimento da
Logoterapia na região Nordeste do Brasil. Implantou em 1992, no Departamento de
Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, a primeira disciplina oficial
de Logoterapia, sendo a primeira numa instituição pública no Brasil. Membro da
Delegação Oficial que representou o Brasil no Jubileu dos 90 anos de Frankl em
1995, em Viena. Professor visitante da instituição filosófica Alvorada do
Estado do Rio de Janeiro; docente e consultor na elaboração do Curso de
Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist. Foi professor
titular do Departamento de Psicologia da UEPB por mais de duas décadas e fundador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da mesma instituição. Idealizador e presidente dos primeiros Encontros Nordestinos de Logoterapia e Análise Existencial. Co-autor do livro Logoterapia na prática: Intervenções Clínicas sob a perspectiva da Análise Existencial de Viktor Emil Frankl (Ed. EDUEPB). Recebeu o prêmio Viktor E. Frankl de Logoterapia da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial. Criador do Centro Cultural Philus-Haus. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial.