II Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: Multiculturalidade/Interculturalidade, elementos didáticos e o lugar da linguagem

II Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: Multiculturalidade/Interculturalidade, elementos didáticos e o lugar da linguagem

online Pau dos Ferros - Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições


INSCRIÇÕES E PRAZOS


Inscrições sem trabalho

01/02/2025 até 01/11/2025

Inscrições com o resumo simples (PRORROGADAS)

01/07/2025 até 31/07/2025

Avaliação e emissão dos pareceres do resumo simples

02/07/2025 até 15/08/2025

Envio do trabalho completo para publicação nos Anais

até 31/10/2025

Publicação dos Anais com os trabalhos aprovados

até 31/01/2026


ENVIE O SEU TRABALHO COMPLETO:  Clicar aqui >>>>> FORMULÁRIO 

Formulário de inscrição
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário google:
ACESSE O GOOGLE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Normas do resumo ver layout

Cada resumo pode ter 1 autor e até 2 coautores.

Cada pessoa poderá submeter apenas 1 resumo como autor e 2 como coautor.

ACESSE AS NORMAS DO RESUMO NO GOOGLE DRIVE

 

Normas do trabalho completo ver layout

ACESSE AS NORMAS DO TRABALHO COMPLETO NO GOOGLE DRIVE

 

VALORES:

Professores da educação básica, inclusive escola particular*

Grátis inclusive com trabalho

Estudantes de graduação, inclusive IES particulares*

50 R$

Estudantes de Pós-graduação e demais participantes – Inscrição sem ou com trabalho**

100 R$

* Anexar o comprovante de docência na educação básica no formulário de inscrição.

** Anexar o comprovante de pagamento junto com o formulário de inscrição. O autor e os coautores devem encaminhar o comprovante em sua respectiva inscrição.

 

PAGAMENTO

Chave Pix

Nome

rosalvonobre@uern.br

Rosalvo Nobre Carneiro

 

 

Sobre o evento

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Campus Avançado de Pau dos Ferros

Departamento de Geografia

Programa de Pós-graduação em Ensino

Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia

 

II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA

Multiculturalidade/Interculturalidade, elementos didáticos e o lugar da linguagem

18 a 19/11/2025

Evento Semipresencial


PRIMEIRA CIRCULAR

SEGUNDA CIRCULAR

TERCEIRA CIRCULAR

QUARTA CIRCULAR

 

 

SOBRE O EVENTO

 

Histórico

Entre 2021-2022, durante o Pós-doutoramento na Universidade Federal do Piauí, o prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro se propôs a pensar a Didática da Geografia: o período técnico-científico-informacional e a virada linguística, o que motivou ao GEPEEG discutir a Didática da Geografia, especialmente em sua matriz brasileira. Em 2023, organizamos, em parceria com prof. Raimundo Lenilde de Araújo e o seu grupo de pesquisa, o GEODOC, o I Ciclo de Palestras GEPEEG-UERN/GEODOC-UFPI para discutir os elementos da Didática da Geografia: https://www.youtube.com/watch?v=QFQJmSCZISI.

A partir daí, o I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia – https://www.even3.com.br/i-congresso-brasileiro-de-didatica-da-geografia-significados-elementos-e-o-lugar-da-linguagem-435045/ – foi pensado para os dias 18 e 19 de novembro de 2024. Trata-se de uma organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia (DGE), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), e conta com o apoio do Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Esclarece-se que o GEPEEG foi criado em 2012 para falar a Geografia e a Educação Geográfica pelas diversas teorias de Jurgen Habermas. A Política e a democracia deliberativa, a ética do discurso, a teoria do conhecimento e, notadamente, a teoria do agir comunicativo. É o único grupo de pesquisa brasileiro cuja identidade advém desse trabalho teórico-metodológico.

 

Justificativa

O II Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: multiculturalidade/interculturalidade, elementos e o lugar da linguagem é uma organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, e em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)  Sua realização parte da qualificação e melhoria do Mestrado em Ensino.

Pensando nisso, está previsto entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, o I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: significados, elementos e o lugar da linguagem. Alguns resultados parciais indicam a presença de pesquisadores e pesquisadoras das cinco regiões do Brasil a partir dos trabalhos completos inscritos. Assim, de todas as regiões brasileiras há representantes e de quase todos os estados do Brasil.

 Uma síntese da primeira edição de 2024 revela a baixa presença de trabalhos em temas como epistemologia da Didática da Geografia; planejamento do processo didático; a seleção e organização de conteúdos; as relações pedagógicas; a avaliação da aprendizagem. Por outro lado, temas como métodos de ensino; recursos ou meios de ensino figuraram intensivos. Perpassando todos os EPC, a educação multicultural, as necessidades especiais e a inclusão.  Além disso, a leitura crítica e a humanística-cultural atravessaram todos esses grupos de trabalho e se fizeram presentes nas mesas redondas e conferências.

Neste contexto, fazemos a defesa da linguagem como um elemento da Didática da Geografia, e também da Didática Geral. Uma perspectiva possível é a que concebe a comunicação linguística mediante a sua função comunicativa de intercompreensão mútua e meio de construção de entendimentos, indo além, por tanto, da linguagem como meio de representação e da linguagem como meio de expressão.

 

FINALIDADES

 

A proposta deste II Congresso Brasileiro de Didática da Geografia tem por objetivos:

1) Consolidar como uma área sistematizada de discussão e produção, a Didática da Geografia em sua relação com a Didática Geral;

2) Compreender a inserção da Didática Geral multicultural/intercultural na Didática da Geografia;

3) Discutir sobre os elementos da Didática Geral – planejamento, ensino, seleção e organização dos conteúdos, metodologias de ensino, materiais e recursos didáticos, a relação pedagógica ou interações docência-discência, espaços ou ambientes de ensino e aprendizagem, aprendizagem e a avaliação – e como eles têm sido ou podem ser incorporados na Didática da Geografia;

4) Refletir sobre e defender um lugar para a linguagem em sua função comunicativa, indo além da função informativa e representativa, entre os sujeitos da educação na Didática da Geografia.

 

CONTRIBUIÇÕES PARA OS PARTICIPANTES

 

A Didática é basilar para a formação docente e a prática dos professores e professoras na educação básica. Assim, a contribuição se vincula tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada. Espera-se, assim:


Contribuir para situar a Didática Geral como uma disciplina pedagógica central aos cursos de formação docente em nível superior, no Brasil, inclusive com o aumento de sua carga-horária;

Contribuir para a constituição da Didática da Geografia como um campo de estudos e pesquisas sistematizadas no Brasil.

Promover a inserção da disciplina Didática da Geografia na matriz curricular dos cursos de licenciatura no Brasil, preferencialmente à Prática de Ensino em Geografia e à Metodologia do Ensino de Geografia;

Possibilitar aos participantes espaço de troca de conhecimento e experiências inter-regionais e locais sobre os elementos que compõem a Didática da Geografia;

Possibilitar aos professores e professoras da educação básica, a atualização dos conhecimentos sobre a Didática da Geografia;

Oportunizar a valorização da comunicação linguística entre o professor, professora e alunos e alunas, situando-a como um elemento chave da Didática Geral e da Didática da Geografia.

Comissões

COMISSÃO ORGANIZADORA


DOCENTES

Andreza Tacyana Felix Carvalho - PPGEO-UERN

Cícero Nilton Moreira da Silva - PPGE-UERN

Flávia Spinelli Braga - PPGSSDS-UERN

Iapony Rodrigues Galvao - PPGEO-UFRN

Márcio Balbino Cavalcanti - UFPB-UERN

Raimundo Lenilde de Araújo - PPGEO-UFPI

Rosalvo Nobre Carneiro - PPGE-UERN

 

DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

Bárbara Gabriella da Silva Paiva - PPGE-UERN

Carlos Rodrigo Viana Galdino - PPGE-UERN

Ian Felipe Nascimento - UFSB

Marcelo Henrique de Queiros Silva - PPGE-UERN

Robertinho Junior Cipriano da Silva - PPGE-UERN

 

DISCENTES DA GRADUAÇÃO

Lucas Fernandes da Silva - PAULUS

Maria Eduarda da Silva Araujo - DGE-UERN

Mayara Raquel de Oliveira - DGE-UERN

Rafael Victor Pessoa Pinheiro - DGE-UERN

Valeska Eduarda dos Santos Silva - DGE-UERN

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adilson Tadeu Basquerote Silva - UNIDAVI

Alessandro Dozena - UFRN

Ana Claudia Ramos Sacramento - UERJ

Andreza Taciana Felix Carvalho - UERN

Antonio Carlos Castrogiovanni - UFRGS

Christian Dennys Monteiro de Oliveira - UFC

Cícero Nilton Moreira da Silva - UERN

Claudivan Sanches Lopes - UEM

David Luiz Rodrigues de Almeida - UFCG

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador - UFRN

Diógenes Félix da Silva Costa - UFRN

Disneylândia Maria Ribeiro - UERN

Elian Allabi Lucci - FAECA

Flávia Spinelli Braga - UERN

Francisco Jozivan Guedes de Lima - UFPI

Francisco Kennedy Silva dos Santos - UFPE

Francisco Roberto Diniz Araújo - UFLO

Franklin Roberto da Costa - UERN

Glauciana Alves Teles - UVA

Iapony Rodrigues Galvao - UFRN

Irecer Portela Figueirêdo Santos - UFMA

Ivanalda Dantas Nobrega Di Lorenzo - UFCG

Jacimária Fonseca de Medeiros - UERN

José Erimar dos Santos - UFERSA

Lana de Souza Cavalcanti - UFG

Márcio Balbino Cavalcante - UFPB

Rafael Bastos Ferreira - UFPA

Raimundo Lenilde de Araújo - UFPI

Rodrigo Bezerra Pessoa - UFCG

Rosalvo Nobre Carneiro - UERN

Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini - UFTM

Tiago Vieira Cavalcante - UFC

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Espaços Públicos de Comunicação (EPC)

Trata-se de um espaço dialógico, mediante a constituição de grupos de discussão em torno dos temas definidos em cada EPC. Cada EPC visa se constituir num espaço de comunicação orientada para a construção de entendimentos, a partir dos trabalhos inscritos.

Operacionalmente, em cada EPC:

a) Haverá um mediador, seja um docente da comissão científica, um pesquisador ou pesquisadora inscrita no evento;

b) Pode-se constituir blocos de falas de 3, 4 ou 5 pessoas, as quais devem sintetizar, numa fala breve, o problema, objetivos, resultados e conclusões do seu trabalho;

c) Cada novo dialogante, ao comunicar a sua pesquisa, colabora com o estudo anterior, apresentando similaridades, diferenças, complementos ou outra contribuição recíproca que julgar pertinente. Com isto, espera-se promover o diálogo e a construção intersubjetiva do conhecimento preferencialmente à sua transmissão. Neste sentido, não haverá a apresentação dos trabalhos no sentido tradicional com Powerpoint ou outro programa de apresentação. O uso de powerpoint é exclusivo para a apresentação de imagens, sempre que necessário para a compreensão do estudo pelos debatedores.


EPC 1 – Epistemologia da Didática da Geografia

Coordenador: Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (GEPEEG-UERN)

Conceitos de Didática geral e Didática da Geografia. Elementos ou componentes da Didática. Aproximações e diferenciações entre Didática da Geografia e Didática Geral. Origem e desenvolvimento histórico do campo didático geográfico. Teorias Pedagógicas e Didática da Geografia. Formação docente e Didática da Geografia. Didática da Geografia progressiva. Didática da Geografia crítica-marxista. Didática da Geografia humanística-cultural. Didáticas críticas e pós-críticas. Didática da Geografia, multiculturalismo e inclusão. Estudos que destaquem o lugar da linguagem mediante sua função comunicativa, informativa, representativa e expressiva, além de abordagens diversas sobre a relação entre Didática e fala, diálogo e intersubjetividade.

 

EPC 2 – Didática da Geografia e o planejamento do processo didático

Coordenador: Prof. Dr. Márcio Balbino Cavalcanti (GEPEEG-UERN)

Conceitos de planejamento e plano de ensino. O plano de ensino e aprendizagem. O plano de aula. Etapas do planejamento de ensino-aprendizagem. Tipologia dos planos de ensino. Características do plano de ensino. O projeto político pedagógico e o planejamento do ensino-aprendizagem. O planejamento no estágio curricular supervisionado. Teorias e tendências pedagógicas e o planejamento do trabalho docente. Educações geográficas e o planejamento do processo didático. Planejamento e Didática da Geografia Progressiva. Planejamento e didática da Geografia Crítica. Planejamento e didática da Geografia humanística-cultural. Planejamento, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 3 – Didática da Geografia, o processo de ensino e a seleção dos conteúdos

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Spinelli Braga (PPGSSDS-UERN)

Ensino e currículo. Ensino e sociedade. Conceitos de ensinar. Ensino e instrução. Componentes do processo de ensino. Funções do ensino. O ensino, os conteúdos e a aprendizagem. Os objetivos educacionais. A seleção e organização dos conteúdos geográficos. Os objetivos gerais, específicos e os conteúdos no plano de aula de Geografia. Os elementos ou tipologia dos conteúdos de ensino geográfico. Conceitos de aula. A aula, a atividade do professor e a atividade dos alunos. Características e estruturação da aula. Tipos de aula e métodos de ensino. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia progressiva. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia crítico-marxista. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia humanística-cultural. Processo didático e a seleção de conteúdos, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Condições internas e externas do processo de ensino. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 4 – Didática da Geografia e os métodos de ensino

Coordenador: Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvao (PPGEO-UFRN)

Conceitos de método e metodologia de ensino. Classificação dos métodos de ensino. As metodologias ativas de aprendizagem em Geografia. A relação objetivo-conteúdo-métodos de ensino. Princípios do ensino. Métodos de ensino e os objetivos da aula de Geografia. Métodos de ensino e conteúdos geográficos escolares. Métodos de ensino e características dos alunos. Metodologia de ensino na Didática da Geografia progressiva. Metodologia de ensino na Didática da Geografia Crítica-Marxista. Metodologia de ensino na Didática da Geografia humanística-cultural. Metodologia de ensino, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 5 – Didática da Geografia, ambientes de aprendizagem e meios de ensino

Coordenadora: Profa. Dra. Andreza Taciana Felix de Carvalho (PPGE/UERN)

Conceito de ambientes de ensino-aprendizagem. Conceitos de recursos e materiais didáticos. Tecnologias educacionais. Seleção de recursos instrucionais. Tipos de recursos instrucionais. Ambientes tradicionais e ambientes virtuais de aprendizagem. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia Progressiva. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia crítico-marxista. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia humanística-cultural. Ambientes de aprendizagem, meios de ensino, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 6 – Didática da Geografia, interação social e a comunicação linguística

Coordenadores: Mestranda Bárbara Gabriella da Silva Paiva (PPGE-UERN) e Mestrando Marcelo Henrique de Queiros Silva (PPGE-UERN)

As teorias pedagógicas e as interações sociais. A relação pedagógica. A dimensão linguística, pessoal e cognitiva da relação pedagógica. Relações entre professor e alunos e a mediação dos conteúdos geográficos. Aspectos cognoscitivos e socioemocionais da interação. Disciplina na sala de aula de Geografia. Didática, ética e moral na prática docente. A direção da classe e a organização da sala de aula. Motivação. Interação social e comunicação linguística na Didática da Geografia Progressiva. Interação social e comunicação linguística na Didática da Geografia crítico-marxista. Interação social e comunicação linguística na Didática da Geografia humanística-cultural. Interação social, linguagem, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 7 – Didática da Geografia e o processo de aprendizagem

Coordenadora: Profa. Dra. Disneylândia Maria Ribeiro (PPGE-UERN)

Teorias contemporâneas da aprendizagem. Aprendizagem e pedagogias tradicionais. Aprendizagem e pedagogias críticas. Aprendizagem e pedagogias pós-críticas. Construtivismo, pós-construtivismo e aprendizagem em Geografia. Estilos de aprendizagem em Geografia do ensino fundamental e médio. Aprendizagem na Didática da Geografia progressiva. Aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista. Aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Aprendizagem, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

 

EPC 8 – Didática da Geografia e o processo de avaliação da aprendizagem

Coordenador: Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo (PPGGEO-UFPI)

        Conceitos de avaliação da aprendizagem. Tipos de avaliação da aprendizagem. Objetivos da avaliação. Funções pedagógica, diagnóstica e de controle da avaliação. Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Processo avaliativo mediador. Autoavaliação. Características da avaliação escolar. Teorias e tendências pedagógicas e a avaliação. Teorias da aprendizagem e avaliação. Aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação. Instrumentos de verificação do rendimento escolar. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia progressiva. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Avaliação da aprendizagem, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}