Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte
Campus Avançado de Pau dos
Ferros
Departamento de Geografia
Programa de Pós-graduação em
Ensino
Grupo de Estudos e Pesquisas
em Espaço, Ensino e Geografia
II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIDÁTICA DA GEOGRAFIA
Multiculturalidade/Interculturalidade, elementos didáticos e o lugar da
linguagem
18 a 19/11/2025
Evento Semipresencial
PRIMEIRA CIRCULAR
SEGUNDA CIRCULAR
TERCEIRA CIRCULAR
QUARTA CIRCULAR
SOBRE
O EVENTO
Histórico
Entre 2021-2022, durante o Pós-doutoramento na
Universidade Federal do Piauí, o prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro se propôs a
pensar a Didática da Geografia: o período técnico-científico-informacional e a
virada linguística, o que motivou ao GEPEEG discutir a Didática da Geografia,
especialmente em sua matriz brasileira. Em 2023, organizamos, em parceria com
prof. Raimundo Lenilde de Araújo e o seu grupo de pesquisa, o GEODOC, o I Ciclo
de Palestras GEPEEG-UERN/GEODOC-UFPI para discutir os elementos da Didática da
Geografia: https://www.youtube.com/watch?v=QFQJmSCZISI.
A partir daí, o I Congresso Brasileiro de
Didática da Geografia – https://www.even3.com.br/i-congresso-brasileiro-de-didatica-da-geografia-significados-elementos-e-o-lugar-da-linguagem-435045/ – foi pensado para os dias 18
e 19 de novembro de 2024. Trata-se de uma organização do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia
(DGE), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), e conta com o apoio do
Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Esclarece-se que o GEPEEG foi criado em 2012
para falar a Geografia e a Educação Geográfica pelas diversas teorias de Jurgen
Habermas. A Política e a democracia deliberativa, a ética do discurso, a teoria
do conhecimento e, notadamente, a teoria do agir comunicativo. É o único grupo
de pesquisa brasileiro cuja identidade advém desse trabalho
teórico-metodológico.
Justificativa
O II Congresso Brasileiro de Didática da
Geografia: multiculturalidade/interculturalidade, elementos e o lugar da
linguagem é uma organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e
Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia, do Campus Avançado de Pau dos
Ferros, e em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Sua realização parte da qualificação e
melhoria do Mestrado em Ensino.
Pensando nisso, está previsto entre os dias 18 e
19 de novembro de 2024, o I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia:
significados, elementos e o lugar da linguagem. Alguns resultados parciais
indicam a presença de pesquisadores e pesquisadoras das cinco regiões do Brasil
a partir dos trabalhos completos inscritos. Assim, de todas as regiões brasileiras há
representantes e de quase todos os estados do Brasil.
Uma síntese da primeira edição de 2024 revela a
baixa presença de trabalhos em temas como epistemologia da Didática da
Geografia; planejamento do processo didático; a seleção e organização de
conteúdos; as relações pedagógicas; a avaliação da aprendizagem. Por outro
lado, temas como métodos de ensino; recursos ou meios de ensino figuraram
intensivos. Perpassando todos os EPC, a educação multicultural, as necessidades
especiais e a inclusão. Além disso, a
leitura crítica e a humanística-cultural atravessaram todos esses grupos de
trabalho e se fizeram presentes nas mesas redondas e conferências.
Neste contexto,
fazemos a defesa da linguagem como um elemento da Didática da Geografia, e
também da Didática Geral. Uma perspectiva possível é a que concebe a
comunicação linguística mediante a sua função comunicativa de intercompreensão
mútua e meio de construção de entendimentos, indo além, por tanto, da linguagem
como meio de representação e da linguagem como meio de expressão.
FINALIDADES
A proposta deste
II Congresso Brasileiro de Didática da Geografia tem por objetivos:
1) Consolidar como uma área
sistematizada de discussão e produção, a Didática da Geografia em sua relação
com a Didática Geral;
2) Compreender a inserção da Didática
Geral multicultural/intercultural na Didática da Geografia;
3) Discutir sobre os elementos da
Didática Geral – planejamento, ensino, seleção e organização dos conteúdos,
metodologias de ensino, materiais e recursos didáticos, a relação pedagógica ou
interações docência-discência, espaços ou ambientes de ensino e aprendizagem,
aprendizagem e a avaliação – e como eles têm sido ou podem ser incorporados na
Didática da Geografia;
4) Refletir sobre e defender um lugar
para a linguagem em sua função comunicativa, indo além da função informativa e
representativa, entre os sujeitos da educação na Didática da Geografia.
CONTRIBUIÇÕES PARA OS
PARTICIPANTES
A Didática é basilar para a formação docente e a
prática dos professores e professoras na educação básica. Assim, a contribuição
se vincula tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada.
Espera-se, assim:
Contribuir para situar a Didática
Geral como uma disciplina pedagógica central aos cursos de formação docente em
nível superior, no Brasil, inclusive com o aumento de sua carga-horária;
Contribuir para a constituição da
Didática da Geografia como um campo de estudos e pesquisas sistematizadas no
Brasil.
Promover a inserção da disciplina
Didática da Geografia na matriz curricular dos cursos de licenciatura no
Brasil, preferencialmente à Prática de Ensino em Geografia e à Metodologia do
Ensino de Geografia;
Possibilitar aos participantes
espaço de troca de conhecimento e experiências inter-regionais e locais sobre
os elementos que compõem a Didática da Geografia;
Possibilitar aos professores e
professoras da educação básica, a atualização dos conhecimentos sobre a
Didática da Geografia;
Oportunizar a valorização da
comunicação linguística entre o professor, professora e alunos e alunas,
situando-a como um elemento chave da Didática Geral e da Didática da Geografia.
COMISSÃO
ORGANIZADORA
DOCENTES
Andreza
Tacyana Felix Carvalho - PPGEO-UERN
Cícero
Nilton Moreira da Silva - PPGE-UERN
Flávia
Spinelli Braga - PPGSSDS-UERN
Iapony Rodrigues
Galvao - PPGEO-UFRN
Márcio
Balbino Cavalcanti - UFPB-UERN
Raimundo
Lenilde de Araújo - PPGEO-UFPI
Rosalvo
Nobre Carneiro - PPGE-UERN
DISCENTES
DE PÓS-GRADUAÇÃO
Bárbara
Gabriella da Silva Paiva - PPGE-UERN
Carlos Rodrigo Viana Galdino - PPGE-UERN
Ian Felipe Nascimento - UFSB
Marcelo
Henrique de Queiros Silva - PPGE-UERN
Robertinho Junior Cipriano da Silva - PPGE-UERN
DISCENTES
DA GRADUAÇÃO
Lucas
Fernandes da Silva - PAULUS
Maria
Eduarda da Silva Araujo - DGE-UERN
Mayara
Raquel de Oliveira - DGE-UERN
Rafael
Victor Pessoa Pinheiro - DGE-UERN
Valeska
Eduarda dos Santos Silva - DGE-UERN
COMISSÃO
CIENTÍFICA
Adilson Tadeu
Basquerote Silva - UNIDAVI
Alessandro Dozena
- UFRN
Ana Claudia Ramos
Sacramento - UERJ
Andreza Taciana
Felix Carvalho - UERN
Antonio Carlos
Castrogiovanni - UFRGS
Christian Dennys
Monteiro de Oliveira - UFC
Cícero Nilton
Moreira da Silva - UERN
Claudivan Sanches
Lopes - UEM
David Luiz
Rodrigues de Almeida - UFCG
Diego Salomão
Candido de Oliveira Salvador - UFRN
Diógenes Félix
da Silva Costa - UFRN
Disneylândia
Maria Ribeiro - UERN
Elian Allabi
Lucci - FAECA
Flávia Spinelli
Braga - UERN
Francisco Jozivan
Guedes de Lima - UFPI
Francisco Kennedy Silva dos Santos - UFPE
Francisco Roberto
Diniz Araújo - UFLO
Franklin Roberto
da Costa - UERN
Glauciana Alves
Teles - UVA
Iapony Rodrigues
Galvao - UFRN
Irecer Portela
Figueirêdo Santos - UFMA
Ivanalda Dantas
Nobrega Di Lorenzo - UFCG
Jacimária Fonseca
de Medeiros - UERN
José Erimar dos
Santos - UFERSA
Lana de Souza
Cavalcanti - UFG
Márcio Balbino
Cavalcante - UFPB
Rafael Bastos
Ferreira - UFPA
Raimundo Lenilde
de Araújo - UFPI
Rodrigo Bezerra
Pessoa - UFCG
Rosalvo Nobre
Carneiro - UERN
Rosemberg
Aparecido Lopes Ferracini - UFTM
Tiago Vieira
Cavalcante - UFC
Espaços Públicos de Comunicação (EPC)
Trata-se de um espaço dialógico,
mediante a constituição de grupos de discussão em torno dos temas definidos em
cada EPC. Cada EPC visa se constituir num espaço de comunicação orientada para
a construção de entendimentos, a partir dos trabalhos inscritos.
Operacionalmente, em cada EPC:
a) Haverá um mediador, seja
um docente da comissão científica, um pesquisador ou pesquisadora inscrita no
evento;
b) Pode-se constituir blocos de falas de 3, 4 ou 5 pessoas, as quais
devem sintetizar, numa fala breve, o problema, objetivos, resultados e
conclusões do seu trabalho;
c) Cada novo dialogante, ao
comunicar a sua pesquisa, colabora com o estudo anterior, apresentando
similaridades, diferenças, complementos ou outra contribuição recíproca que
julgar pertinente. Com isto, espera-se promover o diálogo e a construção
intersubjetiva do conhecimento preferencialmente à sua transmissão. Neste sentido, não haverá a apresentação dos trabalhos no sentido
tradicional com Powerpoint ou outro programa de apresentação. O uso de
powerpoint é exclusivo para a apresentação de imagens, sempre que necessário
para a compreensão do estudo pelos debatedores.
EPC 1 – Epistemologia da
Didática da Geografia
Coordenador:
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (GEPEEG-UERN)
Conceitos de Didática
geral e Didática da Geografia. Elementos ou componentes da Didática.
Aproximações e diferenciações entre Didática da Geografia e Didática Geral.
Origem e desenvolvimento histórico do campo didático geográfico. Teorias
Pedagógicas e Didática da Geografia. Formação docente e Didática da Geografia.
Didática da Geografia progressiva. Didática da Geografia crítica-marxista.
Didática da Geografia humanística-cultural. Didáticas críticas e pós-críticas.
Didática da Geografia, multiculturalismo e inclusão. Estudos que destaquem o
lugar da linguagem mediante sua função comunicativa, informativa,
representativa e expressiva, além de abordagens diversas sobre a relação entre
Didática e fala, diálogo e intersubjetividade.
EPC 2 – Didática da
Geografia e o planejamento do processo didático
Coordenador:
Prof. Dr. Márcio Balbino Cavalcanti (GEPEEG-UERN)
Conceitos de
planejamento e plano de ensino. O plano de ensino e aprendizagem. O plano de
aula. Etapas do planejamento de ensino-aprendizagem. Tipologia dos planos de
ensino. Características do plano de ensino. O projeto político pedagógico e o
planejamento do ensino-aprendizagem. O planejamento no estágio curricular
supervisionado. Teorias e tendências pedagógicas e o planejamento do trabalho
docente. Educações geográficas e o planejamento do processo didático.
Planejamento e Didática da Geografia Progressiva. Planejamento e didática da
Geografia Crítica. Planejamento e didática da Geografia humanística-cultural.
Planejamento, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações
destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e
expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 3 – Didática da
Geografia, o processo de ensino e a seleção dos conteúdos
Coordenadora:
Profa. Dra. Flávia Spinelli Braga (PPGSSDS-UERN)
Ensino e currículo.
Ensino e sociedade. Conceitos de ensinar. Ensino e instrução. Componentes do
processo de ensino. Funções do ensino. O ensino, os conteúdos e a aprendizagem.
Os objetivos educacionais. A seleção e organização dos conteúdos geográficos.
Os objetivos gerais, específicos e os conteúdos no plano de aula de Geografia.
Os elementos ou tipologia dos conteúdos de ensino geográfico. Conceitos de
aula. A aula, a atividade do professor e a atividade dos alunos.
Características e estruturação da aula. Tipos de aula e métodos de ensino.
Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia
progressiva. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da
Geografia crítico-marxista. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na
Didática da Geografia humanística-cultural. Processo didático e a seleção de
conteúdos, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Condições
internas e externas do processo de ensino. Relações destes temas com o uso da
linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a
fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 4 – Didática da
Geografia e os métodos de ensino
Coordenador:
Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvao (PPGEO-UFRN)
Conceitos de método e
metodologia de ensino. Classificação dos métodos de ensino. As metodologias
ativas de aprendizagem em Geografia. A relação objetivo-conteúdo-métodos de
ensino. Princípios do ensino. Métodos de ensino e os objetivos da aula de
Geografia. Métodos de ensino e conteúdos geográficos escolares. Métodos de
ensino e características dos alunos. Metodologia de ensino na Didática da
Geografia progressiva. Metodologia de ensino na Didática da Geografia
Crítica-Marxista. Metodologia de ensino na Didática da Geografia
humanística-cultural. Metodologia de ensino, multiculturalismo e inclusão em
educação geográfica. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa,
informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a
intersubjetividade.
EPC 5 – Didática da
Geografia, ambientes de aprendizagem e meios de ensino
Coordenadora: Profa. Dra. Andreza Taciana Felix de
Carvalho (PPGE/UERN)
Conceito de ambientes de
ensino-aprendizagem. Conceitos de recursos e materiais didáticos. Tecnologias
educacionais. Seleção de recursos instrucionais. Tipos de recursos
instrucionais. Ambientes tradicionais e ambientes virtuais de aprendizagem.
Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia
Progressiva. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da
Geografia crítico-marxista. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na
Didática da Geografia humanística-cultural. Ambientes de aprendizagem, meios de
ensino, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes
temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e
expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 6 – Didática da
Geografia, interação social e a comunicação linguística
Coordenadores: Mestranda Bárbara Gabriella da Silva
Paiva (PPGE-UERN) e Mestrando
Marcelo Henrique de Queiros Silva (PPGE-UERN)
As teorias pedagógicas e
as interações sociais. A relação pedagógica. A dimensão linguística, pessoal e
cognitiva da relação pedagógica. Relações entre professor e alunos e a mediação
dos conteúdos geográficos. Aspectos cognoscitivos e socioemocionais da
interação. Disciplina na sala de aula de Geografia. Didática, ética e moral na
prática docente. A direção da classe e a organização da sala de aula.
Motivação. Interação social e comunicação linguística na Didática da Geografia
Progressiva. Interação social e comunicação linguística na Didática da
Geografia crítico-marxista. Interação social e comunicação linguística na
Didática da Geografia humanística-cultural. Interação social, linguagem,
multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações destes temas com
o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e expressiva,
enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 7 – Didática da
Geografia e o processo de aprendizagem
Coordenadora: Profa. Dra. Disneylândia
Maria Ribeiro (PPGE-UERN)
Teorias contemporâneas
da aprendizagem. Aprendizagem e pedagogias tradicionais. Aprendizagem e
pedagogias críticas. Aprendizagem e pedagogias pós-críticas. Construtivismo,
pós-construtivismo e aprendizagem em Geografia. Estilos de aprendizagem em
Geografia do ensino fundamental e médio. Aprendizagem na Didática da Geografia
progressiva. Aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista.
Aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Aprendizagem,
multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem
comunicativa, informativa, representativa e expressiva, enfatizando a fala, o
diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 8 – Didática da
Geografia e o processo de avaliação da aprendizagem
Coordenador:
Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo (PPGGEO-UFPI)
Conceitos de avaliação da
aprendizagem. Tipos de avaliação da aprendizagem. Objetivos da avaliação.
Funções pedagógica, diagnóstica e de controle da avaliação. Avaliação
diagnóstica, formativa e somativa. Processo avaliativo mediador. Autoavaliação.
Características da avaliação escolar. Teorias e tendências pedagógicas e a
avaliação. Teorias da aprendizagem e avaliação. Aspectos quantitativos e
qualitativos da avaliação. Instrumentos de verificação do rendimento escolar.
Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia progressiva. Avaliação da
aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista. Avaliação da
aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Avaliação da
aprendizagem, multiculturalismo e inclusão em educação geográfica. Relações
destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa, representativa e
expressiva, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.