II Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira

presencial CRM-PB - Sede - João Pessoa - Paraíba - Brasil

Idioma

Sobre o evento

O II Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira, promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED-PB), Federação Médica Brasileira (FMB) e Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (NAMJ SIMED-PB).

Irá ocorrer entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2025, na cidade de João Pessoa – Paraíba. 

O evento tem como objetivo promover o debate qualificado sobre os desafios e perspectivas  do movimento médico sindical, com especial atenção às pautas que envolvem a formação, valorização e participação ativa de estudantes e jovens médicos nas estruturas de representação da categoria.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Hotéis Sugeridos com Transfer para o Local do Congresso


Nord One João Pessoa

Nord Luxxor Sapucaia João Pessoa

Nord Luxxor Cabo Branco João Pessoa

Nord Easy Atlantic Waves João Pessoa

Nord Easy Green Sunset João Pessoa

Nord Easy Connect João Pessoa

Código Promocional: SIMEDNORD

Nord Hotels




Smart Hotel João Pessoa

Código Promocional: SIMEDPB

E-mails: reservas@hotelcaicara.com / eventos@hotelcaicara.com

Smart Hotel João Pessoa




Caiçara Hotel João Pessoa

Código Promocional: SIMEDPB

E-mails: reservas@hotelcaicara.com / eventos@hotelcaicara.com

Caiçara Hotel João Pessoa

Local do Evento

Passagens Aéreas

I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira

Nos dias 28 e 29 de junho de 2024, a cidade de Belém, Pará, sediou o I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira (FMB), organizado pela própria FMB em parceria com o Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) e o Núcleo Acadêmico do SINDMEPA (NASINDMEPA). O encontro reuniu lideranças médicas, estudantes e representantes de sindicatos de todo o país, reafirmando a relevância da participação estudantil no movimento sindical médico.

A programação contemplou:

  • Conferência de abertura sobre o papel dos acadêmicos no sindicalismo médico;
  • Lançamento da 6ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos (Brasil);
  • Mesa-redonda “Especialidades Médicas: acesso direto e subespecialidade”;
  • Bate-papo jurídico “Direito Médico e Bioética”;
  • Transmissão simultânea, em parceria com o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, sobre o Exame de Proficiência em Medicina.


Os debates culminaram na aprovação da Carta de Belém, documento que sistematiza as principais deliberações:

  1. Fortalecimento dos Núcleos Acadêmicos – criação e financiamento pelos sindicatos de base, ampliando a inserção estudantil no movimento sindical;

  2. Qualidade da formação médica – defesa do Sistema de Avaliação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) como referência obrigatória, oposição à abertura de novas escolas/vagas e apoio à avaliação progressiva dos estudantes ao longo do curso;

  3. Exame Nacional de Proficiência em Medicina – aprofundar o debate do PL 2294/2024 com participação estudantil, considerando impactos socioeconômicos;

  4. Visibilidade estudantil – ampliar a divulgação conjunta de ações da FMB e dos sindicatos para fortalecer a categoria desde a graduação;

  5. Compromisso com carreira, condições de trabalho e remuneração dignas, preservando princípios éticos e humanistas.


Por decisão do plenário, João Pessoa-PB foi escolhida para sediar o II Congresso Acadêmico Sindical da FMB, no segundo semestre de 2025. Assim, o Estado da Paraíba assume a responsabilidade de dar continuidade às discussões iniciadas em Belém, estruturando um intercâmbio permanente de projetos e conhecimentos entre os sindicatos médicos brasileiros. O objetivo comum é assegurar que a Medicina continue a ser exercida com ética, responsabilidade e compromisso humanista, em defesa da população e da proteção ambiental.

Pontos Turísticos Sugeridos

FotoFoto

Pôr do Sol do Jacaré

Av. Pôr do Sol - Jacaré, Cabedelo - PB, 58105-820


Farol do Cabo Branco
Av. Cabo Branco - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 58046-010


Centro Cultural São Francisco

Ladeira São Francisco, S/N - Centro, João Pessoa - PB, 58010-650


Parque da Lagoa - Solon de Lucena
Parque Sólon de Lucena - Centro, João Pessoa - PB, 58013-130

Busto Tamandaré
Av. Alm. Tamandaré, s/n - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 58039-010

Jardim Botânico Benjamin Maranhão
Av. Dom Pedro II - Torre, João Pessoa - PB, 58040-440

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)
Rua, Av. Gouvêia Nóbrega, s/n - Baixo Roger, João Pessoa - PB, 58020-325

Patrocinadores

Organização


Federação Médica Brasileira (FMB)


Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED-PB)



Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (NAMJ SIMED-PB)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}