Regras de Submissão de Trabalhos
PROGRAMAÇÃO
CIENTÍFICA
DATAS
IMPORTANTES:
03/07/2023
– Início das submissões de artigos científicos
25/08/2023
– Término das submissões de artigos científicos
12/09/2023
– Divulgação dos artigos científicos aprovados
02/10/2023
– Último prazo para inscrição dos autores com artigos aprovados
09/10/2023
– Divulgação da programação da apresentação dos artigos na página eletrônica do
Congresso.
16/10/2023
– Credenciamento e início do II CONCIC
Inscrições de 25/07/2023 a 13/10/2023 pelo link:
https://web.fundacaouniselva.org.br/frmInscricao.aspx?_id=36536
ÁREAS
TEMÁTICAS
AT1:
Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade: Inclui pesquisas de
temas relacionados às práticas sociais, ambientais e sustentáveis das
organizações, bem como os seus efeitos para a sociedade.
Alguns exemplos de temas para a área são: Práticas ESG
(Environmental, Social, and Governance); Custos Ambientais; Balanço
social; Demonstração do Valor Adicionado; Sustentabilidade; Impactos de ações
não sustentáveis para o meio ambiente e para a sociedade.
AT2
– Auditoria e Perícia: Inclui pesquisas relacionadas a temas com foco na área de
Auditoria e Perícia, aplicadas em todos os ambientes que envolva a
contabilidade. Os estudos podem considerar os efeitos das regulamentações e as
implicações da evolução tecnológica e/ou de mercado em processos de auditoria,
bem como o papel da contabilidade em processos de mediação e arbitragem.
Alguns exemplos de temas para a área são: Auditoria
interna; Auditoria externa; Normas de auditoria; Detecção de fraudes e erros; Rodízio
de empresas de auditoria e seus impactos; Perícia contábil; Mediação e
arbitragem; Educação profissional continuada para o auditor e para o perito.
AT3:
Contabilidade Financeira, Finanças e Mercado de Capitais: Inclui pesquisas de
temas relacionados aos procedimentos de mensuração, reconhecimento e
evidenciação das informações contábeis, pesquisas que envolva aspectos
relacionados aos mercados financeiros, de créditos e de capitais, vinculados à
informação contábil para o processo decisório do usuário externo.
Alguns exemplos
de temas para a área são: Contabilidade societária; Disclosure
(divulgação); Qualidade da informação contábil; Value relevance; Valuation;
Capital intelectual; Agronegócio; Contabilidade tributária; Finanças
corporativas; Gestão de riscos; Estrutura de capital; Custo de capital.
AT4:
Contabilidade Gerencial, Custos e Educação e Pesquisa em Contabilidade: Inclui
pesquisas de temas relacionados aos processos de planejamento, execução,
controle de custos, gestão das informações contábeis, que influenciem o
processo decisório do usuário interno e pesquisas a respeito do
ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis, considerando as técnicas, modelos,
métodos e demais práticas pedagógicas que buscam à melhoria da pesquisa em
educação na área contábil.
Alguns exemplos de temas para a área
são: Contabilidade gerencial e teorias organizacionais; Contabilidade e análise
de custos; Gestão e métodos de custeio; Planejamento e controle orçamentário; Controle
gerencial nas organizações; Tecnologia e sistemas de informação; Avaliação do
processo de ensino-aprendizagem; Avaliação institucional; Métodos e práticas de
ensino; Estruturas curriculares; Educação à distância; Novas tecnologias
educacionais; Qualidade da educação e formação; Determinantes do desempenho
acadêmico; Mercado de trabalho.
AT5:
Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Terceiro Setor: Inclui pesquisas de
temas relacionados ao orçamento, procedimentos de contabilização e evidenciação
das informações do setor público e práticas contábeis do terceiro setor.
Alguns exemplos
de temas para a área são: A relevância da informação contábil para o
desenvolvimento de políticas públicas e para a transparência e accountability;
Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos; Controladoria na
gestão pública; Lei de Responsabilidade Fiscal; Desempenho do setor público; Sistemas
de administração financeira e Contabilidade governamental; Auditoria pública; Contabilidade
e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor; Desempenho no terceiro
setor.
SUBMISSÕES
Instruções aos
autores
Serão aceitos
para apresentação no II CONCIC artigos que não tenham sido publicados ou que
não se encontrem em processo de avaliação em periódico.
Artigos já
apresentados em eventos anteriores (congressos, seminários, workshops, painéis
etc.) poderão ser aceitos, desde que ainda não tenham sido publicados nem
encaminhados a periódicos. Contudo, nestes casos, os autores devem enviar,
junto ao template 2, um texto informando em que aspectos o estudo evoluiu em
relação ao material apresentado anteriormente, mostrando as melhorias
significativas ocorridas em função de críticas e sugestões feitas pelos
avaliadores anteriores.
O envio dos
trabalhos ao II CONCIC deve ser feito exclusivamente de forma eletrônica, na
página do Congresso.
O limite de submissão
de trabalhos por autor (incluindo coautoria) é de no máximo 3 (três) trabalhos,
e o número de autores por trabalho é de no máximo 5 (cinco) autores.
Todos os autores e coautores deverão ser inseridos no sistema no momento da
submissão dos artigos, não sendo permitida a inclusão de autores e coautores
posterior à submissão.
Ao menos um
autor dos autores, de trabalhos aprovados, deve efetivar a inscrição e
apresentar o trabalho no evento, conforme a programação a ser divulgada.
Autores com
trabalhos aprovados, que não comparecer para a apresentação do artigo, na data
estabelecida na programação, fica impedido de inscrever trabalhos científicos
na próxima edição do CONCIC.
Critérios de
Julgamento
Os trabalhos
devem abordar assuntos dentro das áreas temáticas do II CONCIC.
Os trabalhos
completos submetidos à apreciação do Comitê Científico do Congresso são
encaminhados para avaliação de avaliadores ad hoc, todos
pesquisadores nas respectivas áreas temáticas
Os artigos são
analisados quanto à inovação, profundidade, clareza, referencial teórico,
análise dos resultados e conclusões apresentadas.
Diretrizes
para submissão de trabalhos
Os autores
devem observar as normas editoriais para a submissão dos trabalhos, disponíveis
na página do Congresso.
Os trabalhos devem
redigidos em português, com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.
Regras para
formatação dos trabalhos
Títulos das
seções e subseções: Os títulos das
seções primárias devem estar escritos em letras maiúsculas (Ex: 1 INTRODUÇÃO; 2
REFERENCIAL TEÓRICO); os títulos das seções secundárias (subtítulos) devem
conter apenas a letra inicial de cada palavra maiúscula (Ex: 2.1 Teoria
Positiva da Contabilidade). Os títulos das seções terciárias devem conter
apenas a letra inicial da primeira palavra maiúscula (Ex: 2.1.1 Teoria
funcionalista). Em todos os casos, os títulos devem estar localizados no
canto esquerdo da página e em negrito; fonte Times New Roman, tamanho 12. Os
títulos das seções e os subtítulos devem ser precedidos de numeração arábica
progressiva sem ponto (ex: 1 INTRODUÇÃO; 2 TÍTULO A; 2.1 Subtítulo de A) e
devem estar separados do texto anterior e posterior pelo espaço de uma linha.
Resumo do
trabalho: Sem entrada de
parágrafo e texto corrido, espaço simples entre linhas, sem negrito, até 250
palavras.
Palavras-chave: três a cinco, separadas por ponto e vírgula.
Papel: A4 (210 x 297 mm).
Orientação do
papel: retrato.
Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.
Fonte para
texto: Times New Roman,
tamanho 12.
Figuras,
gráficos, quadros e tabelas:
- Fonte Times New Roman, tamanho 10;
- Não usar
colorido e fazê-las da largura do texto.
- Não colar
tabelas no formato de figura. Essas devem estar no corpo do texto.
Espaçamento
entre linhas: simples
e sem espaço entre parágrafos.
Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de
1,25 cm na primeira linha.
Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento
ao lado direito.
Citações e referências: devem obedecer às normas atuais da ABNT.
Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a
forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo:
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Notas de
rodapé: não devem ser
colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto. Caso haja
notas de agradecimento, deverão ser inseridas apenas após o processo de
aprovação.
Citações e
Referências de acordo com as normas atuais da ABNT:
As citações
devem obedecer às normas atuais da ABNT, conforme exemplos a seguir:
- um autor – Iudícibus (1997, p. 58).
- dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53).
- três autores – Horngren, Foster e Datar (2000,
p. 113).
- mais de três autores – Atkinson et al. (1995,
p. 324).
- autor no final da frase – (HORNGREN; FOSTER;
DATAR, 2000, p. 113).
As referências
devem:
- ser listadas ao final do texto;
- em ordem alfabética;
- fonte Times New Roman, tamanho 12;
- espaçamento simples entre linhas; e
- uma linha em branco após cada obra.
Exemplos:
Livros:
HORNGREN, C.
T.; FOSTER, G.; DATAR, S. Contabilidade de custos. 9. Ed. Rio de
Janeiro: LTC, 2000.
Capítulos de
livros:
GUERREIRO, R.
Mensuração do resultado econômico. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma
abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas,1999. P. 81-102.
Artigos de
periódicos:
LIBONATI, J.
J.; MIRANDA, L. C. Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de
suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, Brasília, v. 7, n. 1,
p. 85-104, 2004.
FOGARTY, T. J. The imagery and reality of peer review in the U.S.:
insights from institutional theory. Accounting, Organizations and
Society, v. 21, n. 2/3, p. 243-267, 1996.
Artigo online (retirado da internet):
SILVA, L. M.
Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista
Abracicon Saber. Brasilia, v. 1, n. 1, p. 15-19. Disponível em: <http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista>. Acesso em: 21 dez 2014.
Trabalhos de
anais:
CARASTAN, J.
T. Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para
obter vantagem competitiva. In: Congresso Brasileiro de Custos. Anais...
São Leopoldo, RS, Brasil, 1999.
Dissertações e
teses:
LIMA, A. L. de
A. Análise das congruências com vistas à harmonização das formas de
contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. 2000. 110 f.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em
Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
Para mais
detalhes e exemplos sobre citações e referências, consulte: https://bibliotecas.ufu.br/servicos/tutoriais item “normalização”
Os arquivos
devem conter o cabeçalho do evento, conforme modelo (Template)
disponibilizado.
Os artigos
divulgados nos anais do congresso serão gerados automaticamente, a partir das
informações cadastradas no momento da submissão, constando a identificação dos
autores.
Observação: remover as identificações nas propriedades do
arquivo antes da submissão.
Os trabalhos
devem seguir rigorosamente as instruções de formatação do evento. Trabalhos com
identificação dos autores ou sem a indicação de área temática serão
desclassificados.
Indicações
para fast-track
Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão
publicados nos Anais da Conferência.
Os melhores
trabalhos serão indicados para fast-track. Os periódicos
confirmados até o momento são:
- Revista
Enfoque: Reflexão Contábil;
- Revista
Ambiente Contábil;
- Revista
Unemat de Contabilidade (RUC);
- Revista de
Ciências Contábeis da UFMT (RCiC);
- Revista Contabilidade & Inovação - (RCI);
- Revista Controladoria e Gestão;
Outros periódicos estão sendo
convidados e serão acrescentados na página do Congresso futuramente.
TEMPLATE PARA
OS ARQUIVOS DA SUBMISSÃO
Ao acessar o campo de submissão, os autores encontraram dois arquivos, sendo eles:
Template 1 –
Sem identificação dos Autores ou do documento do arquivo
Template 2 –
Com identificação dos Autores e envio de documentos suplementar, caso
necessário