II Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso

II Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso

presencial UFAL - Campus A. C. Simões - Maceió - Alagoas - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

III CIARD - Colóquio Internacional de Argumentação, Retórica e Discurso

Quarta-Feira, 25 de Novembro

Fortaleza, CE

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Sobre o Evento

II Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso – CIARD

“Interações, conflitos e polêmica no espaço digital”

 

O II Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso – CIARD desembarca, desta vez, no paraíso das águas, em Maceió, na linda capital do estado de Alagoas, no Nordeste brasileiro.

 

O nosso evento teve sua primeira edição realizada entre os dias 8 a 10 de abril de 2024, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. À época, teve a competente coordenação do Prof. Dr. João Benvindo de Moura e de toda a sua equipe, pertencente ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD-UFPI).

 

Foi um evento que contou com mais de 200 participantes, que vieram de diferentes estados brasileiros. A programação geral apresentou palestras, mesas-redondas, comunicações orais em simpósios temáticos, sessão de pôsteres, entre outras atividades acadêmicas de grande importância.

 

Este evento rendeu três produções científicas de grande relevância: 1. Livro digital em formato e-book com os textos dos participantes que apresentaram trabalhos nos simpósios temáticos (https://editorapathos.com.br/a-lingua-alem-das-palavras-trajetorias-teoricas-e-analiticas/); 2. Livro impresso com os textos dos palestrantes convidados (https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/analise-do-discurso/argumentacao-retorica-e-analise-do-discurso/); 3. Organização de um dossiê internacional na Revista Rhêtorikê – revista digital de retórica, sediada na Universidade Beira do Interior, na Ilha da Madeira, em Portugal (https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/rhetorike/issue/view/70).

 

Neste ano de 2025, o II CIARD vem para Alagoas, por meio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A nossa missão é tornar o CIARD anual, itinerante, percorrendo, a cada ano, novos estados brasileiros. Também, vislumbramos edições em algum país da América-Latina futuramente.

 

É pertinente destacar que este evento faz parte das ações da Comissão Temática de Retórica na Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), criada para fortalecer os estudos em Retórica no Brasil. O presidente, Prof. Dr. Deywid Wagner de Melo (PPGLL-UFAL) e o vice-presidente, Prof. Dr. João Benvindo de Moura (PPGEL-UFPI), deram um lugar à Retórica nas Comissões da ABRALIN. Um feito inédito que renderá, futuramente, bons frutos.

 

Ademais, o II CIARD destina-se a pesquisadores, estudantes de Pós-Graduação e de Graduação, profissionais da Educação Básica e demais pessoas interessadas em assuntos que giram em torno dos estudos textuais e discursivos da linguagem, além de outras temáticas afins.

 

O nosso grande objetivo, nesta edição, é promover relações acadêmicas entre os diferentes grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de Alagoas, bem como de outras regiões do Brasil, almejando fortalecer, ainda mais, a produção e a circulação de conhecimentos que são adquiridos no processo da pesquisa em Ciências da Linguagem. Nesta edição, o tema escolhido é: “Interações, conflitos e polêmica no espaço digital”. Que possamos ter um grande evento nas Alagoas! 

Publicação de Trabalhos Completos

Publicação de Trabalho Completo

Circulares do II CIARD-UFAL

I CIRCULAR CIARD-UFAL
II CIRCULAR CIARD-UFAL

Chamada - Lançamento de Livros

Chamada - Lançamento de Livros

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Conferencistas Convidados

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação das Comunicações Orais em ST

Programação das Comunicações em ST

Modelo de Slide de Apresentação

Modelo de Slide II CIARD-UFAL

Lista dos Simpósios Temáticos Aprovados

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS RESUMOS DE CADA SIMPÓSIO TEMÁTICO APROVADO

ST1: Argumentação e retórica em discurso: perspectivas teóricas, metodológicas e analíticas

Coordenadores: João Benvindo de Moura (UFPI), Deywid Wagner de Melo (UFAL) e Max Silva da Rocha (UNEAL)

 

ST2: Textualidade digital: a construção de sentidos em ambiente on-line

Coordenadores: Mayara Arruda Martins (UFC) e Franklin Oliveira (UESPI)

 

ST3: Ensino de argumentação na escola e para além da escola

Coordenadores: Eduardo Lopes Piris (UESC), Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS) e Isabel Muniz Lima (UFAL)

 

ST4: Retórica, memória e discurso: diálogos imbricados

Coordenadores: Maria Francisca Oliveira Santos (UFAL) e Zoroastro Neto (IFAL)

 

ST5: Teoria semiolinguística do discurso: a argumentação entre o informativo e o persuasivo nos contratos de comunicação das mídias digitais

Coordenadores: Janayna Rocha da Silva (UFF), Giselle Maria Sarti Leal (UNIRIO) e Vívian Lúcia Xavier Pereira (UFF)

 

ST 6: Discurso, enunciação, argumentação e materialidades da linguagem no digital: entradas analíticas a partir da análise materialista do discurso e da teoria das operações predicativas e enunciativas

Coordenadores: José Mágno de Sousa Vieira (UFMA) e Isael da Silva Sousa (UEMA)

 

ST7: Língua falada e língua escrita em perspectiva: interfaces entre ciências sociais, estudos linguísticos e literários

Coordenadores: Wagner Corsino Enedino (UFMS), Vanessa Hagemeyer Burgo (UFMS) e Ricardo Magalhães Bulhões (UFMS)

 

ST8: Argumentação no discurso político em espaços digitais

Coordenadores: Sóstenes Vicente (UFAL), Samuel Barbosa (IFCE) e Jomson Teixeira da Silva Valoz (UPE)

 

ST 9: Divulgação e popularização científica no campo dos estudos da linguagem

Coordenadores: Valfrido da Silva Nunes (IFPE), André Alexandre Padilha Leitão (IFPE) e Francilene Leite Cavalcante (IFAL)

 

ST10: Retórica e multimodalidade: interseções e possibilidades

Coordenadoras: Graciele Martins Lourenço (UFMG) e Raquel Lima de Abreu-Aoki (UFMG)

 

ST11: Entre redes e ancestralidades

Coordenadores: Natacha Muriel López Gallucci (UFAL), Cristina Amaro Viana Meireles (UFAL) e Marcelo Gianini (UFAL)

 

ST12: Pesquisas linguísticas em suas múltiplas vertentes

Coordenadores: Francisco Herbert da Silva (UESPI), Eduardo Pantaleão de Morais (UNEAL) e José Nildo Barbosa de Melo Junior (IFAL)

Submissões de Resumo para Apresentação em Simpósio Temático

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para Submissão de Resumos para Simpósios Temáticos

a)    Quem poderá apresentar trabalho em um Simpósio Temático?

Poderão submeter resumos para os Simpósios Temáticos:  estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), bem como participantes com mestrado ou doutorado já concluídos.

 

b)    Normas para o envio de resumos

     Período para envio: de 05/08/2025 a 10/09/2025;

   Será permitido o envio de apenas um resumo por autor e/ou coautor (ou seja, somente é permitida a apresentação de um único trabalho). Somente em caso de coautoria como orientador de Iniciação Científica ou TCC de graduação, o professor orientador poderá submeter até 3 trabalhos na função de coorientador/orientador;

     Cada resumo poderá ter, no máximo, 3 autores;

    O resumo submetido deve ter aderência à proposta do Simpósio Temático (leiam os resumos dos Simpósios Temáticos disponíveis aqui no site;

   O resumo deve ser submetido em arquivo editável (*.doc ou *.docx) via sistema do evento, sendo uma versão com identificação de autoria e outra versão sem identificação;

    O resumo deve seguir, obrigatoriamente, as normas de formatação abaixo:

 

c)    Normas de formatação do resumo para comunicação de trabalho

     Na primeira linha, título da comunicação (em caixa alta, negrito, centralizado, fonte Times New Roman tamanho 12);

  Duas linhas abaixo, com alinhamento à direita, fonte Times New Roman tamanho 12, nome completo do primeiro autor;

     Na linha seguinte, vínculo institucional do primeiro autor, com nome completo, mais a sigla da instituição entre parênteses;

     Abaixo informar e-mail do primeiro autor;

     Na linha seguinte, nome completo do segundo e/ou terceiro autor, se for o caso;

     Na linha seguinte, vínculo institucional do segundo e/ou terceiro autor, quando houver, com nome completo mais a sigla da instituição entre parênteses;

     Abaixo informar e-mail do segundo e/ou terceiro autor, se for o caso;

    Duas linhas abaixo, alinhamento justificado, espaço 1, fonte Times New Roman tamanho 12, texto do resumo, de 300 a 350 palavras, contendo: (a) breve exposição da temática a ser tratada; (b) justificativas; (c) objetivos; (d) quadro teórico-metodológico; (e) resultados obtidos ou esperados.

   Na linha seguinte, alinhamento justificado, espaço 1, fonte Times New Roman tamanho 12, devem constar três palavras-chave (iniciais maiúsculas, separadas por ponto final).

 

  • As cartas de aceite serão enviadas pelos coordenadores dos Simpósios Temáticos em até 05/09/25. Após receber a carta de aceite, faça sua inscrição. As inscrições estarão liberadas para pagamento em 1º lote a partir de 05/08/2025.
  • É imprescindível informar que a inscrição no evento ocorrerá somente após o pagamento da taxa de inscrição.

  • Os Coordenadores de Simpósios Temáticos estão ISENTOS do pagamento da taxa de inscrição.

Cronograma de Atividades

23/07/2025

Abertura do período de submissão de proposta para coordenação de Simpósio Temático.

04/08/2025

Encerramento do período de submissão de proposta de coordenação de Simpósio Temático

05/08/2025

Divulgação dos Simpósios Temáticos aprovados;

 

Abertura do período de submissão de resumos para participação em Simpósio Temático.

10/09/2025

Encerramento do período de submissão dos resumos.

Até 10/09/2025

Envio das cartas de aceite pelo sistema do evento

05/08 a 10/09/2025

Pagamento da taxa de inscrição  – 1º lote

11/09 a 30/09/2025

Pagamento da taxa de inscrição  – 2º lote

07/10/2025

Divulgação da programação geral do evento

11 a 13/11/2025

Realização do evento

Até fevereiro de 2026

Publicação dos Anais

Apoios Institucionais


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}