Diálogos sociais – construções e tensões
De acordo com o historiador francês Jacques Le Goff (1924-2014) “O estudo da memória social é um dos meios fundamentais de abordar os problemas do tempo e da história, relativamente aos quais a memória está ora em retraimento, ora em transbordamento.” (LE GOFF, 1990, p.426). E é por meio deste pensamento que estamos propondo a segunda edição do Colóquio Design e Memória.
A proposta é pensar como vem sendo construídos os diálogos sociais, refletindo sobre as construções de lugares e espaços de memória, as tensões e lutas que permeiam este campo e neste sentido buscando as articulações possíveis intermediadas pelo Design.
Partimos do pressuposto de que, assim como o Design, a memória se relaciona com o social e o coletivo e é, exatamente, na convergência destas correlações que estão suportados debates que podem e devem ser construídos.
Pretendemos colocar em pauta debates que perpassam pela educação patrimonial, patrimônio cultural material e imaterial e museus e centros de memória, memória e esquecimento, memória coletiva, memória individual, memória e identidade, lugares de memória e memória dos lugares, memória e resistência, memória e direito humanos, memória e cidades, enfim, uma gama de possibilidades que de modos variáveis se articulem com o Design.
Aleida Assmann afirma que: “O fenômeno da memória, na variedade de suas ocorrências, não é transdisciplinar somente no fato de que não pode ser definido de maneira unívoca por nenhuma área; dentro de cada disciplina ele é contraditório e controverso.” (ASSMANN,2011, p.20). E, conscientes destes paradoxos que pensamos o II Colóquio Design e Memória tendo como tema irradiador os diálogos sociais, as construções e tensões.
REFERÊNCIAS
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas,SP: Editora da UNICAMP,2011.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP,1990.
ST1: Vestuário e Memória (virtual)
Coordenação: Laiana Pereira da Silveira (Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas)
Resumo: É importante pensar nas articulações existentes entre campos do saber como o vestuário e a memória. Portanto, parte-se da ideia de analogia desses dois campos, ambos sendo fatores característicos do sujeito tanto na sua individualidade quanto na sua coletividade. O vestuário na sua materialidade ou na sua lembrança é uma evidência do tempo passado.
ST2: Memória, contingência, design e tecnologias em sociedades da vigilância (virtual)
Coordenação: Tayara Barreto de Souza Celestino (Museóloga e licenciada em Artes Visuais, mestra em Culturas Populares e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural. Integrante do Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais (Labeurc-CNPq-UFS). Doutoranda em Sociologia - PPGS/UFS); e Uilder do Espirito Santo Celestino (Licenciado em História e Filosofia, mestre em Sociologia e especialista em História Cultural. Integrante do grupo de pesquisa em Culturas, Identidades e Religiosidades (Gpcir-CNPq-UFS). Doutorando em Filosofia – PPGF/UFS).
Resumo: O simpósio temático propõe discussões sobre estratégias e pesquisas a respeito da memória e os usos da tecnologia envolvendo a memória em meio a uma visão de mundo segundo a qual as tecnologias e a busca por desempenho são ferramentas para retirar a memória da contingência e assentá-las em memórias coletivas e as memórias de cada um.
ST3: Cultura material e arquitetura de terra como expressão da cultura dos povos originários (virtual)
Coordenação: Larissa Albuquerque de Alencar (Doutorado em Design – UFAM) e Luciana de Castro Maeda Avellar (Doutoranda em Design – UEMG)
Resumo: Busca-se uma discussão multidisciplinar ressaltando a importância da cultura dos povos originários na valorização do patrimônio cultural brasileiro. As técnicas construtivas presentes na arquitetura de terra e a cultura material que compõem os ambientes construídos são a representação da memória de um povo, o que as torna parte desse patrimônio.
ST4: Memória e mídia digital: interlocuções e convergência (virtual)
Coordenação: Beatriz Costa da Silva (Mestre em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ/EBA. MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Pós-graduada em editoração-mercado do livro pela IUPERJ. Graduada em Design pela Unicarioca e Técnica em Produção Audiovisual pela FAETEC. Professora universitária nas instituições ECDD/Infnet e Centro Universitário - IBMR).
Resumo: Segundo Recuero (2020) Dizem que vivemos em uma sociedade em rede. Notamos um comportamento onde pensamos como será a memória social e como a mídia digital se torna uma ferramenta de guarda desse contexto. Por meio da antropologia digital observamos esse movimento e novas práticas sociais. Se você não tem um perfil em uma mídia digital, quem é você?
ST5: Design, memória e espaços culturais (presencial)
Coordenação: Marcelina das Graças de Almeida (Doutora em História, Universidade Federal de Minas Gerais e docente na Escola de Design, Universidade do Estado de Minas Gerais) e Rangel Sales (Doutorando em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais e docente no Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH)
Resumo: Os equipamentos culturais, quais sejam: museus, centros de memória, arquivos, bibliotecas, dentre outros são lugares privilegiados para se identificar a presença ou ausência do pensamento do Design e pretende-se, neste simpósio temático, colocar em evidência as investigações e estudos que considerem esta inter-relação, oportunizando o encontro de pesquisas experimentais ou concretas que permitam refletir sobre a memória e o design como articuladores de narrativas, compreensões e fruição destes espaços.
ST6: (Design, memória e) Comida: aspectos materiais e imateriais (híbrido)
Coordenação: André Mol (Mestre - Universidade Federal de Juiz De Fora)
Resumo: É objeto desta proposta a observação dos aspectos materiais e imateriais da comida, considerando-se o contexto do II Colóquio Design & Memória. Com sua pregnância afetiva, a comida é elemento de estímulo à memória individual e coletiva, com representações temporais, sociais e históricas que impactam diretamente as diferentes áreas do design.
ST7: O tempo para quando paro para o registro (híbrido)
Coordenação: José Rocha Andrade (Mestre e Doutorando em Design pela Escola de Design / UEMG)
Resumo: A temática deste simpósio visa apresentar autores “fotógrafos” ou “designers que fotografam” para provocar o debate e a reflexão de como seus acervos, ensaios, projetos e experiências em que a fotografia seja o suporte para o registro da passagem do tempo-documentado, promovem a conservação, alteração ou ressignificação do que dialogamos como nossas memórias.
ST8: Memórias da Moda (virtual)
Coordenação: Jaqueline Tatanashvili (Doutora em História, PUCRS) e Natália Santucci (Mestra em História, PUCRS)
Resumo: Este ST contempla relações entre vestuário e memória, sob várias perspectivas – desde coleções inspiradas em lembranças da infância a roupas em museus, passando por relíquias familiares e trajes revivalistas, explorando-as como meio para a preservação da memória - individual, coletiva e cultural.
ST9: Cultura material, design e memória: entre discursos e práticas (híbrido)
Coordenação: Samanta Coan (Doutora em Ciência da Informação - UFMG. Professora substituta no Design/UFMG. É parte do Coletivo Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos)
Resumo: O estudo da cultura material por meio da memória nos permite compreender a construção das relações entre objetos e pessoas. O design no contexto de uma cultura pode mediar e expor as tensões e confluências sociais, culturais e políticas. É com essa premissa que o simpósio temático busca pesquisas e experiências que investiguem a complexidade dos adornos, utensílios e artefatos cotidianos e como acontecem as agências dos sujeitos; e que fazem a conexão entre o design, a cultura material e a memória.
Coordenação
Beatriz Costa da Silva (ECDD/Infnet e IBMR)
Luiz Felipe César Martins de Brito (UNA/UNIBH)
Marcelina Almeida (UEMG/DESIGN)
Helena Rugai Bastos (UFRN)
Samanta Coan (Muquifu e UFMG/DESIGN)
Comunicação
Design: Luiz Felipe César Martins de Brito
Redes Sociais: Beatriz Costa da Silva
Comitê científico
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Realização Grupo de Estudos em Design e Memória – D-Memo
Apoio Escola de Design UEMG