A invisibilidade dos bebês tem uma dimensão sócio-histórica e uma dimensão na pesquisa social. Do ponto de vista social, os indicadores oficiais revelam a desigualdade e exclusão social quando considerada a categoria dos bebês em relação a outras categorias sociais.
Por sua vez, os estudos privilegiam visões biologizantes e adultocêntricas na reflexão sobre os bebês e as práticas pedagógicas dirigidas a essa faixa etária. Ainda se registra ausência de pesquisas que focalizem suas capacidades, sua agência e seus direitos, enquanto sujeito social.
A proposta de um colóquio que tenha como temática os bebês visa promover uma reflexão no sentido da ruptura teórica e epistemológica nesses estudos e que favoreça a formulação de políticas e o desenvolvimento de práticas que garantam o direito à educação, à proteção, à alimentação dos bebês e à assistência de suas famílias.
O GPIEDUC vem incorporando esse debate e realiza o seu II Colóquio de Estudos Sociais dos Bebês, com o tema: Bebê e Trabalho Pedagógico em Creches, ampliando a proposta inicial, com a participação de pesquisadoras e estudiosas do GPIEDUC que abordarão diferentes aspectos do desenvolvimento dos bebês, do trabalho pedagógico em creches e da formação do profissional que atua nesses espaços.
Aguardamos vocês para discutir essa temática conosco!