II Artefatos: As Artes como memória e vozes de protesto contra ditaduras

II Artefatos: As Artes como memória e vozes de protesto contra ditaduras

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SOBRE O EVENTO

O extremismo político normalmente é acompanhado de violência, censura e terror. A instituição de governos totalitários, que fazem uso da ditadura para manter-se no poder, está presente na história de incontáveis países e os seus efeitos devastadores são sentidos por gerações. Contudo, há pessoas apoiadoras desses regimes que insistem em negá-los, varrendo para baixo do tapete as ações nefastas cometidas. Por esta razão, a luta por justiça e a necessidade de trazer à tona os crimes cometidos são imperativos. Neste sentido, as Artes contribuem imensamente, não só como vozes de protesto contra as atrocidades ocorridas durante esses períodos históricos, mas também como memória para que tais crimes nunca sejam esquecidos. O "II Artefatos: as Artes como memória e vozes de protesto contra ditaduras", evento promovido pelo grupo de pesquisa LiterArtes da Universidade de Brasília, tem como intuito contribuir para o debate do importante papel dos artistas na luta contra esses desmandos. Durante o evento, traremos discussões sobre Literatura, Música, Teatro, Cinema, Histórias em Quadrinhos, Fotografia, Pintura, Dança e outras Artes que versem sobre o assunto, em análises de obras específicas ou comparadas, tanto brasileiras quanto de outros países. Esperamos com este encontro reafirmar o papel da Universidade de Brasília como palco de resistência neste momento histórico no qual assistimos, temerosos, ao crescimento do extremismo ao redor do mundo. 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação Completa





INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

SUBMISSÕES DE RESUMOS PARA COMUNICAÇÕES NO EVENTO

O prazo de submissão está encerrado, agradecemos a todos pela participação.

1. Artes performáticas e literatura sobre totalitarismo e ditadura: música, teatro, dança, poesia slam e cordel: 

Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que tenham como foco de análise canções, obras musicais e sonoras, trilhas de música de teatro e trilhas de música de cinema, obras literárias que abordam músicas e canções, peças de teatro e roteiros teatrais, espetáculos de dança, poesia slam e cordel nas quais são representadas ou tematizadas questões relativas a regimes totalitários, ditaduras e repressão. Igualmente serão aceitos trabalhos que proponham diálogos entre literatura e música, literatura e teatro e literatura e dança e igualmente, obras literárias e poesia slam e obras literárias e cordel.

 

2. Audiovisual e literatura sobre totalitarismo e ditadura: cinema, seriado e novela: 

Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que tenham como foco de análise obras audiovisuais (cinema, seriado, minissérie, novela) nas quais são representadas ou tematizadas questões relativas a regimes totalitários, ditaduras e repressão. Serão também bem vindos estudos que tratem de obras audiovisuais adaptadas ou que proponham diálogos entre literatura e audiovisual, abordando a temática central do evento.

 

3. Imagem e literatura sobre totalitarismo e ditadura: fotografia, história em quadrinhos e artes plásticas: 

Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que tenham como foco de análise obras de artes plásticas, fotografia e HQs nas quais são representadas ou tematizadas questões relativas a regimes totalitários, ditaduras e repressão. Serão também bem vindos estudos que proponham diálogos entre literatura e HQ, literatura e fotografia, literatura e pintura, literatura e gravura, abordando a temática central do evento. Fazem também parte do escopo desta linha estudos das relações da imagem e da literatura como complementaridade, mescla ou colagem/bricolagem, bem como aqueles que relacionam literatura e arquitetura e literatura e escultura.

 

4. Literatura sobre totalitarismo e ditadura: romances, contos, crônicas e poemas: 

Nesta linha temática serão aceitos trabalhos que tenham como foco de análise obras literárias, em verso ou em prosa, nas quais são representadas ou tematizadas questões relativas a regimes totalitários, ditaduras e repressão.

Critérios de avaliação dos resumos submetidos

Para realizar a submissão, favor enviar os resumos para o e-mail:

artefatosliterartes@gmail.com


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:  Prazo encerrado, agradecemos a todos pela participação.

 

As propostas de comunicação serão avaliadas por pares, portanto os resumos devem ser submetidos EM ARQUIVOS NÃO-IDENTIFICADOS.

Os critérios observados serão:

 

1. Adequação do resumo proposto ao modelo disponível na página do evento.

2. Adequação ao tema do encontro e à área temática escolhida.

3. Clareza e coerência da proposta.

4. Objetivos e metodologias bem definidos.

5. Referências bibliográficas relevantes para a discussão proposta.

 

 

As propostas de comunicação podem ser submetidas em coautoria (dois autores, no máximo), mas a apresentação deve ser obrigatoriamente realizada online por um dos autores. 

Modelo de Elaboração dos resumos

TÍTULO E SUBTÍTULO

(Times New Roman, 12, maiúsculas, em negrito e centralizado. O título deve ser claro e conciso - não ultrapassar três linhas e utilizar parágrafo único).


RESUMO

O resumo deve expor, de forma concisa, a contextualização curta do tema, o objetivo da pesquisa, o método utilizado, as principais referências e os principais resultados pretendidos ou alcançados, em parágrafo único. É preciso que o resumo tenha no máximo 300 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento do texto justificado, espaçamento do corpo do texto 1,0 (simples). Autores estrangeiros podem apresentar o resumo em espanhol, inglês ou francês.

 

Palavras-chave: Palavra-chave 1. Palavra-chave 2. Palavra-chave 3. Palavra-chave 4. Palavra-chave 5. (máximo de 5 palavras)

 

REFERÊNCIAS

Devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço 1,0 seguindo as normas da ABNT NBR 6023/2002. Devem ser incluídas até dez referências, obrigatoriamente as citadas no resumo e as que devem ser consultadas para o artigo final. Elas devem ser organizadas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano. Páginas inicial e final do capítulo, precedidas pela letra p. e separadas por hífen.

SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, cidade, editora, volume, número do fascículo, páginas (inicial e final do artigo), mês e ano.

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: < endereço do site > Acesso em: dia, mês e ano.

ENTIDADE. Título da publicação. Edição. Local: Editora, ano.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}