O II Seminário de Pesquisa e Inovação na Gestão Pública - iGESP é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern).
Tem como objetivo compartilhar, divulgar e aprimorar as pesquisas de inovação no âmbito do Executivo Estadual desenvolvidas por pesquisadores-bolsistas, vinculados a Sead. A ideia é oportunizar, ainda, a visibilidade desses trabalhos, vinculados aos projetos de Modernização da Gestão Administrativa e Inovação (2019-2021) e de Modernização da Gestão Pública por meio da Revisão dos Processos no âmbito da SEAD/RN: segunda etapa (2020-2022).
O público-alvo são os bolsistas-pesquisadores, pertencentes a esses dois projetos de inovação, vinculados aos Editais de 2019/2020. No entanto, é esperada ainda a participação dos seus respectivos chefes de setores e representantes da Fapern, além de convidados externos como avaliadores e demais parceiros. Poderão assistir ao evento também os pesquisadores lotados em outras secretarias e órgãos do Governo do Estado.
O evento vai acontecer remotamente, de forma síncrona e assíncrona, em três momentos distintos. No primeiro, marcado para 12 de maio de 2021, terá uma palestra de abertura com o Prof. Dr. Hironobu Sano (UFRN) sobre o tema: “Inovação no setor público: como gerar transformações em cenários de crise”.
O segundo momento diz respeito às apresentações das pesquisas em desenvolvimento, por meio de vídeos produzidos pelos pesquisadores-bolsistas e mesas-redondas. Acontecerá nos dias 26 e 27 de maio; 09, 10, 16 e 17 de junho. Aqui, participarão os chefes de setores e convidados externos especialistas da área, momento em que destes profissionais os pesquisadores receberão contribuições importantes para melhoria e maior aperfeiçoamento de suas pesquisas.
O terceiro momento trata da seleção dos vídeos produzidos pelos pesquisadores para serem popularizados à sociedade, ou seja, exibidos nos canais de comunicação da Sead, EGRN e Fapern.
Será concedido certificado aos participantes. Porém, para obtenção do documento, o pesquisador ou espectador precisará se inscrever e fazer login na plataforma para credenciamento, confirmação de participação e frequência. Ao final, deverá ainda avaliar o evento para ter acesso ao certificado de participação.