No curso serão empregadas técnicas de resgate da autoestima e da terapia comunitária integrativa. A técnica da terapia comunitária integrativa propõe cuidar da saúde da comunidade ao invés de centrar-se na patologia individualmente, ou seja, em vez de tratar somente um servidor que apresente sintomas de alguma doença trata-se o ambiente de trabalho em que ele está inserido, estimulando seus componentes a promover a harmonia para que não haja mais adoecimentos.
A técnica utilizada na oficina, auxilia os servidores a construir conhecimentos para a identificação e enfrentamento de seus medos, insatisfações e inseguranças, a fim de ter êxito nas suas atividades profissionais.
A singularidade do serviço se materializa, portanto, na metodologia empregada, no sistema pedagógico, no material e recursos didáticos, no enfoque do conteúdo a ser ministrado, assim como todas as demais questões fundamentais, relacionadas com a prestação final do serviço e com seus resultados. Nada disso pode ser predeterminado por ser característica única de quem realiza.