COMUNICADO
Prezado participante,
Comunicamos o cancelamento do evento em virtude de problemas de saúde do palestrante. Oportunamente estaremos remarcando.
Agradecemos pela compreensão.
Secretaria do evento
A perspectiva pós-colonial sinaliza para um conjunto de
proposições político-pedagógicas que implicam em outras formas de se pensar
a educação e seus processos pedagógicos.
Nessa direção, a proposta do evento é provocar reflexões que
permitam a construção de uma didática que parta dos sujeitos do Sul, com seus
ricos e diversos saberes. Para isso, faz-se necessário descolonizar a didática
tradicional. É preciso reinventar a construção de novos saberes apoiados,
sobretudo, em autoras e autores de saberes tradicionais, onde a ancestralidade
é respeitada e a espiritualidade, distanciando-se da visão fragmentada da
realidade.
Para isso, importa discutir sobre a ecologia dos saberes com o
intuito de assumirmos uma didática que reconheça a diversidade epistemológica e
os diálogos interculturais existentes no mundo.
Esse debate no âmbito da formação docente, seja inicial ou
continuada, é de extrema relevância e pretende contribuir para a compreensão da
importância de uma didática transformadora, que privilegia o diálogo
entre culturas, saberes e cosmovisões. Sendo assim, convidamos você
para dialogarmos sobre a “Reflexões sobre uma Didática Pós-Colonial”.
meet.google.com/iwz-osje-ruw