SEMIC 2018 - Seminário de Iniciação Científica

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão, Campus Buriticupu - Buriticupu - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Seminário de Iniciação Científica  - SEMIC tem como objetivo a apresentação e divulgação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica oriundos dos Programas PIBIC, PIBITI e PIVIC, aprovados em editais da PRPGI e desenvolvidos pelos bolsistas na vigência 2017/2018, bem como socializar os projetos de pesquisas aprovados nos editais PRPGI 2018/2019, proporcionando um espaço de educação em pesquisa, na promoção ao conhecimento científico e integração da comunidade acadêmica e profissional de Buriticupu.

O artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) ressalta que o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem como finalidade compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Neste contexto, o trabalho desenvolvido na iniciação científica configura-se em um projeto de investigação com o qual um professor orientador acompanha atentamente o estudante-pesquisador, proporcionando-lhe orientação na sistematização de ideias, na aprendizagem de técnicas e métodos científicos bem como no estímulo ao desenvolvimento do pensar científico e criativamente.

A importância da participação do corpo docente, discente, técnico e comunidade consiste em envolvê-los nas ações de iniciação científica fomentadas pelo SEMIC, incentivando-os à pesquisa científica com atividades coletivas e aprofundamento sobre questões referentes à pesquisa em cada área de conhecimento.

Desse modo, o Seminário de Iniciação Científica propõe-se, portanto, em oportunizar a troca de experiências e conhecimento entre todos os envolvidos, favorecendo, assim, a articulação da pesquisa com o processo de ensino-aprendizagem.


Edital

Modelo de Submissão (Resumo Expandido)

Modelo de Apresentação de Slides (Para as pesquisas de vigência 2017/2018)

Modelo de Banner | Painel (Para as pesquisas de vigência 2018/2019)


Procedimentos e prazos para a apresentação no SEMIC Novo!

Relatório 2017-2019 - Projetos - Pesquisadores - Orientadores Novo!

Ficha de Avaliação Novo!

Cronograma de Apresentação e Bancas Avaliadoras Novo!

Monitoria

Estão abertas as inscrições para a seleção de monitoria até o dia 04/11.

A monitoria destina-se aos discentes dos cursos Integrado, Subsequente e Superior regularmente matriculados no IFMA Campus Buriticupu para serem monitores no evento SEMIC 2018 para as atividades de organização do evento, que tem interesse e aptidão para a gestão de eventos acadêmicos e científicos, ou que deseja experimentar atividades neste campo de atuação. 

Constitui-se, assim, em um incremento na formação discente, possibilitando sua iniciação como agente crítico e construtor da realidade. 

Serão selecionados até 15 monitores, mediante preenchimento de ficha de inscrição e seleção através do histórico escolar e currículo Lattes. Serão destinadas 05 vagas para alunos do Ensino Médio Integrado, 05 vagas para discente dos Cursos Subsequentes e 05 vagas para acadêmicos do Ensino Superior do IFMA Campus Buriticupu. 

Pré-requisitos exigidos de um monitor da Semana Científica:

a) Estar devidamente matriculada(o) em um dos cursos Integrado, Subsequente e de Graduação e Pós-Graduação do IFMA Campus Buriticupu;

b) Estar devidamente cadastrado(a) no evento, por meio do formulário de inscrição;

c) Ter disponibilidade para participar das reuniões e atividades preparatórias para o Seminário Iniciação Científica – SEMIC, cuja ausência, sem justificativa, será considerada como desistência à vaga;

d) Declaração de disponibilidade integral de tempo de 4h (por dia de evento) para atuação no Seminário, a ser realizado nos dias  06 e 07 de novembro de 2018, no turno escolhido pelo candidato;

e) Participar ativamente do processo de organização e execução do evento;

f) Responsabilidade no cumprimento das ações requisitadas, dentro dos prazos solicitados;

g) Senso crítico para discutir e propor soluções pertinentes à experiência da monitoria;


Avaliação e Certificação

Como critério de avaliação será usado o Histórico Escolar do Aluno - obrigatório - e o currículo acadêmico (Lattes atualizado nos últimos dois meses) - obrigatório;


Como critério de desempate será levado em consideração o Índice de Desempenho Acadêmico, que consta no Histórico Escolar do Aluno dos cursos do IFMA Campus Buriticupu. Persistindo o empate, será analisada a desenvoltura artística, cultural e científica através do Curriculum Lattes;

A certificação do monitor será de 20h, desde que tenha cumprido todas as exigências contidas para monitoria. 


Clique aqui e realize sua inscrição para Monitoria


REUNIÃO COMO MONITORES SEMIC IFMA 2018

Dia 05.11, às 15 h, Sala 18.

Na reunião, o discente optará por um dos turnos do evento.

De acordo com o Edital do evento são 15 vagas para monitoria. Contudo, diante de grande procura resolveu-se incluir todos os estudantes que manifestaram interesse em participar, mas desde que apresentem o currículo lattes atualizado (última atualização mês de setembro).

Atuação dos monitores:

1º Monitor de sala: auxiliam servidores, convidados e alunos que participam de palestras, oficinas e minicurso; (02 por sala, totalizando 18 monitores). São nove oficinas e minicursos.

2º Monitor de corredor: atuam nos ambientes externos ondem circulam os participantes e convidados; (10 monitores)

3º Monitor volante: realizam atividades fluídas de acordo com as demandas nascentes e que exijam rapidez e intercâmbio com outros membros da equipe;  (10 monitores)

4º Monitor assistente: auxiliam em atividades fixas junto as comissões do evento e coordenadores do SEMIC. (13 monitores)

TOTALIZANDO 50 MONITORES.

O que se espera e exige de um monitor?

  • Dinamismo, entusiasmo, cuidado e atenção no decorrer do plano de atividades.
  • Pontualidade, assiduidade, respeito, ética e senso crítico;
  • O seu grau de interesse, em relação ao que se pretende que realize e ao que espera conseguir desenvolver, não deve diminuir ao longo dos dias e assim, encontrarão com certeza, válidas compensações junto da restante equipe de trabalho e principalmente no contato com os mais novos;
  • Uma participação ativa  no processo de construção do evento e execução com excelência das atividades do evento;
  • Iniciativa no processo que envolve o desenvolvimento do evento;
  • Responsabilidade com a execução das atividades e tratamento do público;
  • Senso crítico para  discutir e propor questões pertinentes à experiência da monitoria.

OBSERVAÇÃO: Todos os monitores devem ser apresentar aos coordenadores de monitoria dia 06.11, às 08h, devidamente trajados (tênis, calça e blusa do evento). 

Coordenadores de monitoria:  Profa. Aliny Viana,  Prof. Tadeu Nascimento e Prof. Manoel Barros.

Programação

Credenciamento

O Credenciamento ocorrerá em três período no dia 06/11/2018 na Área de Vivência.

Horários: 10h às 12h; 16h às 17h; 19h às 20h.


Dia 06/11/2018 (Terça-feira)

16h às 17h - Abertura (Auditório)

17h às 18h - Palestra de Abertura (Auditório)


Dia 07/11/2018 (Quarta-feira)

08h às 10h - Organização da exposição em banner (Área de Vivência)

09h às 12h - Apresentação oral (Auditório)

14h às 17h - Apresentação oral (Auditório)

18h30 às 20h - Apresentação da exposição em banner (Área de Vivência)

20h às 21h - Premiação/Encerramento (Auditório)


Os horários dos Minicursos e Oficinas podem ser conferidos abaixo.


Faça download dos materiais do SEMIC, clicando aqui (˜ 5 MB).



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}