Curso de Formação Continuada (FIC): correção e avaliação dos gêneros crônica, artigo de opinião e texto dissertativo-argumentativo

Curso de Formação Continuada (FIC): correção e avaliação dos gêneros crônica, artigo de opinião e texto dissertativo-argumentativo

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu - Buriticupu - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o Curso

A leitura e a escrita fazem parte das habilidades que são exigidas para os falantes de um idioma. Em muitos países, a língua escrita constitui-se parâmetro que determina aqueles que estão aptos a ingressar no campo do trabalho, assim como a progredir na vida acadêmica. Observa-se, assim, que uma importância maior recai sobre a escrita no tocante à interatividade sociodiscursiva nos diversos espaços sociais que exigem o seu domínio, sendo inclusive um fator de seleção para ingresso na universidade. 

Nesse sentido, o projeto de extensão “Curso de formação continuada: correção e avaliação de gêneros textuais” tem o objetivo de promover a reflexão e prática do processo de correção avaliação dos gêneros Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo. Espera-se fomentar um espaço formativo no qual os professores-cursistas consolidem a competência em correção e avaliação textual. 

O curso possui carga horária de 160 horas, se encontra organizado em cinco módulos, que serão realizados em encontros com aulas presenciais no turno noturno, às 19h das quintas-feiras a partir do dia 13/06/19, e realização de atividades práticas dos professores-cursistas em serviço por meio do Google Classroom.

O público-alvo é formado por 40 professores da área de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em exercício nas escolas públicas e privadas do município de Buriticupu. Público este definido a partir do entendimento de que os professores participantes do projeto serão agentes multiplicadores da metodologia adotada.



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Objetivos do Curso

Geral

Promover um curso de formação para professores que atuam na área de Língua Portuguesa, visando à construção de metodologias didático-pedagógicas que apontem para a reflexão e prática do processo de correção e avaliação dos gêneros Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo.


Específicos

a. Discutir as noções de texto, textualidade e de gêneros textuais; 

b. Discutir a importância dos gêneros textuais para o ensino da leitura e da escrita, visando à proficiência dos alunos a fim de exercerem a cidadania plenamente; 

c. Reconhecer a importância da produção de sequências didáticas para o ensino de leitura e escrita por meio dos gêneros textuais na sala de aula; 

d. Propiciar aos professores cursistas orientações didático-metodológicas para a produção de sequências didáticas para o ensino de leitura e escrita dos gêneros textuais: Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo

e. Retomar as principais características dos seguintes gêneros: Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo

f. Entender que a correção e a avaliação de cada gênero textual visam critérios específicos que estão atrelados às características do gênero em análise; 

g. Entender que a correção e a avaliação textual implicam em analisar diferentes aspectos do texto de modo independente; 

h. Analisar textos escritos e obras audiovisuais a fim de provocar uma concepção voltada às relações entre ler/assistir e avaliar; 

i. Apresentar textos escritos e obras audiovisuais, para que os professores cursistas assumam o lugar de avaliador, comparando suas análises avaliativas com as avaliações dos professores formadores; 

j. Apresentar a sala virtual de professores, um espaço voltado ao compartilhamento de impressões, experiências e avanços no desenvolvimento da competência para a correção e avaliação dos gêneros estudados.

Programação

Módulos

Atividades

Carga horária

Módulo I: Noções de texto, textualidade e gênero textual.

Estudo e discussão do referencial teórico.

30 horas

Módulo II: O trabalho com sequência didática.

Estudo e discussão do referencial teórico.

30 horas

Módulo III: O Gênero Crônica.

1. Retomada das principais características do gênero;

2. Análises e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais;

3. Realização de práticas de correção/avaliação em sala de aula;

4. Interação no espaço virtual;

5. Propostas para aprimoramento;

6. Avaliação de aprendizagem.

30 horas

Módulo IV: O Gênero Artigo de Opinião.

1. Retomada das principais características do gênero;

2. Análises e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais;

3. Realização de práticas de correção/avaliação em sala de aula;

4. Interação no espaço virtual;

5. Propostas para aprimoramento;

6. Avaliação de aprendizagem.

30 horas

Módulo V: O Gênero Dissertativo-Argumentativo.

1. Retomada das principais características do gênero;

2. Análises e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais;

3. Realização de práticas de correção/avaliação em sala de aula;

4. Interação no espaço virtual;

5. Propostas para aprimoramento;

6. Avaliação de aprendizagem.

30 horas

Professores Ministrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}