Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu - Buriticupu - Maranhão - Brasil
A leitura e a escrita fazem parte das habilidades que são exigidas para os falantes de um idioma. Em muitos países, a língua escrita constitui-se parâmetro que determina aqueles que estão aptos a ingressar no campo do trabalho, assim como a progredir na vida acadêmica. Observa-se, assim, que uma importância maior recai sobre a escrita no tocante à interatividade sociodiscursiva nos diversos espaços sociais que exigem o seu domínio, sendo inclusive um fator de seleção para ingresso na universidade.
Nesse sentido, o projeto de extensão “Curso de formação continuada: correção e avaliação de gêneros textuais” tem o objetivo de promover a reflexão e prática do processo de correção avaliação dos gêneros Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo. Espera-se fomentar um espaço formativo no qual os professores-cursistas consolidem a competência em correção e avaliação textual.
O curso possui carga horária de 160 horas, se encontra organizado em cinco módulos, que serão realizados em encontros com aulas presenciais no turno noturno, às 19h das quintas-feiras a partir do dia 13/06/19, e realização de atividades práticas dos professores-cursistas em serviço por meio do Google Classroom.
O público-alvo é formado por 40 professores da área de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em exercício nas escolas públicas e privadas do município de Buriticupu. Público este definido a partir do entendimento de que os professores participantes do projeto serão agentes multiplicadores da metodologia adotada.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Geral
Promover um curso de formação para professores que atuam na área de Língua Portuguesa, visando à construção de metodologias didático-pedagógicas que apontem para a reflexão e prática do processo de correção e avaliação dos gêneros Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo.
Específicos
a. Discutir as noções de texto, textualidade e de gêneros textuais;
b. Discutir a importância dos gêneros textuais para o ensino da leitura e da escrita, visando à proficiência dos alunos a fim de exercerem a cidadania plenamente;
c. Reconhecer a importância da produção de sequências didáticas para o ensino de leitura e escrita por meio dos gêneros textuais na sala de aula;
d. Propiciar aos professores cursistas orientações didático-metodológicas para a produção de sequências didáticas para o ensino de leitura e escrita dos gêneros textuais: Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo.
e. Retomar as principais características dos seguintes gêneros: Crônica, Artigo de Opinião e texto dissertativo-argumentativo;
f. Entender que a correção e a avaliação de cada gênero textual visam critérios específicos que estão atrelados às características do gênero em análise;
g. Entender que a correção e a avaliação textual implicam em analisar diferentes aspectos do texto de modo independente;
h. Analisar textos escritos e obras audiovisuais a fim de provocar uma concepção voltada às relações entre ler/assistir e avaliar;
i. Apresentar textos escritos e obras audiovisuais, para que os professores cursistas assumam o lugar de avaliador, comparando suas análises avaliativas com as avaliações dos professores formadores;
j. Apresentar a sala virtual de professores, um espaço voltado ao compartilhamento de impressões, experiências e avanços no desenvolvimento da competência para a correção e avaliação dos gêneros estudados.
Módulos |
Atividades |
Carga
horária |
Módulo I: Noções de texto,
textualidade e gênero textual. |
Estudo e discussão do referencial teórico. |
30 horas |
Módulo II: O trabalho com
sequência didática. |
Estudo e discussão do referencial teórico. |
30 horas |
Módulo III: O Gênero
Crônica. |
1. Retomada
das principais características do gênero; 2. Análises
e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais; 3. Realização
de práticas de correção/avaliação em sala de aula; 4. Interação
no espaço virtual; 5. Propostas para aprimoramento; 6. Avaliação de aprendizagem. |
30 horas |
Módulo IV: O Gênero Artigo
de Opinião. |
1. Retomada
das principais características do gênero; 2. Análises
e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais; 3. Realização
de práticas de correção/avaliação em sala de aula; 4. Interação
no espaço virtual; 5. Propostas para aprimoramento; 6. Avaliação de aprendizagem. |
30 horas |
Módulo V: O Gênero
Dissertativo-Argumentativo. |
1. Retomada
das principais características do gênero; 2. Análises
e avaliações de textos escritos e de obras audiovisuais; 3. Realização
de práticas de correção/avaliação em sala de aula; 4. Interação
no espaço virtual; 5. Propostas para aprimoramento; 6. Avaliação de aprendizagem. |
30 horas |
{{item.nome}}
{{item.nome}}