Trata-se de um evento acadêmico-científico que tem como público-alvo alunos, professores e servidores do IFBA, além da comunidade local (Seabra, Palmeiras, Lençóis, Piatã, Boninal, Iraquara). Por meio de consulta aos discentes do campus, elegemos temáticas que atendem às suas demandas e, ao mesmo tempo, dialogam com o tema central “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”. Ressaltamos que nossa proposta assume como ponto central a discussão de ciência como a produção de conhecimentos acessíveis e de relevância social, descolando-se da ideia que ainda se perpetua no meio acadêmico da ciência “dura”, distante, incompreensível para o cidadão comum. É imperioso valorizar aquilo que se produz no dia a dia e que, efetivamente, contribui para melhor compreensão no contexto no qual estamos inseridos. Nesse sentido, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, vivências de atividades corporais, feira, exposição de produtores locais, exposição de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por alunos e professores do campus.
O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 16ª SNCT é de 21 a 27 de outubro de 2019.
Objetivo:
Promover ações que demonstrem a importância da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável na Chapada Diamantina, relacionando a temática com as diversas áreas do conhecimento e ao mesmo tempo contribuir para a divulgação e a popularização da ciência, tecnologia e inovação.
- Promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais;
- Estimular debates acerca do papel da mulher na história da produção científica do País e o interesse de meninas em áreas como a Matemática, Física, Astronomia, Computação, Robótica e Engenharias;
- Estimular a geração de conteúdos e o compartilhamento de experiências de divulgação e popularização da ciência, como ferramentas de ensino formal e não formal (material impresso, brinquedos educativos, experimentos, jogos, vídeos, softwares, aplicativos) no âmbito das instituições de ensino e de outros organismos científico-culturais;
Modalidade das atividades:
- IFBA Portas Abertas (receber estudantes ou o público em geral e realizar atividades específicas como visitas a acervos ou laboratórios, palestras, e outras atividades visando divulgar a instituição).
- Seminário ou Ciclo de Palestras - Sequência de palestras, mesas-redondas ou debates organizados em torno de assuntos relacionados à temática da SNCT.
- Conjunto de Oficinas de CT&I - Evento que reúne um conjunto de cursos de livre acesso à população, com caráter de problematização, divulgação e socialização de aspectos específicos da ciência e tecnologia.