Um dos grandes desafios da
educação hoje é buscar estratégias para melhorar o ensino de matemática e,
principalmente, ajudar os alunos com dificuldades nessa disciplina. A
neurociência cognitiva é um campo interdisciplinar – envolve conhecimentos da
genética, da biofísica, da neurociência computacional, entre outras – que
investiga potenciais substratos neurais para processos mentais. Buscar
estratégias para melhorar o ensino de matemática e, principalmente, ajudar os
alunos com dificuldades nessa disciplina é um dos grandes desafios da educação.
Estudos sobre o ensino de matemática com bons resultados têm demonstrado a
importância de haver um equilíbrio entre entender e dominar conceitos e
desenvolver a fluência aritmética e de cálculo por meio de treino. Por outro
lado, evidências neurocientíficas mostram que todos os estudantes, exceto
aqueles com disfunções específicas de aprendizagem, podem chegar aos patamares
mais elevados da matemática. O caminho consiste em oferecer conteúdo de alto
nível, uma vez que o desafio irá mover o aprendizado. Assim sendo,
este evento pretende reunir pesquisadores, professores, estudantes e
educadores para ampliar as discussões sobre os avanços, as descobertas e
contribuições da neurociência para o processo de aprendizagem de matemática.
Vale ressaltar que este
evento teve sua origem com o I Encontro Potiguar de Neurociência Cognitiva
e Educação Matemática, que foi realizado de forma remota em setembro de 2020.
Na ocasião, contamos com a participação de 150 pessoas e agora esperamos dobrar
o número de participantes!
I ENCONTRO NACIONAL DE
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
II ENCONTRO POTIGUAR DE
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Participe conosco!
Aproveite a ocasião e conheça a cidade de Caicó no interior do RN... Esperamos
por vocês!