I ENCONTRO MINEIRO DO PROFMAT (Presencial)

I ENCONTRO MINEIRO DO PROFMAT (Presencial)

presencial CEFET-MG - Campus Nova Gameleira - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

COLI

22 de Novembro de 2022
Apucarana
Evento online

VIII Seminário de Pesquisa em Letras: práticas de leitura, escrita e literatura na educação básica

14 de Setembro de 2022
Evento online

XVI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática

17 de Novembro de 2022
Evento online

Congresso Nacional de Pesquisas, Estratégias e Recursos Educacionais

14 de Outubro de 2022

SOBRE O I ENCONTRO MINEIRO DO PROFMAT

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2010, o PROFMAT é um programa de mestrado profissional em rede na área de Matemática com oferta nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com o IMPA. O principal objetivo do programa é atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Para conhecer a realidade das Instituições que ofertam o PROFMAT no Estado de Minas Gerais através do compartilhamento de experiências, realizaremos o I Encontro Mineiro do PROFMAT, uma iniciativa do PROFMAT do CEFET-MG (campus Nova Gameleira) com a  colaboração e participação das Instituições Associadas ao programa no Estado de Minas Gerais.

Ao todo, são 10 (dez) Instituições Federais de Ensino em Minas que ofertam o PROFMAT. Além do CEFET-MG, as Universidades Federais de Alfenas (UNIFAL), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (UFLA), de Ouro Preto (UFOP), de São João del-Rei (UFSJ), do Triângulo Mineiro (UFTM), de Uberlândia (UFU), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Viçosa (UFV) também promovem a formação continuada do professor de Matemática pelo Programa.

A realização do Evento se constitui como um lócus importante para deliberar e refletir a formação do professor de Matemática, sendo que o mesmo pode suscitar possíveis respostas para a pergunta: O que é necessário na/para formação continuada de um professor de Matemática e quais conhecimentos esse profissional dever ter para exercer com excelência sua profissão?


O I Encontro Mineiro do PROFMAT tem por objetivos:

  • Promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes e egressos das Instituições Associadas ao PROFMAT do Estado de Minas Gerais e de todo o território nacional;
  • Divulgar o PROFMAT entre professores de Matemática atuantes na Educação Básica;
  • Estimular a produção e comunicação de pesquisas relacionadas ao Ensino de Matemática;
  • Contribuir para parcerias interinstitucionais e criação de grupos de trabalho/pesquisa voltados para a formação do professor de Matemática e o ensino e aprendizagem da Matemática;
  • Divulgar a produção dos docentes, discentes e egressos do PROFMAT.


Público-alvo:

  • Docentes, discentes e egressos do PROFMAT; professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior das redes pública e privada; graduandos em Matemática (licenciatura e bacharelado); pesquisadores na área de Ensino de Matemática e Áreas Afins, além da comunidade em geral interessados na temática do Evento. 

Local (Presencial): 

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Nova Gameleira, Belo Horizonte, MG

INSCRIÇÕES

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS. GARANTA A SUA VAGA!

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

ATIVIDADES

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

IMPORTANTE: O Evento aceitará a submissão de trabalhos apenas na modalidade Pôster


  • O período para submissão é de 11/04/2022 a 30/05/2022. O prazo final para submissão de pôster foi prorrogado para o dia 17/06/2022.
  • Para submeter um pôster é necessário se inscrever no Evento.
  • A proposta de pôster deve relatar: pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do PROFMAT; práticas, experiências e vivências docentes provenientes da atuação no PROFMAT.
  • O pôster deve ser submetido, na forma de resumo expandido, para o e-mail encontromineiroprofmat@gmail.com
  • A  submissão do pôster deve ser feita apenas por um dos autores INSCRITO no Evento, enviando um arquivo no formato .doc ou .docx (versão identificada), e um outro arquivo no formato PDF (versão cega), conforme template. (modelo de submissão)
  • O arquivo do resumo deve ser nomeado da seguinte maneira:   po_primeironomedoautor_sobrenomedoautor_sigladainstituiçãodeensino. 
  • Somente os pôsteres apresentados serão publicados nos anais do Evento.

Orientações para apresentação do Pôster

Os pôsteres ficarão expostos em ambiente de circulação dos participantes do Evento. O autor ou autora terá a oportunidade de apresentar o seu pôster no dia e horário programado pela Comissão Organizadora e devem ficar próximos ao pôster no horário definido para a sessão de apresentação. Sugerimos a elaboração de uma apresentação oral sucinta, entre 2 e 3 minutos, do trabalho.

 

Normas de formatação do Pôster

  • O pôster deve ser confeccionado nas dimensões 100cm(altura) x 80cm(largura) e impresso, preferencialmente, em lona.
  • O pôster deve ter um cordão superior que permita que ele seja pendurado para exibição.

Templates:

Template pôster (modelo de submissão)  - é necessário fazer o download do arquivo para realizar alterações.

Template pôster (modelo de exibição)  - é necessário fazer o download do arquivo para realizar alterações.

 

ATENÇÃO: Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem em acordo com as normas apresentadas.

 


CONVIDADOS E CONVIDADAS

{{item.nome}}



PROGRAMAÇÃO



Faça o download do flyer da nossa Programação aqui

CONFIRA OS SLIDES DAS APRESENTAÇÕES AQUI

VEJA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO


DATAS IMPORTANTES

Atenção Participantes!

Fiquem atentos as datas:



O PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE PÔSTER FOI PRORROGADO PARA O DIA 17/06/2022.

EM BREVE, DISPONIBILIZAREMOS A LISTAGEM DOS PÔSTERES APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO.



  •  PÔSTERES APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

TÍTULO PÔSTERAUTOR(ES)
ORIGEM HIPOTÉTICO DO COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR  DE PEARSON
Beto Rober B. Saavedra
LEMAS DE KAPLANSKY, PROBLEMA DE LUCAS E ALGUNS EXEMPLOS DE GEOMETRIA COMBINATÓRIA
Eliane Aparecida Magalhães dos Santos
DEMONSTRANDO PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E EXPERIMENTAIS
Carlos Eduardo Ladeira Vidigal e Fernanda Aparecida Ferreira
CURVAS PARAMETRIZADAS EM COORDENADAS CARTESIANAS E POLARES: UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO
Juan Carlos Zavaleta Aguilar e Luiz Fernando Brunelli Ribas
A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INVESTIMENTOS FINANCEIROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Laís Macedo de Almeida Nunes e Érica Marlúcia Leite Pagani 
JOGO DAS RAÍZES, UMA FERRAMENTA NO AUXÍLIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Mayke Armando do Valle e Sandro Rodrigues Mazorche 
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA.
Rodrigo Rafael Gurgel Martins e Érica Marlúcia Leite Pagani 
DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O AUXÍLIO DA REALIDADE AUMENTADA
Jaime Batista de Souza, Deborah Faragó Jardim e Fábio Silva de Souza
ABORDAGENS LÚDICAS PARA O ENSINO DO ALGORITMO DA DIVISÃO 
Luana França Evangelista, Frederico Augusto Menezes Ribeiro,  Jane Lage Bretas e Pedro Henrique Pereira Daldegan 
ESTUDO DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM TBL
Edemilson Lemos Palmeira Júnior e Erica Marlúcia Leite Pagani 
CURVAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO
Joardson Junio Fernandes Soares
CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE RPG COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE 
Tâmisson Santos Reis e Luis Alberto D'Afonseca
APOSTILA SOBRE A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM O USO DO SWEET HOME 3D
Vilmar Pereira de Jesus e Luis Alberto D'Afonseca
DESENVOLVIMENTO DE TUTORIAIS PARA USO DO GEOGEBRA MOBILE COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Arthur Bonfá Arantes e Luis Fernando Crocco Afonso 
CONTRIBUIÇÕES DO PROFMAT NO NOVO ENSINO MÉDIO 
Cristiano de Souza Rodrigues
TEORIA DOS NÚMEROS COM APLICAÇÕES À CRIPTOGRAFIA
Mateus do Nascimento, Ricardo Vitor Ribeiro dos Santos e Júlia Marques Corrêa 
SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA 
Laís Macedo de Almeida Nunes, Thiago de Mattos Serafim e Gilmer Jacinto Peres
A DISCIPLINA DE TCC COMO LÓCUS PARA DISCUTIR A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROFMAT 
Fernanda Aparecida Ferreira
LIVROS POP UP: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Virginia Stephany Nunes Reis, Davidson Paulo Azevedo Oliveira e Pedro Henrique Pereira Daldegan 
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Bruno Gomes de Freitas e Valéria Guimarães Moreira
UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TIC’S COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL E ACESSO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Luiza Nascimento Gomes Batista  e Fernanda Aparecida Ferreira
A MATEMÁTICA DO CAPITAL
Izzabella Cristhinna Dias e Valéria Guimarães Moreira
TEOREMA DE PICK 
Paulo Henrique Dorotéio
UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA COM ATIVIDADES COMPUTACIONAIS
Bruna Ribeiro Lacerda e Gilmer Jacinto Peres 
GEOMETRIA NA PRÁTICA COM O PYTHAGOREA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Andreá Guimarães Leite, Bruna Ribeiro Lacerda, Izzabella Cristhinna Dias e Pierre Simon de Fermat Vieira
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Josiany Santos de Oliveira e Gilmer Jacinto Peres
ALGORITMOS EVOLUTIVOS E GAMIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PESQUISA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Amaral Tavares, Jônathas Douglas Santos de Oliveira e Dênis Emanuel da Costa Vargas
PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO CÍRCULO UNITÁRIO TRIGONOMETRIA
Luana França Evangelista, Lucas Amaral Tavares e Virginia Stephany Nunes Reis
 ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CONTEXTO DA COVID-19 E O AVANÇO DAS VACINAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Helenice Vasconcelos de Melo Lopes, Marcela Richele Ferreira e Dênis Emanuel da Costa Vargas
GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM JOGO PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU
Carlos Henrique Rocha Serra, Luis Alberto D'Afonseca e Pedro Henrique Daldegan
GEOGEBRA: INTERPRETANDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE ISOMETRIAS POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS
Liliane Rezende Anastácio, Eduardo Ronney Nunes Verissimo e Ana Carolina Costa Mendes
O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM ÊNFASE EM METODOLOGIAS ATIVAS ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 
Andréa Guimarães Leite, Jônathas Douglas Santos de Oliveira e Dênis Emanuel da Costa Vargas
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE POLINÔMIOS: JOGO DE DAMAS 
Raquel Silva de Oliveira Melk e Éden Santana Campos Amorin
UM CENÁRIO DAS PESQUISAS DO PROFMAT ATRAVÉS DO ESTUDO DE CRIPTOGRAFIA
Thiago de Mattos Serafim e Fernanda Aparecida Ferreira
CAPITALIZAÇÃO CONTÍNUA: UMA ABORDAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E DE INTRODUÇÃO A IDÉIA DE LIMITES PARA O ENSINO MÉDIO
Luiz Gustavo Martins dos Santos e Gilcélia Regiane de Souza
CAOS NA BASE 2: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Paulo Vitor Almeida Cardoso e Luciano Coutinho dos Santos 

A confecção do banner ficará sob reponsabilidade do(s) autor(es) do pôster.

Orientações sobre as normas para confecção e o template de exibição se encontram na seção “SUBMISSÃO DE TRABALHO”



HOSPEDAGENS

Sugestões de hospedagens

  • BEAGÁ CONVENTION E ÍMPAR SUÍTES EXPOMINAS

Inscritos no evento terão 20% de desconto no valor da diária.
Clique aqui para saber condições de uso e informações sobre os hotéis.

  • HOTEL INTERCITY BH EXPO 

Excelente localização em frente ao local do evento. 

    Reservas pelo site https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo/19/#hotel. 



      

    PASSEIOS EM BH

    Sugestões de atividades em Belo Horizonte, e região metropolitana, para aqueles que prolongarão sua estadia após o Evento.

    Criado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, composto pela Igreja de São Francisco de Assis, Casa de Baile, Iate Tênis Clube, Museu de Arte da Pampulha e Casa Kubitschek, é o principal cartão postal da cidade e é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Mais informações em http://portalbelohorizonte.com.br/pampulha/patrimonio-mundial/historia.

    Além de ser um dos mais belos cartões postais de BH, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, impossível deixar de fora do seu roteiro! Mais informações em http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/.

    Entre inúmeros parques da capital mineira, o Parque das Mangabeiras foi eleito pelo site Tripadvisor como o lugar verde mais top para passear com a garotada. O mirante das Mangabeiras, ao topo, e a Praça do Papa, ao pé do parque, permitem visões espetaculares da cidade. Mais informações em http://portalbelohorizonte.com.br/o-que-fazer/ao-ar-livre-e-esportes/parque/parque-municipal-das-mangabeiras.

    Ir a Belo Horizonte (MG) e não conhecer o Mercado Central é como ir ao Rio e não ver o mar. Aliás, Belo Horizonte tem um ditado bem popular: se não tem mar, vamos pro bar. Em BH, bar é lugar sagrado e com gastronomia de primeira. No Mercado Central, há vários bares com tira-gosto para conferir a fama da comida mineira de buteco. Mais informações em https://mercadocentral.com.br/.

    Inhotim é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980, transformou-se com o tempo, tornando-se o maior museu a céu aberto do mundo. A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o público! Mais informações em https://www.inhotim.org.br/.

    As cachoeiras na Serra do Cipó são uma das principais atrações do distrito mineiro. O local é famoso pelas diversas quedas d’água, como as cachoeiras Grande e Véu da Noiva, mas também oferece trilhas, cânions e montanhas para escalada. Mais informações em https://portalserradocipo.com.br/

    APOIO


    COMISSÕES

    Comissão Organizadora

    Fernanda Aparecida Ferreira (Presidente)

    Gilmer Jacinto Peres

    Davidson Paulo Azevedo Oliveira

    Pedro Henrique Pereira Daldegan

    Luis Alberto D Afonseca

    Jane Lage Bretas

    Pedro Falci Cardoso

    Bruno Gomes de Freitas


    Comissão Científica

    Cátia Regina de O. Quilles Queiroz (UNIFAL)

    Davidson Paulo Azevedo Oliveira (CEFET-MG)

    Fernanda Aparecida Ferreira (CEFET-MG)

    Flavio Molina da Silva (UFTM)

    Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)

    Jane Lage Bretas (CEFET-MG)

    Juan Carlos Zavaleta Aguilar (UFSJ - campus São João Del Rei)

    Ligia Lais Fêmina (UFU)

    Luis Alberto D Afonseca (CEFET-MG)

    Luis Felipe Gonçalves (UFV- campus Florestal)

    Luís Fernando Crocco (UFJF)

    Marcelo Oliveira Veloso (UFSJ - campus Ouro Branco))

    Pedro Henrique Pereira Daldegan (CEFET-MG)

    Rita de Cássia Dornelas Sodré (UFLA)

    Rodrigo Couto (UFOP)

    Weversson Dalmaso Sellin (UFVJM)


    Comissão de Apoio

    Laís Macedo de Almeida Nunes 

    Caio Augusto Alves Conrado

    Luiza Nascimento Gomes Batista

    Jose Aluízio Viana Filho










    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}