CEFET-MG - Campus Nova Gameleira - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2010, o PROFMAT é um programa de mestrado profissional em rede na área de Matemática com oferta nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com o IMPA. O principal objetivo do programa é atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
Para conhecer a realidade das Instituições que ofertam o PROFMAT no Estado de Minas Gerais através do compartilhamento de experiências, realizaremos o I Encontro Mineiro do PROFMAT, uma iniciativa do PROFMAT do CEFET-MG (campus Nova Gameleira) com a colaboração e participação das Instituições Associadas ao programa no Estado de Minas Gerais.
Ao todo, são 10 (dez) Instituições Federais de Ensino em Minas que ofertam o PROFMAT. Além do CEFET-MG, as Universidades Federais de Alfenas (UNIFAL), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (UFLA), de Ouro Preto (UFOP), de São João del-Rei (UFSJ), do Triângulo Mineiro (UFTM), de Uberlândia (UFU), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Viçosa (UFV) também promovem a formação continuada do professor de Matemática pelo Programa.
A realização do Evento se constitui como um lócus importante para deliberar e refletir a formação do professor de Matemática, sendo que o mesmo pode suscitar possíveis respostas para a pergunta: O que é necessário na/para formação continuada de um professor de Matemática e quais conhecimentos esse profissional dever ter para exercer com excelência sua profissão?
O I Encontro Mineiro do PROFMAT tem por objetivos:
Público-alvo:
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS. GARANTA A SUA VAGA!
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
IMPORTANTE: O Evento aceitará a submissão de trabalhos apenas na modalidade Pôster
Orientações para apresentação do Pôster
Os pôsteres ficarão expostos em
ambiente de circulação dos participantes do Evento. O autor ou autora terá a
oportunidade de apresentar o seu pôster no dia e horário programado pela
Comissão Organizadora e devem ficar próximos ao pôster no horário definido
para a sessão de apresentação. Sugerimos a elaboração de uma apresentação oral sucinta, entre 2 e 3 minutos, do trabalho.
Normas de formatação do Pôster
Templates:
Template pôster (modelo de submissão) - é necessário fazer o download do arquivo para realizar alterações.
Template pôster (modelo de exibição) - é necessário fazer o download do arquivo para realizar alterações.
ATENÇÃO: Somente serão aceitos os
trabalhos que estiverem em acordo com as normas apresentadas.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Atenção Participantes!
Fiquem atentos as datas:
O PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE PÔSTER FOI PRORROGADO PARA O DIA 17/06/2022.
EM BREVE, DISPONIBILIZAREMOS A LISTAGEM DOS PÔSTERES APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO.
TÍTULO PÔSTER | AUTOR(ES) |
ORIGEM HIPOTÉTICO DO COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR DE PEARSON | Beto Rober B. Saavedra |
LEMAS DE KAPLANSKY, PROBLEMA DE LUCAS E ALGUNS EXEMPLOS DE GEOMETRIA COMBINATÓRIA | Eliane Aparecida Magalhães dos Santos |
DEMONSTRANDO PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E EXPERIMENTAIS | Carlos Eduardo Ladeira Vidigal e Fernanda Aparecida Ferreira |
CURVAS PARAMETRIZADAS EM COORDENADAS CARTESIANAS E POLARES: UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO | Juan Carlos Zavaleta Aguilar e Luiz Fernando Brunelli Ribas |
A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INVESTIMENTOS FINANCEIROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | Laís Macedo de Almeida Nunes e Érica Marlúcia Leite Pagani |
JOGO DAS RAÍZES, UMA FERRAMENTA NO AUXÍLIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA | Mayke Armando do Valle e Sandro Rodrigues Mazorche |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. | Rodrigo Rafael Gurgel Martins e Érica Marlúcia Leite Pagani |
DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O AUXÍLIO DA REALIDADE AUMENTADA | Jaime Batista de Souza, Deborah Faragó Jardim e Fábio Silva de Souza |
ABORDAGENS LÚDICAS PARA O ENSINO DO ALGORITMO DA DIVISÃO | Luana França Evangelista, Frederico Augusto Menezes Ribeiro, Jane Lage Bretas e Pedro Henrique Pereira Daldegan |
ESTUDO DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM TBL | Edemilson Lemos Palmeira Júnior e Erica Marlúcia Leite Pagani |
CURVAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO | Joardson Junio Fernandes Soares |
CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE RPG COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE | Tâmisson Santos Reis e Luis Alberto D'Afonseca |
APOSTILA SOBRE A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM O USO DO SWEET HOME 3D | Vilmar Pereira de Jesus e Luis Alberto D'Afonseca |
DESENVOLVIMENTO DE TUTORIAIS PARA USO DO GEOGEBRA MOBILE COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | Arthur Bonfá Arantes e Luis Fernando Crocco Afonso |
CONTRIBUIÇÕES DO PROFMAT NO NOVO ENSINO MÉDIO | Cristiano de Souza Rodrigues |
TEORIA DOS NÚMEROS COM APLICAÇÕES À CRIPTOGRAFIA | Mateus do Nascimento, Ricardo Vitor Ribeiro dos Santos e Júlia Marques Corrêa |
SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA | Laís Macedo de Almeida Nunes, Thiago de Mattos Serafim e Gilmer Jacinto Peres |
A DISCIPLINA DE TCC COMO LÓCUS PARA DISCUTIR A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROFMAT | Fernanda Aparecida Ferreira |
LIVROS POP UP: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Virginia Stephany Nunes Reis, Davidson Paulo Azevedo Oliveira e Pedro Henrique Pereira Daldegan |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO | Bruno Gomes de Freitas e Valéria Guimarães Moreira |
UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TIC’S COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL E ACESSO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | Luiza Nascimento Gomes Batista e Fernanda Aparecida Ferreira |
A MATEMÁTICA DO CAPITAL | Izzabella Cristhinna Dias e Valéria Guimarães Moreira |
TEOREMA DE PICK | Paulo Henrique Dorotéio |
UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA COM ATIVIDADES COMPUTACIONAIS | Bruna Ribeiro Lacerda e Gilmer Jacinto Peres |
GEOMETRIA NA PRÁTICA COM O PYTHAGOREA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | Andreá Guimarães Leite, Bruna Ribeiro Lacerda, Izzabella Cristhinna Dias e Pierre Simon de Fermat Vieira |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | Josiany Santos de Oliveira e Gilmer Jacinto Peres |
ALGORITMOS EVOLUTIVOS E GAMIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PESQUISA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | Lucas Amaral Tavares, Jônathas Douglas Santos de Oliveira e Dênis Emanuel da Costa Vargas |
PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO CÍRCULO UNITÁRIO TRIGONOMETRIA | Luana França Evangelista, Lucas Amaral Tavares e Virginia Stephany Nunes Reis |
ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CONTEXTO DA COVID-19 E O AVANÇO DAS VACINAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS | Helenice Vasconcelos de Melo Lopes, Marcela Richele Ferreira e Dênis Emanuel da Costa Vargas |
GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM JOGO PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU | Carlos Henrique Rocha Serra, Luis Alberto D'Afonseca e Pedro Henrique Daldegan |
GEOGEBRA: INTERPRETANDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE ISOMETRIAS POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS | Liliane Rezende Anastácio, Eduardo Ronney Nunes Verissimo e Ana Carolina Costa Mendes |
O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM ÊNFASE EM METODOLOGIAS ATIVAS ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL | Andréa Guimarães Leite, Jônathas Douglas Santos de Oliveira e Dênis Emanuel da Costa Vargas |
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE POLINÔMIOS: JOGO DE DAMAS | Raquel Silva de Oliveira Melk e Éden Santana Campos Amorin |
UM CENÁRIO DAS PESQUISAS DO PROFMAT ATRAVÉS DO ESTUDO DE CRIPTOGRAFIA | Thiago de Mattos Serafim e Fernanda Aparecida Ferreira |
CAPITALIZAÇÃO CONTÍNUA: UMA ABORDAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E DE INTRODUÇÃO A IDÉIA DE LIMITES PARA O ENSINO MÉDIO | Luiz Gustavo Martins dos Santos e Gilcélia Regiane de Souza |
CAOS NA BASE 2: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO | Paulo Vitor Almeida Cardoso e Luciano Coutinho dos Santos |
A confecção do banner ficará sob reponsabilidade do(s) autor(es) do pôster.
Orientações sobre as normas para confecção e o template de exibição se encontram na seção “SUBMISSÃO DE TRABALHO”
Sugestões de hospedagens
Excelente localização em frente ao local do evento.
Reservas pelo site https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo/19/#hotel.
Sugestões de atividades em Belo Horizonte, e região metropolitana, para aqueles que prolongarão sua estadia após o Evento.
Criado por Oscar
Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, composto
pela Igreja de São Francisco de Assis, Casa de Baile, Iate Tênis Clube, Museu
de Arte da Pampulha e Casa Kubitschek, é o principal cartão postal da cidade e
é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Mais informações em http://portalbelohorizonte.com.br/pampulha/patrimonio-mundial/historia.
Além de ser um dos
mais belos cartões postais de BH, o Circuito Cultural Praça da
Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil,
impossível deixar de fora do seu roteiro! Mais informações em http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/.
Entre inúmeros
parques da capital mineira, o Parque das Mangabeiras foi
eleito pelo site Tripadvisor como o
lugar verde mais top para passear com
a garotada. O mirante das Mangabeiras, ao topo, e a Praça do Papa, ao pé do
parque, permitem visões espetaculares da cidade. Mais informações em http://portalbelohorizonte.com.br/o-que-fazer/ao-ar-livre-e-esportes/parque/parque-municipal-das-mangabeiras.
Ir a Belo Horizonte (MG) e não conhecer o Mercado Central é como ir ao Rio e não ver o
mar. Aliás, Belo Horizonte tem um ditado bem popular: se não tem mar, vamos pro
bar. Em BH, bar é lugar sagrado e com gastronomia de primeira. No Mercado
Central, há vários bares com tira-gosto para conferir a fama da comida mineira
de buteco. Mais informações em https://mercadocentral.com.br/.
Inhotim é um daqueles lugares que todo mundo
precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980,
transformou-se com o tempo, tornando-se o maior museu a céu aberto do
mundo. A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já
que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o
público! Mais informações em https://www.inhotim.org.br/.
As cachoeiras
na Serra do Cipó são uma das principais atrações do
distrito mineiro. O local é famoso pelas diversas quedas d’água, como as
cachoeiras Grande e Véu da Noiva, mas também oferece trilhas, cânions e
montanhas para escalada. Mais informações em https://portalserradocipo.com.br/.
Comissão Organizadora
Fernanda Aparecida Ferreira (Presidente)
Gilmer Jacinto Peres
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
Pedro Henrique Pereira Daldegan
Luis Alberto D Afonseca
Jane Lage Bretas
Pedro Falci Cardoso
Bruno Gomes de Freitas
Comissão Científica
Cátia Regina de O. Quilles Queiroz (UNIFAL)
Davidson Paulo
Azevedo Oliveira (CEFET-MG)
Fernanda Aparecida
Ferreira (CEFET-MG)
Flavio Molina da
Silva (UFTM)
Gilmer Jacinto Peres
(CEFET-MG)
Jane Lage Bretas
(CEFET-MG)
Juan Carlos Zavaleta
Aguilar (UFSJ - campus São João Del Rei)
Ligia Lais Fêmina
(UFU)
Luis Alberto D
Afonseca (CEFET-MG)
Luis Felipe Gonçalves
(UFV- campus Florestal)
Luís Fernando Crocco
(UFJF)
Marcelo Oliveira
Veloso (UFSJ - campus Ouro Branco))
Pedro Henrique Pereira
Daldegan (CEFET-MG)
Rita de Cássia
Dornelas Sodré (UFLA)
Rodrigo Couto (UFOP)
Weversson Dalmaso
Sellin (UFVJM)
Comissão de Apoio
Laís Macedo de Almeida Nunes
Caio Augusto Alves Conrado
Luiza Nascimento Gomes Batista
Jose Aluízio Viana Filho