ID-ESP - Processo Seletivo de Bolsistas

ID-ESP - Processo Seletivo de Bolsistas

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Este processo seletivo simplificado visa selecionar discentes do IFPB Campus Esperança para a seleção de potenciais bolsistas para o projeto de extensão intitulado "ID-ESP – Ideação em pequenos negócios na cidade de Esperança e região." Seis alunos serão selecionados para atuar no projeto. O pagamento da bolsa será realizado pela FADEMA - Fundação  Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico. Para maiores informações a respeito do valor da bolsa, consultar o edital 05/2021 da entidade no site http://fadema.org.br/?p=3474 


Sobre o projeto de pesquisa:

O projeto terá uma duração de 6 meses e será coordenado pelo professor Helltonn Winícius, lotado no IFPB Campus Esperança e visa  realizar processos de Ideação à luz da metodologia Canvas de modelagem de negócios para microempreendedores na cidade de Esperança e Região que tenham sido afetados de forma significativa pela Pandemia. O projeto pretende acompanhar 30 micro negócios, prioritariamente na cidade de Esperança e Região para os encontros virtuais de ideação em remodelagem de negócio. 

Quem pode participar do processo seletivo?

A priori, poderão participar do processo seletivo alunos regularmente matriculados no curso SUBSEQUENTE em informática do IFPB Campus Esperança. O candidato precisa ainda ter disponibilidade de horário (20 horas semanais) e estrutura individual para participar de atividades remotas (computador/notebook e acesso à internet).


Perfil para a vaga de bolsista:

Buscam-se candidatos que tenham afinidade com áreas de ciências sociais aplicadas, que disponham de 20 horas semanais para as atividades do projeto, além das seguintes competências :

Conhecimentos: boa desenvoltura em produção textual e análise descritiva de dados estatísticos e qualitativos. 

Habilidades: afinidade com plataformas digitais gráficas, de análise estatística e de análise comparativa, de edição de texto e de comunicação; elaboração e organização de documentos acadêmicos (artigos científicos, casos para ensino, relatórios técnicos). 

Atitudes: Compromisso e engajamento, Proatividade, Autogestão e Flexibilidade, Sinergia de equipe, Foco em Resultados, Orientação para o Beneficiário.

Principais atividades dos bolsistas estabelecidas pelo edital 05/2021 da FADEMA:

a) Acatar e cumprir as orientações da Coordenação do projeto até a sua finalização;

b) Participar de ações de ambientação no AVP (Ambiente Virtual do Programa - AVP - Moodle), de treinamentos e consultorias oferecidas a fim de se prepararem para auxiliar as empresas;

c) Cumprir o seu Plano de Atividades;

d) Acessar regularmente o AVP para a realização de todas a s atividades d e assessoria;

e) Preencher folhas de frequência e relatório de atividades mensais e enviar ao Coordenador de sua equipe;

f) Comunicar ao Coordenador de sua equipe qualquer alteração ocorrida;

g) Ter ética na condução das atividades do projeto;

h) Tratar com sigilo as informações sobre os empreendedores e seus empreendimentos;

i) Atender a demais solicitações da Coordenação do projeto, Coordenação Institucional, Coordenação Geral d o Programa e /ou FADEMA.

Principais atividades dos bolsistas estabelecidas pela coordenação deste projeto:

j) Prospectar (de dois a cinco) micro negócios na na cidade de Esperança e região para participar do projeto que tenham sido sensivelmente afetados com a pandemia;

l) Acompanhar os negócios prospectados durante toda a duração do projeto;

m) Elaborar: I) a modelagem de negócios; II) a análise SWOT; III) e o plano de ação 5W2H junto aos micro empreendedores participantes;

n) Indicar provedores de solução para as demandas identificadas nos planos de ação;

o)  Implementar pelo menos uma ação de curto prazo nos negócios participantes de acordo com as demandas identificadas;

p) Elaborar, Aplicar e analisar pesquisa de caráter quanti-qualitativo com suporte de software de análise estatística;

q) Elaborar casos para ensino a partir da realidade dos micro empreendedores assistidos.  


Conforme edital 05/2021 da FADEMA, as bolsas poderão ser encerradas a qualquer tempo:

a) a pedido do estudante;

b) por desistência do estudante;

c) a pedido do Coordenador da Equipe;

d) por não cumprimento das exigências do projeto;

e) por trancamento de matrícula;

f) por sanção disciplinar;

g) por falta de inscrição pelo estudante em disciplinas no período de vigência d a bolsa;

h) Por descumprimento dos requisitos do edital 05/2021 da FADEMA;


O prazo de inscrições será de 3  a  7 de maio de 2021. Caso não haja um número suficiente de inscritos, o prazo será prorrogável e estendido a estudantes de cursos subsequentes ou de nível superior de outros campus do IFPB (Campina Grande e Areia), de forma que se tenha um quantitativo adequado para realização do certame.


Sobre o processo seletivo:

Os candidatos deverão possuir equipamento eletrônico adequado ao processo seletivo (computador/notebook/tablet/smartphone) e acesso à internet de banda larga ou 3G/4G. Em todas as etapas síncronas serão gravadas para efeitos de análise interna e os participantes deverão estar com as câmeras de seus equipamentos ligadas.

O processo seletivo será composto de 4 etapas:

1ª ETAPA Rendimento escolar (20 pontos) (etapa classificatória) data de realização: 10 de maio de 2021.

2ª ETAPA Prova de conhecimentos gerais envolvendo Modelagem de negócios Canvas e ferramentas de análise estratégica (análise SWOT, plano de ação 5W2H) (peso: 30 pontos) (etapa eliminatória), data de realização: 11 de maio de 2021. Horário: das 14h às 15h (link enviado até 15 minutos antes da realização da prova).

3ª ETAPA Dinâmica de grupo (peso: 30 pontos) (etapa eliminatória). Data de realização:12 de maio de 2021. Horário: das 14h às 16h.

4ª  ETAPA Entrevista (20 pontos) (etapa classificatória) data de realização: 14 de maio de 2021. 

A primeira etapa do processo seletivo será a consulta do rendimento escolar dos candidatos, a pontuação obtida será calculada da seguinte forma: pontuação do candidato = (CRE x 20) / 100. A etapa é classificatória, ou seja, todos os participantes que se inscreverem seguem para a segunda etapa do certame. O aluno de primeiro período que não possua seu rendimento escolar consolidado, terá sua pontuação nesta etapa zerada, porém continuará participando das demais etapas do processo seletivo, visto que se trata de uma etapa classificatória e não eliminatória.  

RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA 

Nº de inscrição

pontuação na primeira etapa

Situação

15353902

16,6

Classificado(a) para a próxima etapa

15430053

11,3

Classificado(a) para a próxima etapa

15343635

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15346937

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15352400

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15353796

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15370479

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15375912

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15376739

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15385065

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15494700

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15517077

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15564861

0

Classificado(a) para a próxima etapa

15581358

0

Classificado(a) para a próxima etapa


Todos os inscritos estão aptos para a próxima etapa, visto que se trata de uma etapa classificatória.

A 2ª etapa será realizada dia 11/05/2021 (conforme edital 01/2021) às 14h na sala virtual meet.google.com/dvu-fktr-aij

 

A segunda etapa será a realização de uma prova on line e síncrona de conhecimentos gerais, sobre Modelagem de negócios Canvas e ferramentas de análise estratégica (análise SWOT, plano de ação 5W2H). A prova será realizada utilizando a plataforma Google Forms e terá uma duração de 60 minutos. Ao final do tempo estabelecido, a coordenação bloqueará o recebimento de respostas.  Vale salientar que  Plágios detectados na etapa de avaliação desclassificam o candidato. Os 20 candidatos com a melhor nota seguem para a próxima etapa. 

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA 

Pontuação na SEGUNDA etapa

Nº de inscrição do candidato(a)

Situação

28

15494700

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

22

15370479

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

22
      15517077
Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

18

15346937

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

16

15353796

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

15

15375912

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

14

15564861

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

10

15352400

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

7

15353902

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

-

15581358

Desclassificado(a) por ausência devido a problemas técnicos

-

15343635

Desclassificado(a) por não comparecimento

-

15376739

Desclassificado(a) por não comparecimento

-

15385065

Desclassificado(a) por não comparecimento

-

15430053

Desclassificado(a) por não comparecimento


Todos os inscritos estão aptos para a próxima etapa devido a quantitativo de vagas previstas para a próxima etapa. A 3ª etapa será realizada dia 12/05/2021 (conforme edital 01/2021) às 14h na sala virtual meet.google.com/smj-srzu-teh 


A terceira etapa do processo seletivo será uma dinâmica de grupo envolvendo a análise de um caso de empreendedorismo, em que os candidatos precisarão desenvolver a modelagem de negócio e uma proposta de plano de ação exequível. A atividade terá uma duração de 90 minutos, sendo realizada pelo Google Meet. É necessário que os candidatos conheçam, previamente, a plataforma Miro.com (segue link tutorial da plataforma miro - https://www.youtube.com/watch?v=Ms6s8uhbexo). Os 10 candidatos com a melhor nota seguem para a próxima etapa. 

RESULTADO DA TERCEIRA ETAPA 

Pontuação

Nº de inscrição do candidato

Situação

28,5

15494700

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

27

15370479

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

25

15353796

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

23,5

15375912

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

23,5

15517077

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

16

15346937

Candidato(a) apto(a) para a próxima etapa

-

15352400

Desclassificado(a) por ausência devido a problemas técnicos

-

15353902

Desclassificado(a) por não comparecimento

-

15564861

Desclassificado(a) por não comparecimento


A 4ª etapa será realizada dia 14/05/2021 (conforme retificação nº 02 do edital 01/2021) a partir das 14h em sala virtual Google Meet  no link meet.google.com/wgb-pdca-gvb

As entrevistas remotas serão realizadas de forma individual, seguindo o agendamento conforme cronograma abaixo: 

Nº de inscrição do candidato

Horário da entrevista

15494700

14:00

15370479

14:20

15353796

14:40

15375912

15:00

15517077

15:20  

15346937

15:40


A quarta etapa possui peso de 20 pontos, sendo de caráter classificatório e será uma entrevista individual (de 20 minutos aproximadamente) realizada pelo coordenador do projeto, buscando conhecer um pouco mais sobre os candidatos, como também buscará saber o posicionamento dos mesmos sobre situações-problema que serão postas para os mesmos. O horário das entrevistas será informado com um dia de antecedência. O não comparecimento do candidato será entendido como desistência. Os 6 (seis) candidatos com a maior pontuação geral no processo seletivo serão convidados para participar como potenciais bolsistas,  os 4 (quatro últimos) farão parte de um cadastro de reserva para eventuais necessidades futuras de substituição de bolsistas.

Os resultados parciais serão divulgados gradativamente até vinte e quatro horas após sua execução. Após o resultado final preliminar, será dado  o período de 15 a 16 de maio de 2021 para interposição de recurso, o qual deve ser enviado para o e-mail do coordenador do projeto (helltonn.maciel@ifpb.edu.br). 

RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO 

Número de inscrição do(a) candidato(a)

1 ETAPA

2 ETAPA

3 ETAPA

4 ETAPA

PONTUAÇÃO GERAL

Situação

CRE

Prova

Dinâmica

Entrevista

peso 20

peso 30

peso 30

peso 20

15494700

0

28

28,5

20

76,5

Aprovado(a) e Classificado(a)

15370479

0

22

27

17

66

Aprovado(a) e Classificado(a)

15517077

0

22

23,5

12

57,5

Aprovado(a) e Classificado(a)

15353796

0

16

25

15

56

Aprovado(a) e Classificado(a)

15375912

0

15

25

15

55

Aprovado(a) e Classificado(a)

15346937

0

18

16

14

48

Aprovado(a) e Classificado(a)



                                     CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO

Etapa

Período

Divulgação do edital

03/05/2021

Inscrição

03 a 09/05/2021

Ranqueamento do rendimento escolar

10/05/2021

Prova de conhecimento

11/05/2021

Dinâmica de grupo

12/05/2021

Entrevista de seleção

14/05/2021

Divulgação do resultado preliminar

14/05/2021

Interposição de recurso da prova do resultado da dinâmica de grupo

15 a 16/05/2021

Divulgação do resultado final

17/05/2021


Observações: 

O projeto não se responsabiliza por eventuais problemas de conectividade ou de limitação de equipamento computacional que candidatos por ventura apresentem. 

O horário de realização das etapas ocorrerá no turno vespertino (a tarde).

Os resultados de cada etapa serão informados por esta página, cada candidato pode identificar seu desempenho por meio do seu número de inscrição no processo seletivo. 


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}