1. REGRAS PARA SUBMISSÃO
1.1 A submissão de trabalhos para o I Congresso Sul-mato-grossense de Nutrição de 2023 será exclusivamente online pelo site:
1.2 Não serão aceitos resumos encaminhados por e-mail ou qualquer outra maneira que não seja a supracitada.
1.3 O autor correspondente deverá estar inscrito no evento no momento da submissão do resumo.
1.3.1 Será considerado correspondente o autor responsável por submeter o resumo, o qual será contatado via e-mail cadastrado na inscrição.
1.3.2 Cada autor correspondente poderá submeter apenas 01 resumo, no entanto, não há limite para a participação como coautor em outros resumos.
1.4 As submissões dos resumos poderão ser feitas no prazo de até 15/08/2022, e não serão aceitos resumos fora das datas estabelecidas.
1.5 O autor correspondente da submissão deverá preencher todos os campos do formulário de submissão online e do resumo, disponíveis na aba “submissões” localizada dentro da área do participante no site do evento. A ausência do preenchimento de quaisquer informações obrigatórias acarretará desclassificação.
1.6 Qualquer dúvida quanto a produção e submissão de resumos deverá ser encaminhada para o e-mail: asman.ms.nutricao@gmail.com, com assunto “Dúvida submissão de resumo”.
2. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES
2.1 Após realizar a inscrição no evento, na área do participante, no menu da lateral esquerda, entre na opção “submissões” para enviar o trabalho.
2.2 Tipo de trabalhos que serão aceitos: pesquisa, relato de ação de extensão, relato de caso e revisão.
2.3 Campos distintos que deverão ser preenchidos para a submissão do resumo:
Área temática: cada resumo deverá ser classificado em uma das áreas temáticas descritas no item 3.
Título
Resumo: deverá conter no mínimo 300 e máximo 500 palavras, ser estruturado com os seguintes itens - Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Conclusão. Fomento e agradecimentos são opcionais. Não serão aceitas figuras, tabelas ou gráficos, bem como destaque de informações em negrito e/ou sublinhados. Evitar equações e siglas, bem como símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.
Palavras-Chave: 3 a 5 palavras-chave (utilizando preferencialmente o Descritores em Ciência da Saúde: https://decs.bvsalud.org/).
Autores.
Indicar entre os autores aquele que será o apresentador (caso o resumo seja indicado para a apresentação oral).
2.4 Prossiga no item “Submeter” e proceda com o preenchimento das informações solicitadas na plataforma do evento.
2.5 Os resumos aprovados serão organizados coletivamente e publicados nos Anais do CONUT-MS: publicação com corpo editorial, prefixo editorial (ISBN) e ficará disponível online na página do evento.
3. ÁREAS TEMÁTICAS
3.1 As áreas temáticas para submissão dos resumos são:
I. Nutrição em Alimentação Coletiva
II. Nutrição Clínica
III. Nutrição em Esportes e Exercício Físico
IV. Nutrição em Saúde Coletiva
V. Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos
VI. Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão
3.2 Após a submissão do resumo, não haverá possibilidade de alteração da área temática selecionada.
3.3 Caso a área temática indicada pelo autor seja julgada inadequada pela comissão científica, a mesma terá autonomia para realocar o trabalho para outra área temática.
4. AVALIAÇÃO E RESULTADOS
4.1 Os resumos simples passarão por uma avaliação pela comissão científica (15/08 a 31/08/2023).
4.2 Critérios de avaliação, aprovação e reprovação:
Critério 1: Atualidade, originalidade e relevância do tema
Critério 2: Aplicabilidade e impacto social do trabalho
Critério 3: Adequação do título e da metodologia ao(s) objetivo(s) proposto(s)
Critério 4: Correção gramatical e qualidade da redação (clareza, precisão e concisão)
Critério 5: Conclusões pertinentes aos objetivos e dados apresentados
4.3 Cada critério acima, será avaliado de 0 a 2, e a soma dos 5 critérios se dará entre 0 a 10. O resumo com nota igual/superior a 7 será aprovado.
4.4 Os resumos aprovados, incluindo data, horário e formato de apresentação, se apresentação oral ou pôster, serão divulgados até a data de 06/09/2023. O autor correspondente também será comunicado via e-mail cadastrado na plataforma do evento no ato da inscrição.
4.5 Após a decisão da comissão científica, não caberá recurso por parte do autor.
5. FORMATO DE APRESENTAÇÃO: PÔSTER
5.1 O Pôster deverá ser produzido a partir do modelo disponibilizado para download na página do evento, deverá ser salvo em arquivo PDF e impresso em banner padrão de 90x120cm. Sugere-se que o banner seja confeccionado em material impermeável. Não serão aceitos banners fora das especificações descritas neste documento.
5.2 Os resumos aprovados e recomendados para apresentação no formato de pôster serão expostos durante o evento. As informações com dia, horário e local de exposição, serão enviadas ao e-mail cadastrado no ato da inscrição para orientação do apresentador.
6. FORMATO DE APRESENTAÇÃO: ORAL
6.1 Os resumos aprovados e recomendados para apresentação oral deverão ser apresentados por meio de arquivo visual (em formato de .ppt ou .pdf), sendo, a narrativa e as imagens utilizadas para a exposição do trabalho, estruturadas com os mesmos itens apresentados no resumo simples submetido: apresentação (título, autores, instituição), introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, conclusão, agradecimento e fomento.
6.2 Importante: A apresentação deverá ser produzida a partir do modelo disponibilizado para download na página do evento.
6.3 No dia e horário definidos para a exibição da apresentação oral, um dos autores deverá estar disponível para apresentar a mesma e responder perguntas ao final da sessão de mesa redonda. A comissão organizadora enviará as informações necessárias ao autor correspondente via e-mail cadastrado na plataforma no ato da inscrição. A ausência, no dia e horário estabelecidos, implicará no não recebimento do certificado de apresentação oral.
7. PREMIAÇÃO
7.1 Serão escolhidos pela comissão científica os 3 (três) melhores trabalhos segundo os critérios:
Critério 1: Atualidade, originalidade e relevância do tema
Critério 2: Adequação do título e da metodologia ao(s) objetivo(s) proposto(s)
Critério 3: Conclusões pertinentes aos objetivos e dados apresentados
Critério 4: Aplicabilidade e impacto social do trabalho
Critério 5: Qualidade de apresentação oral
7.2 As 3 (três) melhores apresentações serão classificadas do 1º ao 3º lugar e receberão como premiação:
1º lugar: certificado de menção honrosa e 100% de desconto na inscrição do Congresso Brasileiro de Nutrição de 2024 (CONBRAN 2024).
2º lugar: certificado de menção honrosa e 50% de desconto na inscrição do Congresso Brasileiro de Nutrição de 2024 (CONBRAN 2024).
3º lugar: certificado de menção honrosa e 25% de desconto na inscrição do Congresso Brasileiro de Nutrição de 2024 (CONBRAN 2024).
7.3 As apresentações premiadas serão divulgadas durante a cerimônia de encerramento do evento, no dia 06/10/2023.
8. PUBLICAÇÃO E CERTIFICADOS
8.1 Os certificados de apresentação do trabalho aprovados, estarão disponíveis para download no site do evento, no perfil do participante, por até 30 dias após o encerramento do evento.
8.2 Será emitido um único certificado por resumo apresentado, modalidade pôster ou oral, com o nome do autor principal e coautores do resumo.
8.3 Os Anais do Evento estarão disponíveis aos autores no site do congresso por até 60 dias após o encerramento do evento.
9. CONCORDÂNCIA
9.1 Todos os congressistas que encaminharem seus resumos estarão conforme as regras de submissão e apresentação descritas neste documento.
9.2 Casos omissos ou dúvidas deverão ser encaminhados para ASMAN via e-mail no endereço eletrônico: asman.ms.nutricao@gmail.com.