Este é um evento online
O evento já encerrou
o currículo da educação básica e do ensino superior
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR
A
Universidade de Brasília está entre as universidades que possuem expressiva
pesquisa acadêmica em torno dos estudos surdos, dos estudos da língua de sinais
brasileira, dos estudos de aquisição linguística por surdos, do português
escrito por surdos e da forma como o português é ensinado a eles, com destaque
às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Departamento de Linguística, Português
e Línguas Clássicas.
Pesquisadores e professores pelo Brasil
afora são unânimes com relação à necessidade de se definir um currículo que atenderá
mais adequadamente à Educação Bilíngue de Surdos. Foi assim que membros do GRUPO INTERINSTITUCIONAL
DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS (GIEP-PSLS),
que conta com pesquisadores de vários estados brasileiros, e do GRUPO DE ESTUDO
E PESQUISA INTERDEPARTAMENTAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LINGUA
PARA SURDOS (GEPI-PSLS), que conta com pesquisadores da comunidade surda de
Brasília, uniram esforços para a elaboração de um Currículo de
Português como Segunda Língua - PSLS para Estudantes Surdos, para os dois
níveis de ensino: Educação Básica e Ensino Superior, durante os meses de março, abril, maio e junho de
2020, e propõem, agora, a realização do I
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA
SURDOS, cujo objetivo é reunir pesquisadores de todo o Brasil
envolvidos, direta ou indiretamente, com o ensino de “Português Escrito como
segunda língua para estudantes surdos”, em pelo menos um dos níveis, etapas e
modalidades de ensino, para divulgarem suas pesquisas e socializarem os
trabalhos que estão sendo realizados.
Esse
evento, coordenado pelas professoras de português do Curso de Língua de Sinais
Brasileira-Português como segunda língua, do Instituto de Letras da
Universidade de Brasília, apresenta como tema dessa primeira edição “O
currículo de Português como segunda língua para surdos matriculados na Educação
Básica e no Ensino Superior”.
A
partir desta temática o comitê científico selecionará pesquisas, concluídas
ou em andamento,
desenvolvidas por pesquisadores de todo o país, a serem apresentadas e
debatidas durante o evento. Urge
discutir, a nível nacional, propostas curriculares concretas, sistematizadas e
factíveis, que norteiem, de forma adequada, o planejamento dos professores, da
educação básica e do ensino superior, e que atuam direta ou indiretamente com o
ensino de português para estudantes surdos.
O
Congresso conta com apoio financeiro da CAPES. Será realizado em formato on-line, entre
os dias 9 e 13 de novembro deste ano (2020), e será transmitido pela
UnB TV. Estima-se a inscrição gratuita de 1500 participantes que receberão,
ao final do evento, certificado de participação. Para mais detalhes acesse o
link que leva à página onde estão sendo divulgadas mais informações sobre o
evento: https://www.even3.com.br/ICongressoPSLSCurriculo. As inscrições estarão abertas até o fim das vagas, e as submissões
serão realizadas entre os dias 15 de setembro a 12 de outubro.
Na
abertura do evento está prevista a participação da
Secretária da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério da Educação, da Diretora do
Instituto de Letras da Universidade de Brasília e do Presidente da Federação
Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
Entre os conferencistas nacionais
confirmados estão a Professora Enilde
Faulstich, da Universidade de Brasília e a Professora Maria
Cristina Cunha Pereira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre os conferencistas
internacionais confirmados estão o Professor Jonathan Henner, da University of
North Carolina Greensboro; o Professor Robert Hoffmeister do Center for the
Study of Communication and the Deaf, na Boston University Wheelock College of
Education & Human Development; a Professora Rachel Mayberry, do Departamento de
Linguística da University of California San Diego, a Professora Ana
Mineiro, da Universidade Católica Portuguesa e a Professora Susana
Santos Rebelo, do CED Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa).
Será
uma semana intensa com atividades
que proporcionarão um rico evento com 7 conferências, 1 roda de conversa, 7
mesas redondas, 5 Relatos de Experiência Pessoal de surdos com o Português como
segunda língua, 5 sessões de manifestações artísticas da comunidade surda, além
da apresentação de 40 pôsteres virtuais.
Nesse
contexto, o português está presente na educação bilíngue de surdos, tanto no
ensino do componente curricular de português como segunda língua (para surdos),
quanto nos demais nos textos escritos que leem, acerca dos demais componentes
curriculares que compõem a educação. Sem contar, quando a tarefa demanda a
produção escrita dos estudantes surdos em atividades propostas nos diversos
componentes curriculares.
Para professores
e pesquisadores, o Congresso representa a oportunidade de acessarem
conhecimentos construídos junto à elaboração de proposta para os currículos de
Português como Segunda Língua para Surdos, que ocorreu entre os meses de março,
abril e maio e junho. Também é possível, nesse evento, promover um momento de
consulta e coleta de sugestões de outros pesquisadores.
Aos graduandos, o Congresso representa a
possibilidade de conhecer o Estado da Arte no campo do ensino de Português como
Segunda Língua para Surdos, com pesquisas recentes que trazem evidências de que
a realidade calcada na educação de surdos sem uma política linguística adequada
e sem um currículo específico para o ensino de português como segunda língua
para surdos, pode fracassar.
Aos professores da educação básica, o Congresso
representa a possibilidade de compartilhar as fragilidades do ensino de
português como segunda língua para estudantes surdos, bem como a de contribuir
na proposição de práticas, ao mesmo tempo em que se torna possível aprofundar
seus conhecimentos pelo acesso a pesquisas recentes.
Todas essas contribuições indicam que, a curto e a
médio prazo, a elaboração de um currículo específico para o ensino de Português
como segunda língua para surdos traz um impacto positivo dessas ações na
prática pedagógica presente nas salas de aula onde é ofertado o ensino de
português como segunda língua para surdos.
Para informações que não estiverem divulgadas na
página de divulgação, inscrição e submissão de trabalhos, envie e-mail para: congresso.psls@gmail.com .
Convidamos todos os interessados na
temática a prestigiarem o evento. Até lá!
Estamos felizes com a imensa procura pelo evento, que será um sucesso! Aos que não conseguiram se inscrever entre as 500 vagas disponibilizadas, orientamos que enviem email para congress.psls@gmail.com, a fim de registramos seus dados e podemos enviar comunicações futuras sobre o evento.
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QUER SABER MAIS SOBRE OS PÔSTERES PUBLICADOS NESSE EVENTO?
https://congressopsls.wixsite.com/website/p%C3%B4steres
ORIENTAÇÕES PARA OS EXPOSITORES DAS SESSÕES DE VIDEOPÔSTERES:
Seguem as orientações para as apresentações de pôsteres no I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: o currículo da educação básica e do ensino superior.
· Os pôsteres/banners e as apresentações aceitas no formato videopôster /vídeo no Youtube ficarão disponíveis para todos os congressistas durante toda a semana do evento, isto é, de 9 a 13/11, no site https://congressopsls.wixsite.com/website/pôsteres.
· Os expositores precisam atentar-se para os dias 10/11 (terça-feira) e 11/11 (quarta-feira), no horário das 16h10 às 17h10, em que serão abertas reuniões virtuais no Google Meet para que possam responder aos questionamentos sobre suas pesquisas ao público visitante.
· As sessões virtuais de pôsteres pelo Google Meet representam, no evento, a oportunidade de os pesquisadores se encontrarem virtualmente para detalhar mais os trabalhos, esclarecer dúvidas, conteúdo e método de pesquisa etc.
· Solicitamos a presença dos expositores com a antecedência mínima de 20 minutos antes do início da sessão para a organização da equipe antes da transmissão.
Segue a programação das duas sessões:
Sessão de Pôsteres I: Ensino de português como segunda língua para surdos
Link da sala do Google Meet: meet.google.com/nvg-ykdw-qmc ou abra o Meet e digite este código: nvg-ykdw-qmc
Sessão de Pôsteres II: Educação Bilíngue de Surdos
Link da sala do Google Meet para expositores : em breve (apenas para apresentadores)
Link para assistir a sessão de pôsteres: https://youtu.be/WlHXc247Sd0