Principais contribuições científicas
A demanda da produção científica em Educação Matemática requer a realização de novos eventos na área que promovam debates mais pontuais sobre as pesquisas em educação matemática, a prática pedagógica em matemática, o ensino e aprendizagem em matemática, os processos avaliativos, a formação de professores e o currículo de matemática.
O ICOCIME visa acrescentar à Educação Matemática a provocação de problematizações sobre os critérios e mecanismos desta área de pesquisa. Busca-se promover debates sobre preocupações, dilemas e encaminhamentos, escolares e acadêmicos, relacionados ao ensino e a aprendizagem de matemática. A primeira e segunda edições do evento proporcionaram a socialização de práticas subversivamente responsáveis em práticas docentes e na produção científica de educadores matemáticos. Com o objetivo de proporcionar momentos de encontro e reflexão entre pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, bem como, socializar tal debate com alunos de graduação e professores da educação básica é que propomos o ICOCIME 3.
O ICOCIME 3 será um espaço formativo a partir da integração de educadores matemáticos que atuam em distintos níveis de ensino. Serão desenvolvidas atividades que promovam o desenvolvimento profissional de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores que ensinam matemática na rede pública e privada e, de pesquisadores. Para atender aos estudantes e professores da educação básica haverá, além da programação geral, a realização de workshops temáticos para diferentes níveis de ensino quando serão desenvolvidas atividades decorrentes das relações teorias/práticas de educação matemática. Destaca-se que estarão envolvidos no evento pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática e Ensino de Ciências e Matemática de várias instituições brasileiras e algumas internacionais. O evento tem as seguintes finalidades: discutir os processos metodológicos de pesquisa em educação matemática; discutir os processos de ensino e aprendizagem de matemática a partir da produção científica nacional e internacional que dialoga com o conceito de insubordinação criativa (subversão responsável); proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre: educadores matemáticos das escolas e da universidade, estudantes da graduação em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática; promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos de escolaridade; promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina na escola básica; promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática e a formação de professores que ensinam matemática; contribuir para as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica e no Ensino Superior; construir uma rede de relações profissionais entre educadores matemáticos da escola e da universidade a fim de provocar a criatividade na prática pedagógica e na prática da pesquisa.
Histórico de edições anteriores
Em agosto de 2017, realizamos a 1ª.
edição do ICOCIME em São Paulo, visando atender a expectativa de 200
participantes, professores, estudantes e pesquisadores de alguns países da
América Latina, América do Norte, Europa e vários estados do Brasil que buscaram
dialogar como seus estudos e pesquisas tem apresentado interface com o conceito
de insubordinação criativa. Pode-se evidenciar a ênfase na criatividade diante
de abordagens metodológicas que permitem ampliações e novas perspectivas
teóricas que impulsionam o fazer desses profissionais.
Foi o primeiro evento mundial
específico com a temática da insubordinação criativa. Embora tenha sido a
primeira edição, cabe ressaltar que o comitê de
organização com vasta experiência na organização de eventos conseguiu
uma mobilização significativa na comunidade acadêmica.
A segunda edição do ICOCIME realizou-se
em Florianópolis em setembro de 2019 e evento contou com a 170 participantes,
sendo 27 pesquisadores convidados (nacionais e estrangeiros), 39 estudantes da
graduação (cursos de Pedagogia e Matemática), 41 estudantes de Pós-graduação
(Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Tecnologias), 42 professores da
Educação Básica e 21 pesquisadores e professores do Ensino Superior (nacionais
e estrangeiros).
O ICOCIME 2 representou um avanço
nas pesquisas e práticas sobre Insubordinações criativas em Educação Matemática
dentro e fora do Brasil. Pelo conjunto de trabalhos apresentados nota-se um
amadurecimento teórico, científico e acadêmico do campo de investigação, em
articulação com as experiências práticas de professores e estudantes no campo
da Educação Matemática. O ICOCIME 2 proporcionou momentos de encontro e
reflexão entre pesquisadores, docentes e discentes dos programas de
pós-graduação, alunos de graduação e professores da educação básica sobre
preocupações, dilemas e encaminhamentos, escolares e acadêmicos, relacionados
ao ensino e a aprendizagem de matemática. Assim, o ICOCIME 2 se constituiu em
um espaço formativo a partir da integração de educadores matemáticos que atuam
em distintos níveis de ensino. Foram desenvolvidas atividades que promoveram o
desenvolvimento profissional de estudantes de graduação e pós-graduação, bem
como de professores que ensinam matemática na rede pública e privada e, de
pesquisadores.
Para atender aos estudantes e
professores da educação básica foram realizados workshops temáticos para
diferentes níveis de ensino visando estabelecer relações teorias/práticas de
educação matemática. Os principais pontos de debate foram: processos
metodológicos de pesquisa em educação matemática; processos de ensino e
aprendizagem de matemática a partir da produção científica nacional e
internacional que dialoga com o conceito de insubordinação criativa (subversão
responsável); reflexões a respeito da matemática que se aprende e da matemática
que se ensina entre: educadores matemáticos das escolas e da universidade,
estudantes da graduação em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação
em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais
ligados a esta temática. Para além disso, houve o compartilhamento de conhecimentos
e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da matemática nos
diferentes níveis e modalidades de escolaridade, construindo uma rede de
relações profissionais entre educadores matemáticos da escola e da universidade
a fim de provocar a criatividade na prática pedagógica e na prática da
pesquisa.
Dessa forma, a realização do
ICOCIME 2 significou um avanço na pesquisa internacional e na prática
pedagógica sobre Insubordinação Criativa em Educação Matemática, bem como, a consolidação
de uma comunidade de educadores matemáticos que assumem a temática como
transversal ao trabalho de pesquisa. Propiciou ainda, incentivo ao processo de
internacionalização e o compartilhamento de ações pedagógicas no campo das
insubordinações criativas para a justiça social.