ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education

ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education

presencial Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Principais contribuições científicas


A demanda da produção científica em Educação Matemática requer a realização de novos eventos na área que promovam debates mais pontuais sobre as pesquisas em educação matemática, a prática pedagógica em matemática, o ensino e aprendizagem em matemática, os processos avaliativos, a formação de professores e o currículo de matemática.

O ICOCIME visa acrescentar à Educação Matemática a provocação de problematizações sobre os critérios e mecanismos desta área de pesquisa. Busca-se promover debates sobre preocupações, dilemas e encaminhamentos, escolares e acadêmicos, relacionados ao ensino e a aprendizagem de matemática. A primeira e segunda edições do evento proporcionaram a socialização de práticas subversivamente responsáveis em práticas docentes e na produção científica de educadores matemáticos. Com o objetivo de proporcionar momentos de encontro e reflexão entre pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, bem como, socializar tal debate com alunos de graduação e professores da educação básica é que propomos o ICOCIME 3.

O ICOCIME 3 será um espaço formativo a partir da integração de educadores matemáticos que atuam em distintos níveis de ensino. Serão desenvolvidas atividades que promovam o desenvolvimento profissional de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores que ensinam matemática na rede pública e privada e, de pesquisadores. Para atender aos estudantes e professores da educação básica haverá, além da programação geral, a realização de workshops temáticos para diferentes níveis de ensino quando serão desenvolvidas atividades decorrentes das relações teorias/práticas de educação matemática. Destaca-se que estarão envolvidos no evento pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática e Ensino de Ciências e Matemática de várias instituições brasileiras e algumas internacionais. O evento tem as seguintes finalidades: discutir os processos metodológicos de pesquisa em educação matemática; discutir os processos de ensino  e aprendizagem de matemática a partir da produção científica nacional e internacional que dialoga com o conceito de insubordinação criativa (subversão responsável); proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre: educadores matemáticos das escolas e da universidade, estudantes da graduação em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática; promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos de escolaridade; promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina na escola básica; promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática e a formação de professores que ensinam matemática; contribuir para as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica e no Ensino Superior; construir uma rede de relações profissionais entre educadores matemáticos da escola e da universidade a fim de provocar a criatividade na prática pedagógica e na prática da pesquisa.


Histórico de edições anteriores


Em agosto de 2017, realizamos a 1ª. edição do ICOCIME em São Paulo, visando atender a expectativa de 200 participantes, professores, estudantes e pesquisadores de alguns países da América Latina, América do Norte, Europa e vários estados do Brasil que buscaram dialogar como seus estudos e pesquisas tem apresentado interface com o conceito de insubordinação criativa. Pode-se evidenciar a ênfase na criatividade diante de abordagens metodológicas que permitem ampliações e novas perspectivas teóricas que impulsionam o fazer desses profissionais.

Foi o primeiro evento mundial específico com a temática da insubordinação criativa. Embora tenha sido a primeira edição, cabe ressaltar que o comitê de organização com vasta experiência na organização de eventos conseguiu uma mobilização significativa na comunidade acadêmica.

A segunda edição do ICOCIME realizou-se em Florianópolis em setembro de 2019 e evento contou com a 170 participantes, sendo 27 pesquisadores convidados (nacionais e estrangeiros), 39 estudantes da graduação (cursos de Pedagogia e Matemática), 41 estudantes de Pós-graduação (Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Tecnologias), 42 professores da Educação Básica e 21 pesquisadores e professores do Ensino Superior (nacionais e estrangeiros).

O ICOCIME 2 representou um avanço nas pesquisas e práticas sobre Insubordinações criativas em Educação Matemática dentro e fora do Brasil. Pelo conjunto de trabalhos apresentados nota-se um amadurecimento teórico, científico e acadêmico do campo de investigação, em articulação com as experiências práticas de professores e estudantes no campo da Educação Matemática. O ICOCIME 2 proporcionou momentos de encontro e reflexão entre pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, alunos de graduação e professores da educação básica sobre preocupações, dilemas e encaminhamentos, escolares e acadêmicos, relacionados ao ensino e a aprendizagem de matemática. Assim, o ICOCIME 2 se constituiu em um espaço formativo a partir da integração de educadores matemáticos que atuam em distintos níveis de ensino. Foram desenvolvidas atividades que promoveram o desenvolvimento profissional de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores que ensinam matemática na rede pública e privada e, de pesquisadores.

Para atender aos estudantes e professores da educação básica foram realizados workshops temáticos para diferentes níveis de ensino visando estabelecer relações teorias/práticas de educação matemática. Os principais pontos de debate foram: processos metodológicos de pesquisa em educação matemática; processos de ensino e aprendizagem de matemática a partir da produção científica nacional e internacional que dialoga com o conceito de insubordinação criativa (subversão responsável); reflexões a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre: educadores matemáticos das escolas e da universidade, estudantes da graduação em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática. Para além disso, houve o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da matemática nos diferentes níveis e modalidades de escolaridade, construindo uma rede de relações profissionais entre educadores matemáticos da escola e da universidade a fim de provocar a criatividade na prática pedagógica e na prática da pesquisa.

Dessa forma, a realização do ICOCIME 2 significou um avanço na pesquisa internacional e na prática pedagógica sobre Insubordinação Criativa em Educação Matemática, bem como, a consolidação de uma comunidade de educadores matemáticos que assumem a temática como transversal ao trabalho de pesquisa. Propiciou ainda, incentivo ao processo de internacionalização e o compartilhamento de ações pedagógicas no campo das insubordinações criativas para a justiça social.



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Comunicações Orais

Prezado participante,

As comunicações orais dos trabalhos aprovados foram divididas em duas sessões. Fique atento para a sessão que o seu trabalho será apresentado.

  • Dia 28/09/2023 - quinta-feira, das 14h às 15h30 - Clique Aqui
  • Dia 29/09/2023 - sexta-feira, das 14h às 15h30 - Clique Aqui

 Orientações:

  1. Cada um trabalho dos três trabalhos da sessão terá 15 minutos para apresentação;
  2. Os demais 45 minutos são reservados às discussões sobre os trabalhos, com a mediação de um moderador.
  3. Para a comunicação oral é possível apresentar em slide, música, cartaz ou outra forma que desejarem...insubordinem-se!!

Registre sua mensagem!

Escreva sobre seus momentos preferidos em nosso evento aqui!


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Orientações e Templates para Submissão de Trabalhos

1 – Leia atentamente as orientações para saber em qual o seu trabalho se vincula.

2 – Para submeter o trabalho é necessário que os autores e coautores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.

3 – Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as conferências, as mesas redondas e os workshops, submeter trabalho para ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos Anais do ICOCIME 3.

4 – Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor.

5 –Todos os autores e coautores devem ser inseridos/cadastrados no ato de submissão do trabalho no sistema.

6 – Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas do ICOCIME 3.

7 – É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.

8 – Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.

9 – Muita atenção no momento de anexar o texto: o arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb; é necessário anexar apenas uma versão identificada.

10 – Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento, e apenas os trabalhos que forem apresentados constarão nos Anais do ICOCIME 3.

11 – Após submeter seu trabalho você irá receber um e-mail confirmando o recebimento. Caso não o receba, entre em contato pelo e-mail: icocime3@gmail.com



Modalidade de trabalhos

O III ICOCIME aceita a submissão de trabalhos inéditos e identificados que articulem as pesquisas, práticas e formação de professores em Educação Matemática com o conceito de Insubordinação Criativa, nas seguintes modalidades:

 

COMUNICAÇÃO ORAL (CO)

Apresentação trabalhos que contemplem resultados parciais ou finais de investigações científicas e de relatos de experiência. 

Estrutura: Resumo expandido (5 a 7 páginas), do título às referências

Para conferir a estrutura e modelo de texto de CO clique aqui.


PÔSTER (PO)

Apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisa ou experiências e que seja pertinente ou promissora para socialização do trabalho nessa modalidade.

O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes. 

Estrutura: Resumo simples (1 a 2 páginas), do título às referências 

Para conferir a estrutura e modelo de texto de PO clique aqui.

UERJ - Câmpus Maracanã

Comitê Internacional

Arthur Powell - Rutgers University - Newark

Carolina Carvalho – Universidade de Lisboa

Celi Espasandin Lopes – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Daniel Orey – Universidade Federal de Ouro Preto

Diana Jaramillo - Universidad de Antioquia

Jonei Barbosa – Universidade Federal da Bahia

Nuria Planas - Universitat Autònoma de Barcelona

Ole Skovsmose - Universidade de Aalborg

Paola Valero - Stockholm University

Regina Célia Grando – Universidade Federal de Santa Catarina

Vicente Garnica - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"


Comitê de organização - 3a. Edição

Agnaldo da Conceição Esquincalha – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arthur Powell - Rutgers University - Newark

Celi Espasandin Lopes – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Diana Jaramillo – Universidad de Antioquia

Lauro Chagas e Sá – Instituto Federal do Espírito Santo

Maria Isabel Ramalho Ortigão - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Regina Célia Grando – Universidade Federal de Santa Catarina

Victor Giraldo - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vinícius Pazuch – Universidade Federal do ABC

Comitê científico

Coordenação: Gilmer Peres - CEFET/MG

Adair Nacarato – Universidade São Francisco

Ana Paula dos Santos Malheiros - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Antonio Carlos de Souza - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Cármen Passos – UFSCar

Clodis Boscarioli - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fernanda Aparecida Ferreira - CEFET/MG

Fernanda Malinoski Coelho Rosa – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Gabriela Brião - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Geraldo Bull – EAMES – Vila Velha

Josâne Barbosa - IFMG – Campus Ouro Preto

Júlio César Augusto do Valle – IME/USP

Jussara Araujo – Universidade Federal de Minas Gerais

Leandro de Oliveira Souza – Universidade Federal de Uberlândia

Marcelo Bairral – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Marcos Gonçalves Junior – Universidade Federal de Goiás

Maria Conceição Reis Fonseca - Universidade Federal de Minas Gerais

Milton Rosa – Universidade Federal de Ouro Preto

Patrícia Corrêa Santos - IF Baiano - Campus Teixeira de Freitas

Rodolfo Eduardo Vertuan - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Roger Miarka - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" 

Comitê de organização local

Agnaldo da Conceição Esquincalha – UFRJ

Flavia dos Santos Soares - UFF

Maria Isabel Ramalho Ortigão - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosana de Oliveira - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Victor Giraldo - UFRJ

Apoio

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SBEM)         

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS – PUC-CAMPINAS


ProPEd: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Realização

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ

Referências para hospedagem

Insira sua localização aqui e verifique a distância da UERJ 

 R. São Francisco Xavier, n° 524 - Maracanã, Rio de Janeiro


Zona Norte

***

B&B hotel Rio de Janeiro Norte - https://www.hotel-bb.com/pt/hotel/rio-de-janeiro-norte

Av. Dom Helder Câmara, n° 5531 – Próximo ao Norte Shopping (7,7 km da UERJ, mais distante do Centro e do Aeroporto Santos Dumont – 18 km)

 

**

Ibis budget Rio de Janeiro Nova América - https://all.accor.com/hotel/9558/index.pt-br.shtml

Av. Pastor Martin Luther King Jr., n° 126 – Próximo ao Shopping Nova América (7 km da UERJ, mais distante do Centro e do Aeroporto Santos Dumont – 15 km)

 

Centro /Lapa/ Glória (mais próximo ao Aeroporto Santos Dumont)

****

Windsor Guanabara Hotel - https://windsorhoteis.com/hotel/windsor-guanabara/

Av. Pres. Vargas, n° 392, Centro – Próximo ao metrô Presidente Vargas

 

Vila Galé Lapa - https://www.vilagale.com/pt/hoteis/rio-de-janeiro/vila-gale-rio-de-janeiro

R. Riachuelo, n° 124, Lapa

 

***

Ibis Rio de Janeiro Santos Dumont - https://all.accor.com/hotel/5691/index.pt-br.shtml

Av. Mal. Câmara, n° 280, Centro – Próximo ao Aeroporto Santos Dumont

 

Windsor Asturias - https://windsorhoteis.com/hotel/windsor-asturias/

Rua Senador Dantas, n° 14, Cinelândia – Próximo ao metrô Cinelândia

 

Selina Lapa - https://www.selina.com/pt/brazil/lapa-rio-de-janeiro/

Largo da Lapa, n° 9, Lapa

 

Hotel Pouso Real - http://pouso-real.riodejaneiro-hotels.net/pt/

 Rua do Resende, n° 35, Lapa

 

Hotel Monte Alegre - http://hotelmontealegre.com.br/reserva.php?lang=

 Rua Riachuelo, n° 213, Lapa

 

Diamond Hotel - http://www.diamondhotel.com.br/

 Rua da Gloria, 46, Glória

 

**

Ibis Rio de Janeiro Centro - https://all.accor.com/hotel/5534/index.pt-br.shtml

R. Silva Jardim, n° 32, Centro


Zona Sul (Flamengo, Botafogo, Copacabana)

****

Windsor Florida Hotel - https://windsorhoteis.com/hotel/windsor-florida/

R. Ferreira Viana, n° 81, Flamengo

 

Hotel Atlântico Rio - https://atlanticorio.com.br/

R. Xavier da Silveira, 112, Copacabana

 

Windsor Plaza Copacabana - https://windsorhoteis.com/hotel/windsor-plaza-copacabana/

Av. Princesa Isabel, n° 263, Copacabana

 

 

***

Ibis Styles Rio de Janeiro Botafogo - https://all.accor.com/hotel/B2Z6/index.pt-br.shtml

R. São Clemente, n° 30, Botafogo – Próximo ao metrô Botafogo

 

Hotel Regina - https://www.hotelregina.com.br/

R. Ferreira Viana, n° 29, Flamengo – Próximo ao metrô Catete

 

Elegance Praia Hotel - https://www.elegancepraiahotel.com.br/

 Rua Correa Dutra, 19, Flamengo – Próximo ao metrô Catete

 

Nobile Hotel Copacabana Design - https://www.nobilehoteis.com.br/sudeste/rio-de-janeiro/rio-de-janeiro-rio-de-janeiro/nobile-hotel-copacabana-design/

Rua Barata Ribeiro, n° 173, Copacabana

 

 **

Ibis Budget Praia de Botafogo - https://all.accor.com/hotel/9600/index.pt-br.shtml

 Praça Joia Valansi, n° 24, Botafogo – Próximo ao metrô Botafogo

 

Ibis Budget Copacabana - https://all.accor.com/hotel/9327/index.pt-br.shtml

Rua Constante Ramos, n° 96, Copacabana


Referências para alimentação perto da UERJ

Subway

Rua São Francisco Xavier, n° 553 - Loja B e C – Maracanã (em frente a UERJ)

 

Vizinhando & Mané

Restaurante A La Carte

Pratos com carnes bovinas, peixes, aves, sanduiches, hamburgueres, petiscos e bebidas

Boulevard 28 de Setembro, n° 20

https://instagram.com/vizinhando.mane?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Adega Villas Boas

Restaurante Self-Service

Opções veganas e vegetarianas

Boulevard 28 de Setembro, n° 367

 

Opções no Shopping Tijuca (1,5 km da UERJ)

Av. Maracanã, n° 987, Tijuca - https://www.shoppingtijuca.com/

Abraccio, Batata Inglesa, Burger King, Camarão e Cia, Balada Mix, Delirio Tropical, Gendai, Gula Gula, Gurume, Kfc, Madero, Mamma Jamma, Mania de Churrasco Prime Steak House, Mc Donalds, Montana Grill, Outback, Parme, Spoleto, Subway

 

Opções no Shopping Boulevard (2,2 km da UERJ)

Rua Barão de São Francisco, n° 236, Vila Isabel

Balada Mix, Burger King, Gallo da Vila, KFC, Fulinmen, Gigante Nordestino, Locanda da Villa, Mc Donalds, Oliva, Outback, Spoleto, Subway, Vivenda do Camarão, Vizinhando, Yakisoba Mix, Yuki Culinária Japonesa.

Como chegar na UERJ?

A UERJ fica na Zona Norte do Rio no bairro do Maracanã (grande Tijuca). O acesso a UERJ pode ser feito de transporte público, carro, carro de aplicativos.

O estacionamento da UERJ não é aberto para o público em geral, portanto recomenda-se o uso de transporte público ou carro de aplicativo.

 

 

Metrô - https://www.metrorio.com.br/

O acesso a UERJ pode ser feito de metrô (estação Maracanã – linha 2 metrô).

Para andar de metrô é preciso adquirir um cartão GIRO nas bilheterias ou máquinas de cartões MetrôRio das estações pelo valor de R$10,90, considerando R$4,00 o valor caução (integralmente reembolsável) mais R$6,90 da primeira carga mínima. Após a aquisição do Giro, próximas recargas devem possuir valor mínimo de R$5,00 e máximo de R$500,00 nas bilheterias ou nas máquinas de cartões MetrôRio das estações. A recarga via site MetrôRio ou app Giro MetrôRio não possui valor mínimo e é validada ao aproximar o cartão Giro na catraca, no momento do embarque. A cada utilização uma recarga online será validada.

 

Pegar o metrô linha 1 sentido Zona Norte, saltar na estação Estácio ou Central (verificar a estação de transferência que muda se for dia de semana ou fim de semana) e transferir para linha 2 sentido Pavuna. Saltar na estação Maracanã.

 

Atenção: A estação de metrô Maracanã costuma ficar deserta aos finais de semana e à noite Se desejar ir de metrô, recomendamos descer na Estação São Francisco Xavier (linha 1) e pegar um taxi ou um ônibus (linha 638) até a UERJ.

 

Aplicativos

O serviço de carros de aplicativo no Rio de Janeiro é feito principalmente pelo taxi Rio, 99 Táxi e Uber, além dos tradicionais taxis amarelos.

 

Ônibus (Linhas de ônibus que passam na UERJ)

433 | 432 | 434 | 457 | 435 | 438 | 455

 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}