ICMScience 2026

ICMScience 2026

presencial Universidade Federal do Delta do Parnaíba - Parnaíba - Piauí - Brasil

Sobre nosso evento

O I Congresso Internacional de Ciências Morfofisiológicas, do inglês, I International Congress of Morphophysiological Sciences (ICMScience 2026), ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro de 2026 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na cidade de Parnaíba/PI.

O ICMScience 2026 surge como um evento técnico-científico pioneiro, cuja missão fundamental é integrar pesquisadores, profissionais e estudantes em torno das inovações nas Ciências Morfofisiológicas, pilares essenciais para o avanço das Ciências Biológicas e da Saúde.

Pela primeira vez, um evento científico será palco para a apresentação de novas ferramentas que facilitem a compreensão da complexidade do corpo humano, modernizando o ensino em saúde. Por esta razão, durante o ICMScience 2026, acontecerá a I Mostra Acadêmica de Anatomia e Fisiologia do Delta (I MAAFiD) e a I Exposição de arte & Ciência (I ExpoScience).


Venha conosco conhecer uma plataforma multidisciplinar focada na morfofisiologia translacional e aplicada!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



O I ICMScience será dividido em 6 Eixos temáticos:

Eixo 1: Morfofisiologia Clínica e Translacional - A ponte entre a bancada e o paciente

Foco: Discussões sobre como as alterações micro e macroscópicas afetam a fisiologia sistêmica, com ênfase em patologias prevalentes e novas abordagens terapêuticas.

Eixo 2: Biotecnologia e Engenharia de Tecidos - Os avanços na biologia celular, matriz extracelular e regeneração tecidual

Foco: Discussões sobre biomateriais, cultivo celular e as respostas morfofuncionais a enxertos e terapias avançadas.

Eixo 3: Neurociências e Integração Multissistêmica - Como os sistemas nervosos central e periférico orquestram o funcionamento do corpo

Foco: Debates sobre neuroplasticidade, neuroanatomia aplicada e a resposta fisiológica ao estresse e ao ambiente.

Eixo 4: Morfologia do Desenvolvimento e Saúde Pública

Foco: Debates sobre embriologia, anomalias congênitas e a correlação do desenvolvimento humano com fatores ambientais, regionais e epidemiológicos.

Eixo 5: I MAAFiD - O futuro da educação em morfofisiologia

Foco: Inovações e Tecnologias no Ensino das Ciências da Saúde 

Eixo 6: I ExpoScience - A Precisão da Vida Através da Ilustração Científica

Foco: A Arte da Morfofisiologia 

Para os Eixos de 1 a 4 serão aceitos resumos simples em inglês com até 300 caracteres.

Para os Eixos de 5 a 6, o participante preencherá um formulário com as informações sobre os itens necessários à sua exposição, tais como mesas e/ou macas ou suportes para tela.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Minicursos

MINICURSO 1 — Criopreservação Aplicada à Reprodução Animal

Ministrado por MSc. Solano Dantas Martins e MSc. Maria Alice Felipe Oliveira, este minicurso proporciona uma imersão nas técnicas de criopreservação aplicadas à reprodução animal, com ênfase na vitrificação de oócitos. Ao longo da atividade, serão explorados conceitos fundamentais, como danos celulares, uso de crioprotetores e etapas do processo, integrando teoria e prática.

Os participantes terão a oportunidade de acompanhar e realizar procedimentos de coleta, manipulação, vitrificação e aquecimento de oócitos, vivenciando, na prática, importantes biotecnologias reprodutivas.


MINICURSO 2 — Processamento Histológico

Ministrado por Mestranda Iana Lira Nogueira, Mestranda Sara Rany Bittencourt e Graduanda Sara Jayane Abreu, este minicurso convida os participantes a explorarem, na prática, os principais processos do preparo de amostras histológicas.

Ao longo da atividade, serão abordadas etapas essenciais como fixação, desidratação, diafanização, inclusão, microtomia e coloração, de forma dinâmica e aplicada. Será uma oportunidade de vivenciar o passo a passo da confecção de lâminas histológicas e compreender, na prática, a importância de cada etapa para a análise morfológica dos tecidos.


MINICURSO 3 — Recursos Didáticos

Ministrado por Luan Rodrigues, Laysa Maria, Beatriz Moura e Mattheus Rezende, este minicurso inovador do ICMScience 2026 reúne três experiências criativas em uma única atividade.

Durante o minicurso, os participantes irão aprender técnicas de modelagem em biscuit, confecção de peças em feltro e explorar as possibilidades da impressão 3D, conectando arte, criatividade e tecnologia de forma prática, dinâmica e interativa.



MINICURSO 4 — Integração Morfofuncional em Cultura Celular

Este minicurso teórico-prático aborda a relação entre morfologia e função celular em culturas in vitro. Os participantes irão aprender a identificar alterações celulares, interpretar ensaios de viabilidade, proliferação e morte celular, além de correlacionar dados experimentais com observações microscópicas.

A atividade inclui análise de imagens, discussão de resultados e prática com microscopia e teste de exclusão com azul de tripan, proporcionando uma experiência aplicada e integrada na área de cultura celular.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCADICFxIwTvEwkmAE5GK2tL0Wcn_VH7pdN9uVu_wmlH2uCQ/viewform?usp=publish-editor

Projeto Jalecos do Futuro

O Jalecos do Futuro destina-se à visitação de escolas, com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora de aproximação com o ambiente universitário, científico e acadêmico.

Durante a visita, os participantes poderão acompanhar e interagir com as apresentações de banners científicos, a Mostra Acadêmica de Materiais Didáticos e a Exposição Arte & Ciência, vivenciando diferentes áreas do conhecimento de forma dinâmica e acessível.

Além disso, serão desenvolvidas atividades educativas e interativas especialmente voltadas aos estudantes visitantes, com o objetivo de despertar o interesse pela ciência, pela pesquisa e pelas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde. A iniciativa também busca promover a integração entre a comunidade escolar e os participantes do evento, estimulando a troca de experiências, conhecimentos e perspectivas sobre a formação acadêmica e profissional.

✨🔬 Garanta já a participação da sua escola!
📌 Inscrições abertas pelo link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1kNa0h4GNToHqALbvAD2wvta7TsXzzs4yIxtD8DODXpI/edit?hl=pt-br

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}