Tem como proposta desenvolver discussões na perspectiva da teoria histórico-cultural em sua relação com o campo CTS, envolvendo a temática Trabalho, Saúde e Educação e a Mediação Tecnológica, na atual crise econômica, política e ética em que vivemos.
A expectativa é de que a conferência possa promover a conscientização da importância do trabalho , da Educação e da Saúde no desenvolvimento das sociedades humanas e na garantia de acesso aos bens produzidos pela sociedade.
A Conferência é promovida pelo grupo de pesquisa do CNPq- TASS- Tecnologia, Subjetividade e Saúde, integrado à linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Composto por pesquisadores nacionais e internacionais bem como alunos(as) de mestrado e doutorado, com pesquisas que incluem além da formação interdisciplinar o viés da subjetividade nos seus estudos. Assim o grupo está voltado para formação de um pesquisador reflexivo e critico em sua atuação transformadora na sociedade.
Nesta Conferência se efetiva o potencial de comunicar o conhecimento científico e de dar visibilidade as pesquisas que são levadas a cabo nos programas de pós graduação parceiros. Neste período de transição da pandemia observamos o agravamento da atual crise ecológica, política, econômica e social do mundo que apela para o desenvolvimento do conhecimento científico. Assim reforça o sentido de se fazer avançar o compromisso da pesquisa com a interdisciplinariedade e tornar possível uma prática de pesquisa e intervenção envolvida com as reais demandas sociais. Por tudo isso, se faz fundamental o pensamento de Vygotsky no que diz respeito principalmente a uma visão do homem concreto vinculado a um contexto histórico no qual este se encontra.
A busca de uma compreensão ampliada da relação entre Tecnologia, atividade, subjetividade e saúde está entre um dos desafios colocados ao Grupo de Pesquisa TASS. Devemos reconhecer que as tecnologias que fazem a mediação específica neste momento histórico, por um lado permitem a convivência e fortalecimento dos grupos de pesquisa e por outro reafirmam os limites e possibilidades de outras formas de aprendizagens. Neste sentido o pensamento de Vygotsky remete a mediação de instrumentos, artefatos, ferramentas e signos na realização das atividades humanas como comportamentos históricos e culturais.
A teoria histórico cultural reflete a ideia de que o desenvolvimento do indivíduo está diretamente ligado às interações entre o homem e a sociedade, cultura e sua história de vida, fator que inclui as situações de aprendizagem, as oportunidades e as várias influências externas ao indivíduo.
A conferência será realizada em 16, 17 e 18 de novembro de 2022, data em que se comemora o nascimento de Vygotsky este autor de relevada importância em diferentes disciplinas do saber traz ao campo CTS uma grande contribuição nos estudos e pesquisas que envolvem a subjetividade como definição ontológica.