ICAE Brasil Art Law

ICAE Brasil Art Law

presencial Museu de Arte Moderna de São Paulo - São Paulo - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Internacional Conference Artwork Expertise & Art Law

O ICAE é um evento internacional único. Ele lhe permitirá conhecer o ciclo de vida de uma obra de arte. Desde o seu registro, identificação, comercialização e utilização como ativo financeiro. Você vai apreender a interação entre distintos profissionais e especialistas de todas as áreas evolvidas no grande mercado da arte.  Procurando alcançar a inovação através da influência mútua. Uma experiência única que você não pode perder!

Não pode assistir pessoalmente? PARTICIPE DO III ICAE ONLINE E AO VIVO DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO!!! ??????

A pedido de todos, transformamos nosso congresso presencial em uma experiência híbrida para que ninguém o perca!!!
INSCREVA-SE AGORA desde www.icaebrasil.com.br e acesse ao vivo o evento presencial em São Paulo, que conta com 20 palestrantes, internacionais e nacionais, debatendo sobre autenticação, direito e mercado de arte. Além de poder acessar todo o conteúdo gravado!


Domingo 5 de novembro 2023. Museu de Arte Moderna São Paulo.

08:00 h Credenciamento
08:30 h Welcome Coffee
09:00 h Abertura

09:00 h Abertura: A abertura do evento contará com Cauê Alves, curador chefe do MAM/SP, que comentará sobre os processos de pesquisas interdisciplinares realizadas no Museu; com a diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Daniela Matera Lins, que representará o IBRAM, abordando a respeito das atividades praticadas pelo IBRAM e os seus museus na proteção do patrimônio cultural a fim de incentivar o desenvolvimento de pesquisas institucionais.

 

10:00 h Painel Art Authentication: Na primeira parte desse painel serão abordadas questões relacionadas à prova pericial e o impacto da pesquisa na valorização das obras de arte. Mediada pela pesquisadora Vanessa Bortulucce, relacionando a perícia com os estudos históricos e historiográficos. Serão 3 os palestrantes: Gustavo Perino, da Givoa - Brasil, que comentará sobre a devida diligência internacional em matéria de perícia de arte; Alejandra Leyba, da Givoa Argentina, que apresentará o trabalho interdisciplinar na perícia grafotécnica, bem como a importância da prova técnica e científica na resolução de conflitos que envolvem obras de arte e documentos na perícia judiciária; Luciano Delgado Tercero, da Universidade de Nebrija, Espanha, que palestrará sobre as boas práticas realizadas na Europa com instituições públicas e privadas para a correta identificação dos bens culturais, quem também é autor do livro "El Peritaje de Arte", da editora Tirant le Blanch.

 

Na segunda parte do painel, o diretor do Instituto de Autenticação e Avaliação de Obras de Arte do Brasil (i3A), o perito José Roberto Roque, mediará a mesa e comentará sobre a atuação do instituto no país e sobre as normas técnicas pericial. O cientista Marcelo Redigolo, do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN), tratará sobre o trabalho realizado no instituto e os pesquisadores independentes. Paulo Rocha, da Essencis Technologies - Representantes da Bruker no Brasil -, apresentará ferramentas tecnológicas utilizadas para a identificação de arte.

Temas voltados à tecnologia aplicada para análises de obras de arte, demonstrando as limitações de cada profissão no contexto da perícia.

 

12:15 h Pausa para almoço


13:45 h Painel Art Law: Este painel se iniciará com um vídeo de 10 minutos de Sunna Altnoder, da UNESCO, sobre "O trabalho de combate ao tráfico ilícito de bens culturais e como a diversidade de conhecimentos e perspectivas e a cooperação intersetorial e internacional podem contribuir para um mercado internacional de arte livre de riscos". em seguida, Anauene Dias Soares, da Anauene Art Law, Brasil, abordará a due dilligence na correlação entre proteção de bens culturais e o mercado de obras de arte internacional. Além de ser autora do livro "Direito Internacional do Patrimônio Cultural: o tráfico ilícito de bens culturais", lançando a 2ª edição da versão portuguesa pela Editora Letramento e a 1ª edição em inglês pela Editora Tirant le Blanch.  José Miguel Puccinelli, do Beccar Varela, Argentina, se atentará a casos concretos argentinos sobre provenance e o marchandismo.  Nichollas Alem, da BSA, trará uma abordagem acerca de contratos envolvendo obras de arte. Por fim, o painel se encerrará com um vídeo de 10 minutos da Embaixadora Paula Alvez de Souza, Delegada da Delegação Permanente Brasileira na UNESCO, a respeito da atuação do Brasil no que tange a aplicação da Due Diligence junto à UNESCO, e como a diversidade de conhecimentos e perspectivas, a cooperação intersetorial e internacional podem contribuir para um mercado internacional de arte livre de riscos.


15:15 h Coffee break


15:45 h Painel Art Market: O painel do Mercado da Arte fora dividido em dois momentos.

Primeiro, moderado por Nei Vargas, da Universidade Santa Úrsula, que abordará sobre as possibilidades de atuação de diversos serviços no colecionismo. Junto com Thaís Franco, da Kura Arte, responsável de gestão de coleções; com Arthur Farache, CEO da Hurst Capital, trará os resultados de investimento em arte, realizados no mercado brasileiro; e com Leonardo Wengrover, CEO da W. Advisor, apresentando os serviços da empresa e os desafios na gestão de obras de arte dos seus clientes.

Posteriormente, Alex Tso, fundador da Diáspora, discorrerá sobre a pertinência de sua galeria como um novo espaço de discussão e cultura das comunidades negras, indígenas e asiáticas entre outras.

Por fim, o último painel terá representantes das associações de galerias mais importantes do Brasil: ABACT e AGAB. Tamara Perlman, diretora de novos negócios da SP-Arte, mediará a mesa composta por Ulisses Cohn, da AGAB, que apresentará as ações da instituição para consolidar negócios do mercado secundário e mecanismos de controle de qualidade e documentações das obras; e Victoria Zuffo, presidente da ABACT, discorrerá sobre ações da associação voltadas para a profissionalização do mercado primário, bem como sua relação com artistas, marchands e gestores de coleções.

18:30 h EncerramentoAnauene Dias Soares, da Anauene Art Law - Brasil, e Gustavo Perino, da Givoa - Brasil.

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Aviso legal

Ao ICAE é concedido a título gratuito, para utilização da imagem/voz/conteúdo durante o evento em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, em destaque, das seguintes formas: (I) home page; (II) cartazes; (III) Redes Sociais (IV); divulgação em geral, nos termos da Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Por esta ser a expressão de vontade dos participantes, se autoriza os usos acima descritos sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro.  Nos termos da Lei nº 13.709/2018 (LGPD –Lei Geral de Proteção de Dados), do artigo 7º, inciso I, sem a necessidade de qualquer outra autorização e/ou aviso prévio.

Nos termos e condições legais, a programação do III ICAE pode sofrer alterações na composição das mesas, conforme disponibilidade dos palestrantes e conveniência do evento.

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}