Seja bem-vindo à Escola de Verão 2020 do PPGCI IBICT UFRJ.
Abaixo você encontrará os 7 cursos oferecidos nessa temporada. Os cursos ocorrerão entre os dias 02 e 06 de março na modalidade presencial, nas dependências do Programa, Rua Lauro Muller, 455, 4o andar, Botafogo, Rio de Janeir - CEP 222290-160).
Todos os cursos são gratuitos e as vagas são limitadas.
O período de inscrição é de 11 a 17 de fevereiro de 2020.
Por favor, só se inscreva se você tiver certeza que irá participar. Como o número de vagas é limitado, você poderá tirar a vaga de outra pessoa caso não compareça.
Caso o curso que você deseja já esteja lotado, solicite cadastro de reserva através do email coordenacaoppgci@eco.ufrj.br
Atenção: após se inscrever no evento, você deverá se inscrever em cada curso individualmente.
Ecologia, Política e Informação: Algumas Conexões
Docentes: Liz-Rejane Issberner (IBICT - PPGCI IBICT UFRJ), Philippe Léna (Institut de Recherche pour le Développement – França) e Patrícia Prado (Universidade de York – Reino Unido)
Dias 02 e 03/03 das 13:00 às 16:00
Enfrentamos hoje uma crise ecológica sem precedentes, que justifica a crescente adoção do termo Antropoceno para designar uma nova era geológica em que as ações humanas provocam mudanças drásticas no sistema Terra. Tal noção tem o mérito de franquear a entrada das ciências sociais e humanas nos temas ambientais (e vice versa), conferindo a elas a responsabilidade de fornecer explicações sobre como as sociedades industriais engendraram as mudanças ambientais globais e ainda sobre como os impactos dessas mudanças afetam as sociedades. As Ciências, inclusive a Ciência da Informação, são chamadas a desenvolver e encampar novos conhecimentos. A contribuição da Ciência da Informação na questão ecológica está em fase de construção e, nesse sentido, esse curso pretende introduzir algumas questões que apontam na direção do enfrentamento do desafio que não é apenas ambiental, econômico ou político, mas civilizacional como nos propõe Edgar Morin. O curso tem por objetivo examinar as dinâmicas, tanto teóricas quanto práticas relacionadas à produção de ignorância e desinformação, os novos sistemas de informação globais para o consumo consciente entre outros temas socioambientais, visando fornecer um panorama de temas relevantes a serem desenvolvidos no âmbito da Ciência da Informação.
Teorias críticas nos estudos informacionais
Docente: Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG)
De 2a a 6a das 9:00 às 12:00
Identificação da presença de perspectivas críticas nos estudos realizados no âmbito da ciência da informação. Identificação das correntes teóricas, paradigmas e perspectivas contemporâneas da ciência da informação e localização das dimensões, conceitos e questões desde uma perspectiva crítica neste universo. Perspectivas criticas na arquivologia, na biblioteconomia e na museologia em diálogo com as questões informacionais. Desafios contemporâneos no campo informacional (pós-verdade, big data, desintermediação, memória, diversidade) problematizados desde uma epistemologia crítica.
Análise automática de documentos em ciências sociais, da saúde e humanidades: progressos e ferramentas
Docente: Alexandre Hannud Abdo
De 03 a 05/03 das 10:00 às 13:00
Serão apresentados avanços em classificação e descrição automáticas e visualização interativa de grandes volumes de documentos textuais com dimensões de metadados, com aplicações em ciências sociais, da saúde e humanidades.
Um caso em foco serão os resumos da conferência anual da ASCO (American Society for Clinical Oncology) de 1995 à 2017. Será explicada uma nova abordagem para inferir, a partir do texto dos resumos, domínios e tópicos de pesquisa - respectivamente conjuntos de documentos e de termos - estruturados hierarquicamente. Em seguida, a partir dessa classificação e dos metadados, inferir períodos com dominância de diferentes domínios, e grupos de instituições com diferentes papéis no progresso do campo. A cada etapa, mapas interativos são produzidos para estudo detalhado dos resultados e seu uso em pesquisas quali-quantitativas.
As ferramentas para aplicar essa abordagem, além de disponibilizadas como software livre, encontram-se integradas a Cortext, uma infraestrutura europeia de pesquisa em estudos da ciência e inovação. Os participantes do curso se familiarizarão com o uso da plataforma e seus diversos recursos para análise de coleções de documentos, com a possibilidade de analisar seus próprios dados durante o curso.
A oficina é promovida conjuntamente pelo Liinc e o Larhud.
O que é um Cartão de Crédito: Crédito, Moeda e Algoritmos
Docente: Giuseppe Cocco.
Dias 03 e 04 das 13:00 às 16:00
No final desse ano de 2019, todo possuidor de um CPF brasileiro recebeu um e-mail lhe anunciando que está sendo cadastrado nas bases de dados do Cadastro Positivo com base na nova legislação. No início do ano, uma empresa formada pelos maiores bancos públicos e privados brasileiros (chamada Quod) anunciava seu projeto empresarial ligado ao Cadastro Positivo de inclusão de dezenas de milhões de brasileiros para o desenvolvimento do crédito no Brasil. Na página de propaganda paga nos principais jornais do Brasil, a Quod anunciava também a parceria com uma startup brasileira (Fullface) que desenvolveu um algoritmo de reconhecimento facial que permitirá a todo o mundo de ter um CFP-facial numa prática do crédito que cruzará os dados oriundos de diversos bancos de dados, inclusive as redes sociais . Temos então 3 elementos de reflexão: o papel das tecnologias (os smartphones), o papel de crédito e enfim aquele dos algoritmos que articulam essas duas dimensões.
A proposta do curso é de introduzir esses temas com base na literatura mais recente, de maneira acessível e ao mesmo tempo dando pistas de trabalho sobre os desdobramentos futuros.
Visualização de dados governamentais e a atuação do profissional da informação
Docentes: Tiago Braga (IBICT) e Hesley Py (PPGCI IBICT UFRJ)
Dias 3 e 4 das 16:30 às 19:00
Demanda global abertura dos dados; dados abertos governamentais; Open Government Partnership (OGP); atuação do Brasil na OGP; Global Open Data Index; os países e a abertura de dados; relação entre abertura de dados governamentais e transparência; iniciativas brasileiras: LAI, INDA, INDE; grandes produtores de dados públicos; a apropriação dos dados pela população; iniciativas para fomentar a apropriação de dados: Brasil.io, dados.gov, etc; o papel da Visualização de dados; proposta do IBICT para visualização de dados, apresentação do Visão; o papel do profissional da informação na abertura e apropriação de dados governamentais.
Repositórios Digitais Confiáveis: desafios e estratégias de implantação - estudo de caso do TJDFT
Docentes: Tiago Emmanuel Nunes Braga (IBICT), Tatiana Canelhas Pignataro (IBICT), Luiz Fernando (TJDFT) e Cristiano Rezende Alvares (TJDFT)
Dias 5 e 6 das 16:30 às 19:30
O curso tem como foco a troca de experiências obtidas durante a exeução do projeto, que consistiu no desenvolvimento e implementação de metodologia para automatização do processo de implantação da cadeia de custódia plena entre os ambientes de gestão (DJe/PJe), preservação (Archivematica) e acesso (AtoM) do TJDFT, com a construção de um modelo de barramento. Durante o curso serão apresentados conceitos relativos ao processo de preservação digital, cadeia de custódia, fundamentação legal, modelo de sistematização do barramento, metadados de gestão e descrição, principais microserviços do Archivematica, disseminação de pacoes no AtoM e desafios atuais no processo de preservação digital em sistemas de gestão documental.
Economia Política da Informação aplicada à Internet
Docentes: Marcos Dantas e Tiago Tadeu
Dias 5 e 6 das 13:00 às 16:00
O curso propõe-se a abordar as plataformas da internet como investimento capitalista visando extrair valor dos dados pessoais que elas capturam devido às atividades lúdicas ou profissionais de seus milhões ou bilhões de usuários. Empregando categorias e conceitos da
Economia Política marxiana, exporá o debate teórico atualmente em curso sobre a relação entre essas atividades e as categorias de trabalho e valor, bem como o papel dessas plataformas na produção de desinformação política e vigilância social.