I Workshop em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias

I Workshop em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias

presencial UFABC - Universidade Federal do ABC - Santo André - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

I – Contexto do Evento
I Workshop em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias é parte do encerramento do curso de Inovação na Educação Mediada por Tecnologias. Esse curso teve como objetivo geral oferecer sólida formação conceitual em educação, articulada com as teorias pedagógicas e computacionais adequadas ao projeto, uso e avaliação das tecnologias na educação. Essas teorias devem contemplar as necessidades advindas do trabalho cotidiano dos(as) professores(as) e profissionais da educação, valorizando assim esses profissionais de forma a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos pelo seu exercício profissional. O curso foi ofertado na modalidade a distância no período máximo de 24 meses.

II – Objetivo do Evento
  • Mostrar para a comunidade interna e externa à UFABC os resultados dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias.
  • Promover espaço de discussão sobre os trabalhos apresentados .
  • Promover discussão entre professores, tutores sobre as lições aprendidas no oferecimento do curso.

III – Público-Alvo

O evento será aberto ao público externo e interno da UFABC, porém somente estudantes do curso de Inovação na Educação Mediada por tecnologias poderão submeter trabalhos.

O público-alvo do evento são professores(as) da educação básica e profissionais da educação que desejam:
  • Conhecer o projeto de desenvolvimento, uso e avaliação das tecnologias na educação.
  • Atualizar e aprimorar seus conhecimentos conceituais e instrumentais acerca das tecnologias na educação.
  • Conhecer e aplicar a tecnologia como instrumento que agrega valor à aprendizagem.
  • Conhecer como Incorporar o pensamento computacional no ensino de disciplinas
  • Conhecer possibilidades de trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

IV – Data e Local do Evento
O evento será realizado no dia 05 de novembro, das 9:00 até 16:000 na Universidade Federal do ABC, Bloco A, Piso vermelhor (Térreo).
A Abertura será realizada no Auditório A111-0. 

Haverá transporte gratuítdo saindo dos **polos para os estudantes. 


V – Inscrição do público interno e externo a UFABC
O evento é gratuito, mas a inscrição é necessária para obtenção de certificados. Utilize o campo de inscrições abaixo para se inscrever no evento. 
A inscrição deverá ser realizada até dia 02 de outubro de 2022. TODOS que participarão do evento deverão se inscrever, inclusive os autores dos trabalhos. 

VI – Submissão de trabalhos para estudantes do curso

Somente estudantes do curso poderão submeter trabalho.
As submissões devem ser realizadas, exclusivamente, pelo Moodle, utilizando o campo de submissões abaixo. As submissões devem ser efetuadas até 02 de outubro de 2022, seguindo o cronograma disponível no item IX. A inscrição será realizada em uma única etapa, na qual devem ser informado(s) autor(es), título, instituição acadêmica e/ou de pesquisa, resumo estendido do trabalho
Deve ser enviado um resumo estendido que fará parte do Anais do Evento. O texto deve ser enviado em PDF, seguindo o Modelo para Publicação de Artigos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) O artigo deve conter exatamente 5 (cinco) páginas (excluindo as referências) e deve constar os seguintes tópicos: (i) Resumo (ii) Problema pedagógico que o trabalho procura solucionar; (iii) Contexto educacional a que o trabalho se destina (Ex: público alvo com idade e nível de escolaridade, área de conhecimento, disciplinas a que se destina, conteúdo conceitual, procedimental e/ou social abordado, etc); (iv) Abordagem pedagógica que o trabalho se baseia (construtivista, humanista, etc); (v)Inovação que o trabalho apresenta (vi) Impacto no processo educacional que o projeto alcançou ou deseja alcançar (vii) Considerações finais: conclusões e outras informações que os autores acham pertinente colocar e (ix) Agradecimentos: Os alunos devem incluir uma seção de agradecimento com dizeres: Este trabalho foi financiado pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES).

VII – Apresentação dos trabalhos no dia do evento
Os trabalhos inscritos e aceitos deverão ser apresentados em forma de POSTER pelos estudantes em um espaço de visitação que será disponibilizado pela coordenação do evento. Neste ambiente, os estudantes receberão visitas de dos avaliadores que irão selecionar os trabalhos aptos a serem publicados em um livro.  
Durante a exposição sugere-se que as equipes destaque as principais características do trabalho. O cursista será responsável pela produção do poster. Verifique as instruções para o POSTER e a Formatação.

VIII – Infraestrutura do evento
Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de pôster.  Os custos do poster devem ser arcados pelos autores. A organização oferecerá o espaço e o local para clocar o poster. 

IX – Datas importantes

Data limite para submissão de trabalhos (somente estudantes)
09/10/2022
Data limite para inscrições (para todos)09/10/2022
Confirmação de aceite dos trabalhos (somente estudantes)17/10/2022
Data do Evento (somente estudantes)05/11/2022

X – Segurança Sanitária

Ainda em razão da pandemia, lembramos que a utilização dos auditórios e permanência nos câmpus da UFABC exige que sejam seguidos os cuidados de segurança sanitária da universidade, podendo ser solicitados procedimentos extras, como apresentação de comprovantes de esquema vacinal completo, cadastro prévio de participantes e testagem. O Uso de máscara dentro no evento é obrigatório.

XI – Contato

Dúvidas sobre o evento deverão ser enviadas para: inovaeducacao@ufabc.edu.br

XI – Coordenação Geral

Juliana Braga - UFABC
Lavínia Mitiko - UFABC

XII – Comitê de programa
Em breve.



Programação

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Calendar

Trabalhos Aprovados

ENSINO VIRTUAL NOS ANOS INICIAIS: UMA ADAPTAÇÃO ESSENCIAL DURANTE A PANDEMIA PARA ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (Aline Acosta Munhoz)

EXPLORANDO POSSIBILIDADES NO STELLARIUM PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Evonir Albrecht)

PROPOSTA DE USO DA FERRAMENTA DIGITAL PODCAST NO ENSINO SUPERIOR BASEADA NAS TEORIAS DE PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT (Eduardo Alessandro Soares)

EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA PRÉ-ESCOLA (Joceli Alves de Souza Alcântara)

CULTURA MAKER: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO (Marcos Antonio de Carvalho Guedes)

A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Rosangela Aparecida dos Reis Machado)

EDUCAÇÃO INOVADORA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS (Ines Aparecida Santos)

ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (Isaac Aparecido de Oliveira)

A UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL (Eduardo Augusto Carreiro)

CULTURA DIGITAL E ARTE/EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE ARTE INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (Gabrielly Bellotti Ciurcio)

A PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Luiz Fernando Cardoso)

BIOTECNOLOGIA E DNA: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO TÁTIL (Andrea Cecilia Dorion Rodas)

SISTEMA TUTOR INTELIGENTE COMO ALTERNATIVA AO NOVO SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA (SGP): FORMAÇÃO DOCENTE E A MEDIAÇÃO DA INTENCIONALIDADE AVALIATIVA CONSIDERANDO A PEDAGOGIA DE PROJETOS  (Camila Cesar Rezende)

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Ivan Corrêa)

USO DA MODELAGEM 3D NO CONTEXT DAS APRENDIZAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Patricia Cosmos Da Silva)

JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM TEA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS. (Carla Cristina Ferrari Correa)

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E GAMIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA (Isabella Cristina Sena De Oliveira Cipoli)

JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE JOGOS RPG DE MUNDO ABERTO (Enrique da Silva Rodrigues)

VIDEOAULAS E SUAS POTENCIALIDADES (Eliana Da Silva Santos Borges)

RELATO DE USO DE AUTOAVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE PROGRAMAÇÃO EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO (Marcelo Daisuke Yamaki)

A CONTRIBUIÇÃO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR (Francisco Damião Bezerra)

AVALIAÇÃO FREQUENTE: PROPORCIONANDO ENGAJAMENTO PELA GAMIFICAÇÃO DE AVALIAÇÃO COM USO DE PLICKERS (Carmen de Campos Garcia)

USO DE TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 (Luciane de Sousa Lopes Araujo)

AS AVENTURAS DE SEA: JOGO EDUCACIONAL DIGITAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS (Jefferson dos Santos Silva)

ENSINO HÍBRIDO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO MÉDIO (Ester Ferreira)

MINHA ESCOLA SEM PAPEL: ARMAZENAMENTO E SINCRONIZAÇÃO DE ARQUIVOS EM NUVEM. - TATHIANE FERREIRA HERNANDES (Tathiane Ferreira Hernandes)

PENSAMENTO CRIATIVO: PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS PARA ENSINAR ARDUINO (Marcelo Florencio)

MOVIMENTO MAKER NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DO IMPACTO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE UTILIZAM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL NO COTIDIANO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Davidson Gogora de Paulo)

O USO DE JOGOS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO (Paulo Henrique Cardoso dos Santos)

UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE PESQUISA EM AÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE CENÁRIOS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE IMPACTOS NA NATUREZA NO AMBIENTE ESCOLAR (Adailson Henrique Domingues)

USO DE CORRETORES AUTOMÁTICOS DE TEXTO NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL (Pedro Henrique Pereira)

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO JOGO DE TABULEIRO DIXIT NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Ana Júlia Baldi)

METAVERSO E EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICAS NO ENSINOAPRENDIZAGEM POR MEIO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS (Juliana Lins)

APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS INDÍGENAS DO ALTO XINGU: PROPOSTA DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DIGITAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS (Gisele Marostica Gianello)

RECURSOS TECNOLÓGICOS: AGENTES DO PROTAGONISMO NA APRENDIZAGEM MODERNA NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL (Joyce Meyre Gonçalves Silva Henriques)

O USO DE APLICATIVOS DE VÍDEOS CURTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM (Elton Moura de Sousa)

ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS (Jose Ocimar Alves de Freitas)

INSTRUMENTO PARA ANÁLISE DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL RELACIONADA À EDUCAÇÃO SEXUAL (Mirian Pacheco Silva Albrecht)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM MOVIMENTO (Caroline Patricia Gozza Borges)

SALA DE AULA REMOTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 (Maely Pereira da Silva Dias)

TICS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: USO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO MÓVEL E CHROMEBOOKS COMO FERRAMENTAS INOVADORAS NO ENSINO DO FUNDAMENTAL I (1° AO 5° ANO) DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BERTIOGA-SP. (Seilyn Portela Luzeti De Oliveira)

A INTERDISCIPLINARIDADE: CAMINHO PARA A INOVAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA POR MEIO DE PODCASTS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (Vinicius Rodolfo de Freitas Silva)

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO IMPULSIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19 (Thalita Romano Balint)

A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO MEDIAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: REVISÃO SISTEMÁTICA (Marisa Soares)

EXPERIMENTAÇÃO EM SIMULADORES, REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS (Rodrigo Stopa Pinto)

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ERA DIGITAL (Jucélio Teodoro do Nascimento)

UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE PESQUISA PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE RELACIONADO COM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. (Tauane Vaccas)

SENSORIAMENTO REMOTO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL DIACRÔNICO DA PAISAGEM (Vagner Zamboni Berto)

Local do Evento

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