I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Explorando perspectivas interdisciplinares no ensino de Ciências e Matemática
O EVENTO
O evento propõe fomentar um ambiente de reflexão,
diálogo e aprendizado acerca da integração e interconexão das pesquisas em
Ensino de Ciências e Matemática nas Pós-graduações em nível nacional. Busca-se
promover a inovação no ensino fundamentado em bases científicas e tecnológicas,
ancorado na interdisciplinaridade. No I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática, professores e pesquisadores interessados em aprimorar
sua formação acadêmica e contribuir para a consolidação de Programas de
Pós-Graduação na área encontrarão um espaço propício para integração e
colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa.
O evento visa fortalecer parcerias acadêmicas,
estimulando a criação de ideias e projetos colaborativos, além de facilitar o
intercâmbio acadêmico científico entre pós-graduandos de diferentes
instituições brasileiras. Além de beneficiar os programas de Pós-Graduação
envolvidos, o evento apresenta um potencial enriquecedor para toda a comunidade
acadêmica, destacando-se por suas temáticas contemporâneas e a participação de
profissionais qualificados.
Os convidados para compor a programação do evento
são especialistas em suas áreas, visando atender amplamente às necessidades do
público participante. As atividades do evento, como palestras e mesas-redondas,
serão acessíveis a todos, contando com intérpretes de Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS). A primeira edição do I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática tem como objetivo contribuir de maneira significativa
para a formação inicial e continuada de estudantes e profissionais do ensino de
Ciências e Matemática. Isso será realizado por meio de atividades formativas
que incorporam novas metodologias, teorias de ensino e recursos tecnológicos,
com ênfase na interdisciplinaridade.
Palestrantes
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva - RENOEN/ENCIMA/UFC
Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos - RENOEN/ENCIMA/UFC
Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida - RENOEN/ENCIMA/UFC
Profa. Dra. Erika Freitas Mota - RENOEN/ENCIMA/UFC
Ms. Ana Paula Albuquerque de Sousa - Doutoranda RENOEN-UFC
Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos - UFC
Profa. Dra. Ilse Albegg - UFSM
Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva - UFAL
Prof. Dr. João Sebastião – ISCTE- IUL
Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida – UEPB
Profa. Dra. Luciana de Lima - UFC
Prof. Dr. Maurício Cândido da Silva - USP
Profa. Dra. Mônica Lopes Folena Araújo - UFRPE
Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da
Cunha - UFC
Atividades
{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Minicursos
Minicurso 1- REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA
ABORDAGEM FEDATHIANA
Ministrantes: Fredson Rodrigues Soares, Paulo Vitor da Silva Santiago, Carlos Renêe Martins Maciel e Francisco Cleuton de Araújo - Doutorandos RENOEN - Polo: UFC.
Conteúdo: Explorar as
potencialidades da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta pedagógica em sala
de aula, focalizando sua aplicação no ensino de sólidos geométricos. A
abordagem metodológica adotada baseia-se na Sequência Fedathi, buscando com
isso oferecer uma perspectiva inovadora para o ensino-aprendizagem.
Minicurso 2-USO DE APP PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
Ministrante: Prof. Ms. Antonio de Lisboa Coutinho Júnior -Doutorando RENOEN - Polo: IFCE.
Conteúdo: Apresentar, de
maneira prática, o manuseio e a instrumentalização de experimentações em
Física, Química, Biologia e Matemática, tendo como referência as competências
da BNCC. Assim como, abordar estratégias de condução didática e laboral,
através do uso de aplicativos para dispositivos móveis, em aulas de Ciências da
Natureza.
Minicurso 3-FRAÇÃO - DESCONSTRUIR DIFICULDADES E CONSTRUIR APRENDIZAGENS
Ministrante:Giovanni Teixeira de Souza - Mestrando ENCIMA – UFC
Conteúdo: Apresentar uma
proposta do ensino de fração, ao construir uma Sequência Didática utilizando
como base os pressupostos teóricos do Construcionismo e Tecnodocência, a partir
do desenvolvimento de MADEs, com a base tecnológica digital da plataforma Wordwall.
Minicurso 4-REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL)
Ministrante:Prof. Dr. Adriano S. Machado - Egresso RENOEN / ENCIMA – UFC
Conteúdo: Definir, explicar, exemplificar e realizar procedimentos práticos in loco com cursistas sobre a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) destacando sua relevância para a garimpagem de dados.