I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

presencial CEI - Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, Campus do Pici, Bloco 334, Universidade Federal do Ceará - UFC - Fortaleza - Ceará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Explorando perspectivas interdisciplinares no ensino de Ciências e Matemática

O EVENTO

O evento propõe fomentar um ambiente de reflexão, diálogo e aprendizado acerca da integração e interconexão das pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática nas Pós-graduações em nível nacional. Busca-se promover a inovação no ensino fundamentado em bases científicas e tecnológicas, ancorado na interdisciplinaridade. No I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, professores e pesquisadores interessados em aprimorar sua formação acadêmica e contribuir para a consolidação de Programas de Pós-Graduação na área encontrarão um espaço propício para integração e colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa.

O evento visa fortalecer parcerias acadêmicas, estimulando a criação de ideias e projetos colaborativos, além de facilitar o intercâmbio acadêmico científico entre pós-graduandos de diferentes instituições brasileiras. Além de beneficiar os programas de Pós-Graduação envolvidos, o evento apresenta um potencial enriquecedor para toda a comunidade acadêmica, destacando-se por suas temáticas contemporâneas e a participação de profissionais qualificados.

Os convidados para compor a programação do evento são especialistas em suas áreas, visando atender amplamente às necessidades do público participante. As atividades do evento, como palestras e mesas-redondas, serão acessíveis a todos, contando com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A primeira edição do I Workshop da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática tem como objetivo contribuir de maneira significativa para a formação inicial e continuada de estudantes e profissionais do ensino de Ciências e Matemática. Isso será realizado por meio de atividades formativas que incorporam novas metodologias, teorias de ensino e recursos tecnológicos, com ênfase na interdisciplinaridade. Todos os trabalhos aprovados e apresentados, serão publicados nos Anais do evento.

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora

Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva - RENOEN/ENCIMA/UFC

Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos - RENOEN/ENCIMA/UFC

Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida - RENOEN/ENCIMA/UFC

Profa. Dra. Erika Freitas Mota - RENOEN/ENCIMA/UFC

Ms. Ana Paula Albuquerque de Sousa - Doutoranda RENOEN-UFC

Ms. Bruna Brito Santos - Doutoranda RENOEN-UFC

Lic.ª Marcília Cavalcante Viana - Mestranda ENCIMA-UFC

Dra. Natália da Rocha Pires - Doutoranda RENOEN-UFC

Ms. Soraia Gadelha Carolino - Doutoranda ISCTE-RENOEN-UFC 

Comitê Científico

Profa. Dra. Adriana Marques de Oliveira- UFGD

Profa. Dra. Caroline Goes Sampaio – IFCE

Prof. Dr. Cícero Magérbio Gomes Torres - URCA

Prof. Dr.Daniel Brandão Menezes – UECE

Profa. Dra. Diva Maria Borges Nojosa - UFC

Prof. Dr. Edson José Wartha - UFS

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins - UNILAB

Prof. Dr. Francisco Herbert  Lima Vasconcelos - UFC

Profa. Dra. Ilse Albegg - UFSM

Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva - UFAL

Prof. Dr. João Sebastião – ISCTE- IUL 

Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida – UEPB

Profa. Dra. Luciana de Lima - UFC

Prof. Dr. Maurício Cândido da Silva - USP

Profa. Dra. Mônica Lopes Folena Araújo - UFRPE

Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha - UFC

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Minicursos

Minicurso 1- REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM FEDATHIANA

Ministrantes: Fredson Rodrigues Soares, Paulo Vitor da Silva Santiago, Carlos Renêe Martins Maciel e Francisco Cleuton de Araújo - Doutorandos RENOEN - Polo: UFC.

Conteúdo: Explorar as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta pedagógica em sala de aula, focalizando sua aplicação no ensino de sólidos geométricos. A abordagem metodológica adotada baseia-se na Sequência Fedathi, buscando com isso oferecer uma perspectiva inovadora para o ensino-aprendizagem. 


Minicurso 2- USO DE APP PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS 

Ministrante: Prof. Ms. Antonio de Lisboa Coutinho Júnior -Doutorando RENOEN - Polo: IFCE.

Conteúdo: Apresentar, de maneira prática, o manuseio e a instrumentalização de experimentações em Física, Química, Biologia e Matemática, tendo como referência as competências da BNCC. Assim como, abordar estratégias de condução didática e laboral, através do uso de aplicativos para dispositivos móveis, em aulas de Ciências da Natureza.


Minicurso 3- DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS (MADES) COM A PLATAFORMA WORDWALL

Ministrante:Giovanni Teixeira de Souza - Mestrando ENCIMA – UFC 

Conteúdo: Apresentar uma proposta do ensino de fração, ao construir uma Sequência Didática utilizando como base os pressupostos teóricos do Construcionismo e Tecnodocência, a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs), com a base tecnológica digital da plataforma Wordwall.


Minicurso 4- REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) COM APLICAÇÃO EM PESQUISAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Ministrante:Prof. Dr. Adriano S. Machado - Egresso RENOEN / ENCIMA – UFC 

Conteúdo: Definir, explicar, exemplificar e realizar procedimentos práticos in loco com cursistas sobre a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) destacando sua relevância para a garimpagem de dados na aplicação de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões na modalidade de Resumo expandido (máximo de 8 e mínimo de 5 páginas)

As submissões estão abertas de 10 de março de 2024 a 31 de maio de 2024. Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do evento (virtual).

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

MOSTRA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS

28 de junho de 2024 ; 9:40h – 11:10h

Coordenador: Profa Erika Freitas Mota



A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FACILITADORA DO ENSINO DE TERMODINÂMICA
Emanuele Lima Sampaio 
Silvany Bastos
AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco Thiago da Silva 
Maria José Costa 
AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS NO ZOOLÓGICO: UMA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Maria Silvelena Gomes de Lima 
Diva Maria Borges Nojosa
ATIVIDADES PRÁTICAS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS: OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andréia Viana Ribeiro 
Raquel Crosara Maia Leite
CARTILHA DE GEOCIÊNCIAS
Fabíola Pinheiro Paiva 
Daniel Cassiano Lima
CIÊNCIAS E CINEMA: A PRÁTICA DOCENTE DIALOGANDO COM FILMES DE ANIMAÇÃO
Francisco Ecio da Silva 
Raphael Alves Feitosa
ESTRATÉGIAS DE ENSINO SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL
Magno Ferreira de Melo Júnior 
Gisele Simone Lopes
LETRAMENTO MATEMÁTICO À LUZ DA BNCC E SEQUÊNCIA FEDATHI
Marcília  Viana
Maria José Costa
MANUAL DE PAISAGISMO SUSTENTÁVEL  
Tibério Sávio Forte Diogo
Raphael Alves Feitosa
SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR 
Carlos Henrique  Silva 
Erika Freitas Mota
POTENCIALIZANDO O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA 
 Diego Jecy Marques Alves da Costa 
Carlos Alberto Santos de Almeida
TRABALHANDO A TEMÁTICA PLÁSTICOS E A ARGUMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Margarida Teixeira de Castro 
Pablyanna Leila Cunha
USO DO JOGO PIQUENIQUE, PARA A APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Mário Cabral de Sousa Filho 
Isaías Batista de Lima
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Rafaela dos Santos Sobrinho 

Erika Freitas Mota





Local do Evento: CEI - Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, Campus do Pici, Bloco 334 - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE

Programação


SUGESTÃO DE RESTAURANTES PRÓXIMOS AO CEI


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}