O I Simpósio Piauiense de Teoria Histórico Cultural tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da Teoria Histórico Cultural para pensarmos como a arte e a educação podem ser mobilizadas para promover o desenvolvimento humano num momento histórico de retrocessos das políticas públicas e de ataques as conquistas republicanas e democráticas conquistadas no país pós ditadura militar.
Um diálogo inter e multidisciplinar que visa ampliar o debate dentro e fora da universidade sobre a importância que a educação escolar e o conhecimento artístico desempenham enquanto possibilidades humanas de construção de um mundo mais justo, solidário e inclusivo.
O Simpósio é promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - GEPPEDH do CNPQ - UFPI e pelo Laboratório de Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - LAPEDH - da Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
O evento contará com a participação de alunos do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB/UFPI e do Centro de Educação, Ciências e Tecnologias da Região dos Inhamuns - CECITEC da Universidade Estadual do Ceará. Será realizado nos dias 26 de novembro (online) e 01 e 02 de dezembro na sede do Campus.